Cidade das Almas Perdidas – Cassandra Clare
27/08/2014
Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?
Depois de tanto mimimi em Cidade dos Anjos CaÃdos, tivemos um final em clifhanger que me fez pegar no mesmo instante Cidade das Almas Perdidas. Foi exatamente nesse momento em que pensei que tomei a decisão certa em esperar pelos três livros, pois acho que teria ficado sem os dedos se tivesse lido o quarto livro na época do lançamento...
Ao pegar o livro, já tive a melhor de todas as impressões antes mesmo do prólogo e sabia que coisa boa estava por vir quando li:
“Nem um homem escolhe o mal porque é o mal.
Ele apenas o confunde com felicidade, o bem que procura.”
Mary Wollstonecraft
E logo depois do prólogo, a parte um tem uma referencia de Shakespeare e isso me ganha ainda mais – pois adoro os textos dele, principalmente os não tão comentados – e as duas citações logo no inÃcio mais a curiosidade em descobrir como tudo iria se desenrolar me fez devorar o livro muito rápido.
"Amor é um conhecido. Amor é um demônio.
Não há anjo malvado além do amor.”
- William Shakespeare, Trabalhos de amor perdidos
Jace... Jace... Jace... Eu acredito que deve ter alguma espécie de feitiço em mim quando o assunto é Jace. Eu sei que já disse que adoro ele e tal – coisa que não me canso de repetir, me perdoem! – mas mesmo com ele ligado a Sebastian, mesmo sendo mais mal do que bom, ainda assim eu adorei cada página em que ele aparecia. Para mim, ele sempre faz com que o livro valha mais a pena.
Clary me irritou um pouco – mas seria estranho se não me irritasse. Só que dessa vez ela não foi quem mais me irritou, e eu adorei a cena dela lutando ao lado de Jace e Sebastian – algo que deixou no ar que ela realmente pode ser uma caçadora de sombras e ajudar nas lutas. Ah, vale lembrar que as vezes eu sou meio dura com a Clary, mas é que como gosto tanto do Jace penso que ele merece alguém tão perfeita quanto ele.
Sebastian... Sabe aqueles personagens que você ama odiar? Ele é meio assim. Tem alguns momentos em que os vilões te conquistam – sabe quando mesmo que você quer que tudo dê certo para os mocinhos ainda assim não quer que o vilão se dê realmente mal? Ah, não sei explicar, mas eu curti o Sebastian nesse livro – e meio que não consegui torcer tanto contra ele... Eu não tinha entendido muito bem o motivo dele ter voltado, mas gostei de como as coisas foram escritas.
Simon... Ele com certeza é um dos melhores personagens da série – e ainda tenho para mim que ele é o centro de tudo. É notável o crescimento dele durante a série e não tem como não gostar dele. E eu torço por ele e por Izzy.
Alec e Magnus... Não tem como falar dos dois sem spoilers, então vou só dizer que entendo os dois lados. E que nem sempre o amor é o suficiente, ainda mais com inseguranças no meio, mas que tudo pode se acertar – e é o que eu torço.
Eu gostei da divisão em time do bem e time do mal, mesmo que tenha um pouco de bem no mal e um pouco de mal no bem – se é que me entendem... E em minhas andanças pela internet achei duas imagens muito fofas que amei e resolvi compartilhar com vocês. Achei nesse blog aqui.
Eu sei que sou suspeita para falar já que deixei bem claro o quanto amo essa série e o quanto ela nunca vai deixar de ser indicada, mas Cassandra Clare voltou a me animar (e muito!) com a série e de modo geral fiquei bem contente com a leitura de Cidade das Almas Perdidas. O final é bacana, algo entre o fofo que queremos saber como continua mas que ao mesmo tempo não é aquela coisa desesperada de “cadê o próximo livro?” É aquele tipo de final que te faz dar uma respirada para se preparar para a guerra que vem por ai.










