A Identidade Secreta dos Super-Heróis - Brian J. Robb

24/08/2017

Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.


Embora não tenha me aventurado pelo mundo dos super-heróis nos quadrinhos, sou uma apaixonada pelos filmes e séries em que eles são os personagens principais. Então, quando vi o lançamento da Valentina, fiquei mais do que curiosa e interessada em conhecer o trabalho de Brian J. Robb.

Falar sobre A Identidade Secreta dos Super-Heróis é um tanto difícil para mim. Como todo o livro de não-ficção, sempre fico com a sensação de que não tem como resumir ou explicar alguns pontos uma vez que o livro como um todo é um conjunto de informações importantes e interessantes. Mas vou tentar e espero conseguir deixar a curiosidade no ar e junto com ela a vontade de ler o livro.

Aqui temos um panorama de como tudo começou, com a primeira aparição do Super-Homem em 1938, seguindo a criação e aparição de vários outros heróis que conhecemos bem - sem contar nos muitos que nem lembrava o nome. Como eu disse, meu conhecimento dessa área está centrado nos blockbusters e as séries de TV mais recentes. Então, fazer essa viagem no tempo e descobrir várias coisas foi incrível e me deixou na maior vontade de entrar ainda mais nesse mundo fantástico.

Dividido em 5 partes e em 15 capítulos temos um livro cheio de informações que me deixou perguntando quanto tempo que Robb levou para reunir tantas informações. É um grande trabalho, cheio de datas, nomes e curiosidades - mesmo assim é uma breve história dos acontecimentos que não fica muito didática ou chata de acompanhar já que a narrativa do autor não é carregada ou monótona. Para mim, o ritmo fluiu muito facilmente, me proporcionando uma agradável leitura.

Alguns pontos citados no livro me chamaram a atenção como algumas coisas que surgiram primeiro nas séries de rádio e só depois foram para os quadrinhos - como a Kriptonita - assim como saber que Stan Lee nem sempre fez parte da Marvel. E olha que tem muitas outras coisas interessantes de se descobrir.

Como sempre, a editora arrasou na diagramação do livro, que conta com uma capa linda e uma contra-capa no melhor estilo dos quadrinhos. A parte interna é em folhas brancas com um tamanho agradável de fonte - além de contar com detalhes nas divisões dos capítulos e partes que remetem ao universo dos HQs. As orelhas são maiores do que o tradicional, dando uma maior firmeza para a capa. Detalhes que deixaram o livro lindo e encantador aos olhos.

A Identidade Secreta dos Super-Heróis é um livro cheio de detalhes, uma pesquisa incrível feita por Robb que nos apresenta os super-heróis, seus criadores e alguns dos momentos históricos que influenciaram na criação dos personagens e histórias, além de várias curiosidades que enriquecem ainda mais a história. Isso tudo em uma narrativa leve, ágil e envolvente, que faz com que a leitura flua em um ótimo ritmo. É leitura mais do que certa para quem é fã dos quadrinhos ou dos super-heróis e uma ótima dica para quem quer conhecer esse interessante universo.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

7 comentários

  1. Adorei sua resenha. Gostei muito desse livro que nos dar várias informações para nós dos nossos super-heróis favoritos nos fazendo conhecer mais sobre eles.

    Obs: adorei seu blog.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline.

    Apesar da sua resenha está ótima e ser uma surpresa por não conhecer o livro, no momento ele não despertou curiosidade. Vou deixar para pegar alguma dica na próxima vez que visitar seu cantinho literário.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei interessante. Meu conhecimento nesse universo não é grande, conheço poucas coisas, mas mesmo assim acho interessante, e vou colocar esse na lista para matar a curiosidade!

    Beijos
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.
    Eu gosto desse universo que envolve os super-heróis e sempre fico curiosa para saber a história deles, por isso, acho que esse livro vai poder sanar minhas curiosidades.
    A capa é mesmo linda!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. esse é um dos poucos titulos do catálogo da Valentina que eu sinto curiosidade em ler, por apreciar demais o universo de super heróis :D
    já tá na wishlist desde que vi o lançamento *-*

    ResponderExcluir
  6. Fiquei tão curiosa e motivada a ler que salvei na minha lista de desejos. Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  7. Super Herói não é um assunto que me agrade muito. Mas esse post me instigou bastante hahaha. Quero muito ler esse!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras