O Sonho de Eva - Chico Anes

20/04/2013

Olá galera!
Hoje trago até vocês mais um livro em parceria com a Novo Conceito, com seu selo Jovem.

Sinopse: "Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.
Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.
Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio."

Logo que você pega o livro na mão e começa a ler tudo que está na capa, para pensar nas questões apontadas e esquece de abrir o livro. Pra vocês terem uma ideia, só a capa me rendeu dois dias de conversas das mais loucas com meu companheiro! Viajamos para o infinito e além! rs Mas, voltando ao livro, acho que todos que já tiveram a oportunidade de pegar ele na mão e ainda não leram já fez todo um roteiro do que tem nele.

Minhas aventuras fora dos livros que eu realmente procuro ler, que estão em lista de espera, me renderam algumas surpresas. Este não foi diferente. Adoro ficção e depois de todo meu caso com a capa, o devorei em um dia. Calma, não crie expectativas...

É um livro racional. Sim, apesar de parecer confuso desde o primeiro capítulo, as coisas tem um porque e são, aos poucos, se encontrando em um ponto comum no final. Gosta de fantasiar sobre o que vai acontecer a seguir? Leia e tente! Depois de um tempo, eu sei, você vai desistir. É teoria da conspiração pura e simples, e apesar de eu curtir muito este tipo de trama, não me apaixonei.

Tudo se passa muito rápido, há muita referencia do mundo 'jovem', e leva, aos mais antenados até a pensar que remete ao filme Inception, mas depois vê que não. Se for pensar em teorias da conspiração, eu conspiraria sobre este livro dizendo que Anes foi um astuto cozinheiro: pegou um super caldeirão e criou uma mistura deste filme (que é como Doritos de pimenta, só come quem realmente gosta)  com os livros de Dan Brown (que seriam como carne ensopada temperada com limão, pimenta branca e curry, forte e deixa um sabor de quero mais no final), colocou creme de leite e cominho pra suavizar e serviu em copinhos como sopa. É isso! Culinária literária básica. rs
Deixando bem claro que esta é minha opinião...

Se você curte leitura rápida e densa entre um livro e outro, vai curtir O Sonho de Eva. Só aviso que tem se deixar levar pelo enredo, pois as personagens não são nada bobas e tudo é friamente calculado. E não espere muito do final. As referências se encontram mas acaba num piscar de olhos! Assim como esta resenha... rs

Espero que tenham a oportunidade de ler e comentar comigo o que acharam do livro. Quem já leu, comenta esta resenha, vou adorar ler suas opiniões também!

Abraços e bom sábado!




Que tal conferir também...

9 comentários

  1. Eu adorei esse livro, me surpreendi com a leitura. Foi uma ideia muito bem desenvolvida e o assunto é muito interessante. Vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito deste livro.
    Também acho que foi um tanto corrido no final, mas a ideia foi ótima, não conheço o filme que vc citou, então fui sendo surpreendida até certo ponto, fiquei rindo bastante com a tática da Eva para se comunicar. A questão dos sonhos foi bem legal e assustadora.
    A história pessoal da Eva que ficou para mim um tanto sem pé nem cabeça, mas o desenrolar acaba compensando.
    E concordo que os atos são frios e bem calculados. Foi outro ponto que me agradou.

    ResponderExcluir
  3. Não sei... esse livro não conseguiu me passar a mensagem "me leia!" hauhauhaua
    E interagindo com suas metáforas... adoro doritos de pimenta mas Dan Brown acho que pra mim já deu! hahaha
    Esse não vai para os desejados. =/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tenho "O Sonho de Eva" faz um tempo, mas ainda não li. O assunto me chama atenção, mas confesso que não estou com grandes expectativas. De qualquer forma, ele está na fila de leitura e logo chegará a vez dele,

    ResponderExcluir
  5. Desde que li uma resenha no ano passado sobre este livro fiquei curiosa para ler, mas até agora não consegui!!!
    Vi falar bem do livro e do autor!!! Adoro que seja mais um autor brasileiro ganhando seu espaço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. A capa realmente é muito bonita, cheia de detalhes bem legais. Assim que li a sinopse, me lembrei desse filme que você citou. Também gosto dessas histórias de conspirações. Foi uma pena que o livro não te agradou completamente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Não vi o filme Inception, então fiquei boiando quando li essa parte, rsrs.
    Já li outras resenhas desse livro, mas ele não me "fisgou" sabe, entende?

    ResponderExcluir
  8. Achei esse livro confuso só de ler a sinopse, não sei se leria, não no momento pelo menos, mas daria uma chance a ele quando estivesse bem relaxada e num dia bem livre, pra me dedicar só a ele, e lê-lo com a mente aberta e embarcar na história, que parece ter uma trama que vai se desenrolando e assumindo novos fatos a cada momento.

    ResponderExcluir
  9. Eu não tive a oportunidade de ler ainda, e não acho que seja meu genero literario também, eu não fazia ideia que se tratava de conspiração..achava que era um drama rs,
    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras