O começo do adeus - Anne Tyler

28/08/2012




''Eu morreria se ela fosse embora''



Cada um lida com a perda de uma maneira  muito diferente, mais para Aaron é muito mais que isso, perder Dorothy, é marcar a solidão de sua vida. Mostrar seus defeitos, suas qualidades, pois é a solidão que gera grandes mudanças.
Seja um pequeno ''bom dia'' ou libertar as pessoas que amamos, para deixa-los seguir com suas vidas.


''Posso ser diferente das outras pessoas, mais não menos afortunado''
 O começo do Adeus, p.14.



                   Aaron possui deficiência no braço e na perna direita, além de ser um pouco gago, mais não é isso que o torna diferente, talvez ter passado a infância fugindo de ser um boneco nas mãos de sua irmã para o resto de sua vida.
             
 Ele passa a vida tentando provar a todos que é mais do que auto-suficiente, para executar todas as suas tarefas,independente de suas deficiências. E é por esse motivo que ele se sentia tão a vontade com sua esposa Dorothy,a quem sua irmã Nandina, tinha profunda aversão,pois ela era o tipo de esposa que não liga para nada mais mesmo assim eles eram felizes. Isto até sua esposa morrer de forma um tanto quanto inusitada, Aaron começa a perceber a vida de uma maneira diferente, até começar a ver e discutir sua própria vida com o fantasma de Dorothy. Além dessas mudanças ainda há o convívio na editora de seu pai ao qual trabalha a anos junto com Nandine e outros, e nela nem sempre é um mar de rosas, tanto que o carro forte da empresa é a coleção de livros para iniciantes.
             
                  É um livro que nos ensina que com o passar do tempo aprendemos a conviver com  as diferenças, e nos mostra que o perdão e a aceitação podem levar á verdadeira felicidade.



Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus. ''



Boa leitura ninas!!!

           

A girl .. half crazy, passionate chocoholic assumed .. addicted to books and coffee ..
Red Sox fan ...
have an infinite playlist ... and a reading list which only increases.

Que tal conferir também...

12 comentários

  1. Oi..

    Eu li o que tu escreveu e amei.. Tanto que fiquei louca para ler esse livro.. Queria me maravilhar com ele assim como você, mas no momento não posso gastar muito, mas quem sabe dia 07/09 no meu aniver eu ganhe esse livro ou outro vou ficar muito feliz!!!!

    ResponderExcluir
  2. é um livro que fala um pouco mais do que a superação .. e dar continuidade a vida

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser ótimo.
    Acredito que o tema principal no caso do Aaron seja superação...Gostei
    =D

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Uau, não estava dando nada por este livro, mas agora mudei de ideia... gostei do Aaron... e já não gosto da irmã dele... aff.

    ResponderExcluir
  5. Danielle.. não pence assim dela.. ela pode te supriender no final !!!

    ResponderExcluir
  6. Não estou tão entusiasmada para ler esse livro, talvez pelo fato que o enredo não me chama muito a atenção. Tenho certeza de que a história deve ser bonita, mas se for para ler, vai ficar mais para frente.

    ResponderExcluir
  7. O kit é fofo e a sinopse já tinha me feito colocar ele na lista de leituras. Agora pelo que você comentou na resenha fiquei ainda mais empolgada para ler. Espero gostar!!!

    ResponderExcluir
  8. Em um primeiro momento não me encantei com esse livro não... Ainda estou na dúvida se vou ou não ler, mas quem sabe. Pela sua resenha parece ser um livro com uma mensagem linda =)

    ResponderExcluir
  9. Confesso que o que me chamou a atenção nesse livro foi o kit. Se não fosse por ele talvez eu nem notasse o livro, mas lendo sua resenha fiquei um pouco curiosa e pensando seriamente em dar uma chance.

    ResponderExcluir
  10. Uau *-*
    Adorei a resenha e não vejo a hora de poder ler esse livro. Acho que deve ser emocionantemente lindo.
    Eu Quero!!!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente, adorei tudo que vc escreveu!!
    Se esse livro já tava pra ser lido, agora que quero fazer isso o quanto antes.
    Parece ser bem emocionante..e me conhecendo, sei que vou chorar litros..rs
    A Novo Conceito anda arrasando em seus lançamentos!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Quero ler esse livro logo, acho que será minha próxima leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras