O Adulto - Gillian Flynn

21/07/2016

Por ser um conto, preferi não colocar a sinopse do livro por achar que tem informação demais na mesma. Conto um pouquinho do enredo na resenha - sem spoilers - mas você pode conferir a sinopse oficial no site da editora, clicando aqui.


Sabe quando você escuta muito falar sobre uma autora e fica curiosa em conhecer o seu trabalho? Ao mesmo tempo que queria conhecer as obras da Gillian Flynn não queria ler nada muito comentado ou que já tivesse lido várias resenhas. O caso é que eu queria alguma coisa sem uma certa expectativa para ver se ela me conquistava. Então, quando vi o conto O Adulto, pensei, por que não? 

Não sou de ler contos - penso que cada vez que me apego a história ou a um personagem ele termina e sempre fico frustrada por isso - mas como esse ano estou me aventurando mais em sair dos meus hábitos de leitura comecei a ler o conto e, posso dizer que já logo na primeira página fiquei presa e querendo saber mais. Não tem como não ficar curiosa com uma história que começa com a seguinte frase:
"Eu não parei de bater punheta para os outros por não ser boa. Parei de bater punheta por ser a melhor."
De rápida leitura, afinal é um conto com 64 páginas em sua versão impressa (eu li em ebook pelo Kindle) O Adulto conta a história de uma garota que está acostumada a viver de pequenos golpes. Sua maior habilidade é saber perceber o que as pessoas querem ouvir, e se tornar uma ótima vigarista não foi um caminho difícil de se seguir. Depois de 3 anos como uma batedora de punhetas, a síndrome do túnel do carpo foi uma realidade e, agora sua nova ocupação é se passar por uma vidente que consegue ler a aura das donas de casas ricas da cidade. 
"As pessoas são idiotas. Nunca vou conseguir aceitar quão idiota as pessoas são."
Quando Susan Burke chega para uma consulta, ela percebe que Susan é diferente das outras pessoas. Ela parecia mais inteligente que a média das pessoas e talvez não fosse fácil de enganar. Susan se mudou recentemente e está com problemas com seu enteado adolescente, além de coisas estranhas estarem acontecendo em sua nova casa. 

Como experiente observadora, a protagonista vê em Susan alguém que precisa da resposta de que não está louca e ela pode ser o caminho necessário para divulgar seu novo trabalho de "limpeza espiritual", além claro de uma grande porta para mais clientes - o que quer dizer mais dinheiro. Acontece que ao visitar a mansão dos Burkes, a falsa vidente se depara com coisas estranhas - e está convencida de que o mal realmente a espreita pelas paredes da casa. 
Quando as pessoas me fazem a pergunta que todas fazem, “O que você faz?”, eu respondo: “Trabalho com atendimento ao cliente”. O que é verdade. Para mim, é um belo dia de trabalho quando você faz um monte de gente sorrir. Sei que soa sério demais, mas é verdade."
A narrativa de Flynn é envolvente e interessante de acompanhar. E tem aquela coisa de quando a gente acha que descobriu o que está acontecendo, um acontecimento faz você mudar de ideia. Sabe quando a história termina e te deixa pensando quem é que estava realmente enganando quem? Não dá para ter certeza se é enganação, se é algo sobrenatural ou o que realmente é - e eu adorei isso. Se em um conto a autora já conseguiu apresentar tantas nuances e personagens tão interessantes, fico imaginando o quão completa suas personagens podem ser.

O Adulto já tinha sido publicado aqui no Brasil antes. Ele faz parte do livro de contos O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - organizado por George R R Martin e Gardner Dozois e que foi lançado por aqui pela Editora Arqueiro no selo Saída de Emergência. No livro ele aparece com o título de Qual é a sua profissão?. Para os fãs da autora, a publicação dele em um livro único pela Intrínseca é um presente. Para mim, foi uma ótima maneira de conhecer a escrita da autora - e pretendo ler seus outros livros o mais breve possível.

Criado em 2010, o Amores e Livros é um espaço feito para dividir os nossos amores pelos livros, filmes, séries e alguns outros vícios mais do que saudáveis! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

23 comentários

  1. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio a respeito desse livro, não tinha lido nada sobre, nem mesmo a sinopse. Me surpreendi um pouco com seus comentários, pois estava esperando outra coisa. Alguns detalhes até chamaram a minha atenção, e eu quera mesmo conhecer a escrita da autora. De qualquer maneira, acredito que para mim não faz o meu estilo, por isso não tenho interesse em ler, pelo menos não nesse momento.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Lica,
    Ao contrário de você eu gosto de ler contos, acho legal nos apaixonarmos por uma história ou personagem em um curto espaço de tempo e sabermos disso, sabe? Curti bastante a premissa desse conto e achei as suas impressões muito bacanas. Você ter curtido a obra me deixou bem animada, pois ainda não li nada da autora e quero começar logo.
    Um ponto bacana é a autora mudar sua percepção com um fato, quando você acha que sabe tudo, ela vem e te mostra que não sabe. Dica mais do que anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro algumas vezes, mas não tinha me despertado nada. "Ah, é só mais um livro.", eu tinha pensado.
    Mas depois dessa sua resenha não tem como continuar sendo só mais um livro pra mim.
    Confesso que amo mistérios exatamente como esse. Onde ninguém sabe quem engana quem ou que realmente está acontecendo. Para alguém que sempre desvenda os assassinos como eu, é um alivio que existam livros/séries/filmes assim.
    Adorei a dica.
    Ah, você escreve muito bem. Sua resenha nos faz querer ler o livro o mais rápido possível, como se nossas vidas dependessem disso. Parabéns.
    Um bjo da sua nova leitora.
    Mila,

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu adoro ler contos, principalmente porque da para conhecer muito da escrita da autora por eles, e saber se você gostaria ou não dos seus outros livros.
    Achei muito interessante a Intrinseca relançar esse livro, principalmente com o mesmo padrão da capa da série Garota exemplar, pois fica lindo na estante

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da autora e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa desta autora tão amada e elogiada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Nao conhecia o conto compreendo essa questao da sinopse, por se tratar de um conto! :)

    QUe bom que achaste a narracao tao envolvente! :) Bem, eu quero comprar o livro Cavaleiro de Westeros e Outras Historias, logo vou ler o conto! :) ahah Nao sabi que se encontrava la! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lica, tudo bem?
    Nunca li algum livro ou conto da Gilian Fynn e para ser honesta, tenho um leve receio para conhecer seu trabalho por um único motivo: a adaptação de Garota Exemplar. Sério, eu realmente odiei o filme e por causa disso, não vejo como poderia gostar do livro. Sei que é extremamente errado julgar um livro pelo filme, e sei também que ele não foi totalmente fiel ao livro, mas ainda assim fico sem ter certeza se valerá a pena a leitura ou não.
    É justamente por isso que O Adulto poderia me mostrar se eu vou gostar da escrita ou não, que foi o que você justamente fez por ter pouquíssimas páginas. Me parece ser uma história interessante e fiquei curiosa sobre como a golpista irá lidar com as coisas estranhas que acontecem na casa de Susan. Espero ler em breve e decidir se a escrita da autora irá me agradar como fez com você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Lica,
    Não sabia que "O adulto" era um conto. Eu ainda não li nada da autora, mas morro de curiosidade sobre a sua escrita e a maneira que encaminha a trama.
    É que frase de efeito inicial foi essa, hein! 64 páginas também é fácil para despertar a vontade em conhecer a autora.
    Fiquei bem curiosa para saber o que acontece na mansão dos Burkes, então, com certeza vou dar um jeito de fazer essa leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?? Eu ainda não conhecia esse conto e achei bacana o enredo e curiosa para saber as artimanhas que a personagem usa para enganar os outros e extorquir dinheiro deles.
    Muito em breve pretendo conferir.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAAAAAAAAH, todo mundo ta falando na Gillian e eu ainda nem li nenhum livro dela, só assisti o filme do livro Garota Exemplar dela, estou muito ansioso pra ler algum livro dela, tanto faz não importa qual, mas este O Adulto pareceu ter muito mistério e suspense, se for ler algum dele, de preferência seja este <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Lica
    Adoro a Flynn e esse conto será lido esta noite. Claro que já conheço a escrita maravilhosa e envolvente desta autora, mas quero ver como ela se expressou nesse gênero.
    Já senti que agradou. Realmente é um presente para os fãs.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conheço a escrita da autora Gillian Flynn e nunca tinha ouvido falar, até que, pesquisando na net vi que ela também é autora de Garota Exemplar, livro que ainda não li, mas pretendo. Pra ser sincera não gosto de contos, ainda mais com tantas páginas. Não achei interessante a história apesar de parecer ter algum mistério no ar (o que me despertaria certo interesse), mas não. Bjinho! ;-)

    Janaína Oliveira | Blog Notinhas de Rodapé

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar bastante dela também, mas ainda não fiquei totalmente interessada. Talvez interessada não seja a palavra, ainda não me atraiu o suficiente. E eu tenho esse livro O Príncipe de Esteros, mas ainda não li. Mas bom saber, porque daí posso conferir também.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Oi Lica, não li nada da Gillian, ainda, pesar de ter um livro dela na estante. Também tenho (no meu caso ainda é tenho) muita curiosidade a respeito do trabalho dela, por conta de tudo o que já li sobre ele, Não conhecia este conto dela. Acho ótimo quando o autor consegue surpreender o leitor, levando-o a acreditar ser uma coisa, e no final ser outra bem diferente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Hey!
    A única obra dessa escritora que já tinha ouvido falar é a mais famosa delas "Garota Exemplar", mas que só conheci por causa do filme. Espero não estar falando da autora errada hahaha. Gostei muito da premissa dessa história, parece ser bem divertida e envolvente, além de misteriosa. Seus comentários foram bem precisos e fico imaginando como deve ter sido a sensação lendo esse conto. Fiquei muito curiosa e queria muito experimentar a mesma sensação.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, lika, tenho ouvido opiniões bem diversas desse livro. Algumas pessoas dizem que foi a coisa mais horrível que leram e algumas amam. Confesso que bateu uma decepção enorme quando eu descobri que era um conto, pois não gosto muito de ler contos, mas estou bem a fim de dar uma chance, apesar de já conhecer um livro da Gilian, o garota exemplar. Adorei saber que esse conto já tinha sido publicado aqui no Brasil, foi realmente algo que eu não tinha ideia.

    ResponderExcluir
  17. Helloo, tudo numa nice!?
    Ah, eu também nunca li nada da autora por causa do hype e porque não tinha me visto fisgada ainda. Talvez porque no geral ela escreve suspense e eu tenho um pouco de problema com o gênero porque no geral fico nervosa demais. Mas eu tinha me interessado em ver alguns filmes, mas não ler os livros. Como você eu tinha pensado em ler algo menos hypado e que não tenha lido nenhuma resenha. Tinha pensado em ler esse, mas decidi agora não, vou esperar uma próxima publicação para conhecer a escrita dela.
    Ótima resenha.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  18. Olá Lica!
    Já vi muitos comentários a respeito da obra da autora, mas ainda não li nenhum dos livros dela publicados aqui no Brasil. Os livros dela dividem opiniões e encontrei muitas negativas e positivas. Tenho muita curiosidade em ler esse conto pra conhecer a escrita da Gillian e conhecer um pouco mais dessa narrativa envolvente.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  19. Oi Lica, tudo bem?
    Acredita que eu não conhecia esse conto ainda? eu já ouvi falar do livro em que ele é publicado, mas não conhecia ele bem ao fundo ainda. Gostei muito da sua resenha e de conhecer, eu nunca li nada da autora também e acredito que seria uma boa eu começar por esse conto, já que eu adoro contos e quero conhecer a escrita. Pelo jeito a história segue o ritmo das histórias dos livros dela, gostei bastante e com certeza lerei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Hey, tudo bom?
    Sempre vejo esse livro nos lugares mas nunca fiquei tentada a comprar... Achei super legal a sua preocupação em não colocar a sinopse por achar que tinha spoiler e tal, acho super válido isso. Adorei o post e achei bem estruturado mas não sei se irei me aventurar a ler... De qualquer forma, obrigada por apresentar o livro :D

    Beijos | Literatura News

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei muito de Garota Exemplar e por isso tive que ir atras de outras obras da autora. Também li em Kindle e foi uma tarde meio escura e mágica pra mim. Ela sabe como envolver nas primeiras linhas e quando se trata de plots ela é fera hahaha. Enfim. Já tinha visto algumas resenhas por aí e a sua sem sombra de duvida foi a melhor. Instiga o leitor sem dar muito da história. Parabéns e beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito de Garota Exemplar e por isso tive que ir atras de outras obras da autora. Também li em Kindle e foi uma tarde meio escura e mágica pra mim. Ela sabe como envolver nas primeiras linhas e quando se trata de plots ela é fera hahaha. Enfim. Já tinha visto algumas resenhas por aí e a sua sem sombra de duvida foi a melhor. Instiga o leitor sem dar muito da história. Parabéns e beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito de Garota Exemplar e por isso tive que ir atras de outras obras da autora. Também li em Kindle e foi uma tarde meio escura e mágica pra mim. Ela sabe como envolver nas primeiras linhas e quando se trata de plots ela é fera hahaha. Enfim. Já tinha visto algumas resenhas por aí e a sua sem sombra de duvida foi a melhor. Instiga o leitor sem dar muito da história. Parabéns e beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras