Lentes Mágicas # 91: Depois da Terra

14/11/2013

Olá cinéfilos do Sael.

Depois de alguns contratempos pessoais que me deixaram offline, é muito bom poder estar de volta com nossa coluna de filmes.

Hoje, minha escolha trouxe a dupla Will e Jaden Smith.


Sinopse: "Há 1000 anos, um cataclismo tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta Nova Prime, morando em naves espaciais. Depois de uma missão, o general Cypher Raige (Will Smith) retorna à sua família e ao filho de treze anos de idade (Jaden Smith). Mas pouco tempo após seu retorno, uma chuva de asteroides faz com que a nave onde moram caia na Terra. Com o pai correndo risco de morte, o jovem adolescente deverá aprender sozinho a domar este planeta, encontrando água, comida e cuidando de seu pai."

Talvez, alguns de nós possam não saber que não é o primeiro filme que os dois fazem juntos. "A Procura da Felicidade" foi a estréia do filho de Will nos cinemas. Já vou adiantando que é um filme super triste, que fala sobre sobrevivência de pai e filho em condições extremas. Ops... esperem... é a mesma coisa que acontece no "Depois da Terra"! Que coincidência, não acham? Mas vamos ao que interessa...

Vou começar pelas besteiras que só acontece no nosso país. Capa, tradução, sinopse... Ah, a sinopse! Quero deixar bem claro que eu sou sim uma daquelas chatas que analisa cada detalhe. Uma coisa que a galera que traz os filmes (e livros também) para o Brasil ainda não se ligou de que uma sinopse pode estragar tudo. Seja porque contou algo de desvende a trama antes do que se pretende, seja por figuras de linguagem  e gírias mal colocadas ou mal traduzidas, ou ainda por falar coisas que não existem! De todas as situações, eu acredito que a última é a pior! Com certeza! Você lê a sinopse e ela faz você esperar por algo. Você vê o filme, levando em consideração a curiosidade despertada pela sinopse, cria uma expectativa. Quando você termina de ver o filme, você vai lá ler a sinopse de novo, só pra ter certeza de que não se enganou e voilá, o que está escrito na sinopse não aconteceu! Sim, não se baseie na sinopse de "Depois da Terra" para ver o filme, você não vai gostar.

Ai me perguntam sobre o filme. Bom, ele tem seus defeitos e suas qualidades. A parte ruim é que só tem o Jaden e o Will em cena, divididos assim: 10% de créditos, abertura, apresentação e cena final, partes que possuem outros atores e atrizes; 20% de cenas dos dois juntos; 20% só do Will e 40% só do Jaden. Alguém aqui já viu "Gravidade"? É a mesma coisa, só que lá é Sandra versus Universo/Explosões... mas isso é assunto para outro post! 
Eu acharia perfeito tudo isso se o Jaden fosse estudar um pouco de interpretação. Tanto ele como o pai, como atores, são ótimos cantores! Se é que me entendem. Quem me conhece vai dizer que eu adoro os filmes dele. Não é dele que eu gosto. Ele coincidentemente está nos filmes que eu gosto... não tenho culpa!

Efeitos especiais simples e eficientes. Sabe, sou daquelas que aprendeu a amar ficção nos anos 90, não exijo coisas mirabolantes, quero apenas que me surpreendam na forma de crer na história. Este filme fez isso. Ele tem cenários belíssimos e tudo, absolutamente tudo, é criado por computador! A magia está em fazer algo que nos leve na história e uma trama que ajude as imagens. Me convenceu... na fotografia, por assim dizer.

A trilha sonora é igualmente básica e tem uma parte que se destaca. Numa cena de total suspense, de uma trilha muito suave ao fundo, surge ao mesmo tempo uma cena de ação e o susto se dá lindamente com a trilha tocando seus tambores. Amo esses detalhes! Achei perfeito!

Agora, sobre a história em si, eu tenho que dizer a todos que me intriga. Tinha tudo pra dar um filme ótimo, de arrasar, só que fica muito raso. Não entendi algumas coisas e outras que eu entendi achei que não seriam necessárias. É ruim pelo fato de que a história é original, é bacana, coisa que nós nerds adoramos, só que faltou um certo tempero, talvez o problema tenha vindo do roteiro versus direção... Todo mundo sabe que quando um fica confuso com o outro a coisa pode cair por terra.

Acho que é válido assistir, tirar suas próprias conclusões. Não espere demais e nem pense em ler a sinopse antes de ver o filme. Se o fizer, volte, e diz pra gente se foi ou não foi uma sacanagem a sinopse não ter nada a ver com o filme!

Até breve pessoal. Espero vocês na próxima quinta pra mais um L.M.





Que tal conferir também...

2 comentários

  1. Complicado essa coisa da sinopse, né? Ou entrega tudo ou não tem nada a ver com a proposta do filme. Bem, pra mim está meio difícil ir ao cinema, então provavelmente só verei esse em vídeo. parece mesmo uma boa história.

    ResponderExcluir
  2. Não curto este tipo de filme e também acho ridícula essa mudança de sinopse, capa, título!!! mas enfim, espero que o pessoal que cuida disso aqui no Brasil tenha um pouco mais de bom senso com essa questão! bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras