Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur

03/05/2017

'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.


Falar de um livro de poemas é sempre muito complicado para mim. Um dos motivos, é que normalmente a poesia tem essa coisa de ser algo diferente para cada leitor. Mas no caso de Outros jeitos de usar a boca, as palavras de Rupi Kaur me tocaram de um jeito que me encantou e estou dias olhando para a tela e pensando no que escrever nessa resenha. O que eu posso adiantar é que, o livro é incrível, com certeza muito mais incrível do que você pensar que ele é ao terminar de ler essa postagem.

Resumidamente, podemos dizer que Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas, dividido em quatro temas: a dor, o amor, a ruptura e a cura. Em algumas páginas, temos esboços de desenhos, também feitos pela autora, o que deixa o livro com um toque lindo, e uma carga emocional ainda maior se formos analisar os 'rabiscos'.


Rupi Kaur tem um tom feminista e uma poesia intensa, que fala de maneira simples sobre o interior de toda mulher. Tem momentos em que não usa muitas palavra, trazendo poemas curtos que tocam fundo, com muito mais carga emocional do que muitos outros livros que já li. É uma escrita poderosa, forte e muito visceral, que choca e encanta ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Como disse, é um livro difícil de escrever, mas nem um pouco difícil de se encantar e se emocionar.

A Planeta fez um trabalho lindo na diagramação e edição do livro. Ele é menor que o tamanho padrão da editora, o que deixou ele ainda mais delicado. Além disso, tem folhas pretas nas partes de separação (o livro é dividido em 4 partes), algo que quem me conhece sabe que eu adoro. E embora eu não tenha entendido em um primeiro momento a escolha do título, já que no original é Milk and Honey, ao terminar a leitura fiquei com a sensação de que a escolha do título foi perfeita para a edição. O título nacional foi baseado na edição espanhola e faz parte de um dos poemas da autora.


Outros jeitos de usar a boca é um livro que fala de sentimentos, de sobrevivência a momentos amargos da vida e de como encontrar delicadeza nas emoções difíceis. É um livro que fala de amor e também das dores e rupturas que ele provoca. Rupi Kaur toca o leitor usando poemas curtos e com poucos palavras, mas intensos e cheios de significados. É uma leitura incrível que mexe e transforma quem lê, que coloca um nó na garganta ao fazer perceber que não estamos sozinhos em nossa dor, que mais alguém a entende e que existe cura. É a voz que traduz muitos pensamentos e que dá vida a sentimentos que muitas de nós enterramos em nosso íntimo. E essa é apenas uma simples resenha, apenas algumas palavras para um livro que merece muita atenção - e estar na lista de cada leitor. Não é à toa que ele entrou em várias listas de mais vendidos. Vale a pena a leitura, vale a pena se entregar às palavras e sentir toda a intensidade que o livro trás em suas páginas.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

15 comentários

  1. Oiii Lica tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina e a indicação, com toda certeza eu leria com toda certeza, gosto de obras com ilustrações e frases curtinhas assim revelando algo me atraem demais, ótima resenha e dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu nunca li um livro de poemas até o final, creio eu, pois acho interessante ler apenas alguns avulsos e tal. Eu desconhecia a obra em questão que achei bem interessante por sinal. Esepro pdoer desfrutar do trabalho do autor e sentir o mesmo o que você sentiu. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lica
    Gosto de livros de poemas, apesar de não serem meus preferidos. Gostei de saber que esses são mais intensos e com significados. A princípio, o título do livro chama atenção e faz a gente imaginar do que se trata o livro rs
    A diagramação parece mesmo estar ótima, a Planeta sempre capricha!

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ler poesias, apesar de ficar encantada sempre que leio. Acho um genero dificil de ler e dificil de compreender. Nem todo mundo entende a profundidade do poema!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Não é o meu tipo de leitura, mas os livros de poesia que li e que de certa forma eram divididos por partes como esse, facilitaram bastante a leitura. E o título é um tanto curioso.
    Beijos

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Estou muito curiosa sobre esse livro, vi/li muitas críticas positivas a obra e pelo pouco que folheei na livraria, acredito que seja muito verdade isso. Confesso que não sou chegada a poemas, mas os assuntos abordados no livro me interessam super.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei o livro muito bonito. Livros de poesia são bem peculiares mesmo, como você disse, cada leitor sente algo diferente. Gostei do título e gostei da forma como o livro foi dividido. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não é meu tipo de leitura, mas admiro quem faz poesia, são pessoas com um alto nível de delicadeza, que com poucas palavras deixam mensagens incríveis!

    ResponderExcluir
  9. Olá Lica!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e fiquei muito contante por ter lido a sua. A Editora capricha muito nas edições e fiquei contente por ter visto que com essa não foi diferente.
    Não gosto muito de poemas, então, sinto que esse livro não é pra mim, mas tenho uma amiga que precisa desse livro.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    Fiquei sabendo dessa obra por uma Resenha da Jout Jout e amei! Gosto de livros de contos e poemas e prosas e fiquei feliz em ver que a autora soube trabalhar bem o enredo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu não tenho o costume de ler livros de poemas, embora sejam de uma leitura rápida e que quase sempre tem texto que agradam muito, não é um gênero que eu procure para ler.
    Foi interessante conhecer esse livro eu até daria uma chance a leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Poemas? Quero, adorei sua resenha e amo por demais poemas/poesias. Já quero ler o mais rápido possível essa obra. Sua resenha ficou encantadora e marquei na minha lista e desejados.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Confesso que não sou tão fã de livros com poemas/poesias, porém essa divisão feita achei interessante. Além de alguns desses temas serem "fortes". Não conhecia o livro, mas deixei aqui nos meus desejados. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Estou desacostumada a ler poemas e poesias e é algo que eu gostaria de mudar. Obrigada pela indicação - e por explicar a origem do título, que foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oiee Lica ^^
    Que livro mais lindo! Realmente, resenhar poemas é muito difícil, porque não são coisas concretas, né? Fiquei apaixonada pelas fotos (com os poemas) que você colocou na resenha, o segundo me tocou tanto que quase chorei! A escrita da autora parece ser tão intensa e marcante ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras