Sob Pressão: a Rotina de um Médico Brasileiro - Marcio Maranhão

22/11/2017


Sob pressão é um livro arrebatador, a história real de um jovem médico que não quer desistir de lutar. O relato de quem está na frente de batalha, em plantões sucessivos, sem descanso, sem segurança e salário digno — atendendo em hospitais arruinados, vivendo o drama das emergências do nosso país. A rotina de guerra que enfrentou ao longo de mais de dez anos, como milhares de médicos brasileiros, faz de Sob pressão um depoimento perturbador. Neste livro, o cirurgião revê sua formação profissional, a fase inicial dos plantões, o caso de amor com a medicina ainda aflorado e o vício na adrenalina do combate, quando operou em CTIs despreparados e até em enfermarias e corredores, desafiando a precariedade das emergências — procurando salvar pessoas e a si mesmo.


Olá! Gosta de histórias médicas? Relatos reais dos hospitais e da medicina no Brasil?
O livro Sob pressão, de Márcio Maranhão (em depoimento a Karla Monteiro), inspirou a série da TV Globo (Com Marjorie Estiano e Julio Andrade), e traz, com muita qualidade, histórias reais de luta e amor pela medicina pública no Brasil.
Revelando os bastidores da precariedade do sistema público de saúde no Rio de Janeiro, livro é intenso e surpreendente, e traz 132 páginas de depoimentos do médico Márcio Maranhão.
Publicado pela Editora Globo Livros, com uma capa interessante e boa diagramação, é uma obra para ser lida com atenção. O que está acontecendo com a saúde no Brasil? Qual o real problema, entre tantos descasos e desrespeito com a vida de seres humanos? Como profissionais ainda conseguem lutar, sem o mínimo de condições, em rotinas estafantes, por seus pacientes?
Como leitor, me senti realmente atraído pela assustadora rotina dos hospitais e procedimentos cirúrgicos, descritos em detalhes, sempre em clima de guerra contra a morte e o descaso dos governantes. A história do médico Márcio Maranhão se desenrola nas páginas da obra, acompanhando suas lutas, seus dramas e sucessos, juntamente com os relatos dos hospitais onde trabalhou.
São histórias curtas, mas cheias de conteúdo e emoção, que certamente farão você se orgulhar destes profissionais que dedicam sua vida para salvar outras vidas, mesmo nas sem condições mínimas de trabalho.
Super recomendo!

Escritor e poeta blumenauense, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Formado em Letras, casado e pai adotivo de um gato preto. Skoob Wattpad Twitter

Que tal conferir também...

21 comentários

  1. Parece ser um livro muito interessante e muito real também. O caos que é a saúde no país pode ser visto todos os dias, seja nos jornais, na tv ou em uma simples conversa com vizinhos.
    Eu não acompanhei a série, mas o livro é uma ótima pedida. A edição parece estar linda, pelo mesmo foi o que a capa me passou. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro é ótimo, e a série é igualmente boa. Super recomendo! : )

    ResponderExcluir
  3. Gente, não sabia que tinha o livro e agora ja quero demais da conta. Super obrigada por esta dica linda.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou da série? O livro é ainda mais bacana, pois são só histórias reais! E algumas delas foram utilizadas na séria, como inspiração. Super indico.

      Excluir
    2. Legal! Espero que curta a leitura. Super recomendo! Pra quem assitiu ou não a série, é impactante!

      Excluir
  4. olá, deve ser uma narrativa impressionante, mas acredita que nunca tinha ouvido falar do livro nem da série? sou muito desligada lkkkkkkkkkkkk xD
    mas curto a temática e já vou dar uma sacada na leitura e no seriado...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a série fez tanto sucesso que já está encomendada uma segunda temporada, para 2018! Super dica!

      Excluir
  5. Oi, Ricardo

    Não sabia que a série tinha sido baseada em um livro, que legal. Eu só assisti a um episódio e posso dizer uma coisa: se o teor tiver a mesma carga dramática mesmo deve ser um baita livro para quem curte, pois o episódio foi bem bom!
    Eu não curto muito não-ficção, então acho que não leria mas fiquei satisfeita em saber a origem da série.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que é o mais legal? Apesar de ser um livro de não ficção, dá pra perceber as cenas reais e acontecimentos em que a série de ficção foi baseada. Muito legal isso!

      Excluir
  6. Heiii, tudo bem?
    Não sabia que tinha sido um livro a inspirar a serie de tv.
    Gosto mto do seriado, pq ele mostra a realidade e ela nao é nada bonita.
    O livro deve ser otimo tb e ja estou interessada.
    Otima dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Certamente vale a dica. Espero que goste da leitura, pois a série é realmente ótima!

      Excluir
  7. Já por ser baseado em fatos reais é um livro bem interessante. Fiquei curiosa em lê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tanto a série quanto o livro são ótimos! Vale a leitura!

      Excluir
  8. Oi!
    Imagino que o livro/série seja ótimo, principalmente por retratar a realidade brasileira que não deve ser nada fácil, e completamente diferente do que vemos lá fora.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não sabia que a série da Globo tinha sido inspirada em um livro. Pelo que vi na série, acredito que seja uma leitura muito sofrida. Infelizmente, a realidade dos hospitais é muito triste e, por vezes, desesperadora.
    Deve ser um livro muito bom mesmo, por seu conteúdo e por mostrar com franqueza os problemas da saúde no Brasil.
    Não pretendo ler no momento, por ser uma leitura tão dolorosa. Mas vou deixar a dica anotada para outro momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. oi! Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas fiquei morrendo de vontade de ler. Adoro livros que tratam de realidades médicas, e esse me deixou super instigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo,
    Não conhecia a série, pois eu não curto muito assistir Globo. Fiquei bem interessada em fazer a leitura do livro, pois gosto muito dessa crítica que esse livro parece ter e vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá Ricardo,
    eu não fazia ideia de que esse livro existia, soube da série e quis muito assistir mas devido ao horário acabei perdendo a oportunidade. Trabalhei como técnica de enfermagem no sus durante oito anos, hoje sou enfermeira mas não estou atuando, optei por ficar um tempo em casa cuidando do meu filhinho, mas sei bem como são precários nossos hospitais, sei das lutas diárias que os profissionais e aqueles que dependem do recurso são obrigados a passar e por isso valorizo quando um profissional se doa por completo para melhorar o que estiver ao seu alcance, com certeza procurarei esse livro para ler.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu já ouvi muito falar sobre o livro e acompanhei a série na TV Globo. Não posso opinar sobre o livro, mas digo que a série teve seus pontos altos e baixos. A principio achei que ela foi uma tentativa frustada de copiar o seriado House ao passo que esculachava o SUS. Mesmo sabendo que saúde pública sofre com situações precárias, falta de inúmeros leitos, salários dignos e profissionais, sei também que há muita coisa boa no SUS. Mas seja como for, acho que vale a pena assistir ao seriado. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  14. Oie amore,

    Que mimo o layout do blog, amei.
    Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia o livro nem a série (sim, não assisto TV), mas achei muito interessante e fiquei bastante curiosa para conferir a história. Como estou sem tempo, vou procurar na internet um episódio da série e quem sabe eu me anime ainda mais para ler o livro?

    Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras