Além-Mundos - Scott Westerfeld

03/07/2016


Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.


Quando vi a divulgação de Além-Mundos, fiquei super curiosa e querendo finalmente conhecer a escrita do Scott Westerfeld. A premissa é interessante: uma adolescente escreve seu primeiro livro em um mês e consegue um super contrato para publicação dele. Ela se muda para Nova York e sonha em viver só da escrita. Lizzie está voltando para casa depois de uma visita ao seu pai e um atentado terrorista acontece no aeroporto em que ela está. A moça da emergência sugere que ela se finja de morta para se salvar - e Lizzie acredita tanto nisso que acaba atravessando a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos. A conexão das duas? Foi Darcy que criou Lizzie, a protagonista de seu livro.

Os capítulos são intercalados entre a história de Darcy e a história de Lizzie. É um livro dentro de um livro e, mesmo curtindo a ideia, demorei um pouco para pegar o ritmo. É que cada vez que ficava curiosa com algum acontecimento da vida de Darcy acabava o capítulo e ia para a Lizzie. Aí quando estava super curiosa com alguma coisa da vida da Lizzie, voltava para a vida da Darcy. Para uma pessoa cheia de ansiedade como eu, isso foi irritante ao mesmo tempo que fez com que eu não largasse o livro sem saber de todos os detalhes das duas vidas.
"Ela havia mudado o arco da própria trajetória, simplesmente digitando alguns milhares de palavras todos os dias por um mês." (pág. 26)
Darcy nunca morou sozinha e tem que aprender a se virar em uma cidade grande. Sua vida passa a ter grandes nomes, inclusive em seu open house - no apartamento dos sonhos que ela encontra no primeiro dia de procura. Ela também tem seu primeiro beijo - e se você acha que já viu um relacionamento rápido, prepare-se para um "eu gosto muito de você" depois de apenas um dia e um beijo. Mesmo assim, a Darcy não conseguiu me conquistar e me pareceu bem irreal.

Quer dizer, uma adolescente de 18 anos que escreve seu primeiro livro e, de cara, recebe uma enorme quantia por ele? Além do mais, ela diz que sua vida é toda controlada pelos pais, mas mesmo assim eles a deixam ir morar sozinha em Nova York? E o primeiro livro de uma iniciante é aceito pela primeira editora que ela manda sem nenhuma rejeição? Ok, eu sei que é ficção, assim como sei que tem muitos escritores bons por aí esperando uma chance. Mas ficou me parecendo uma sorte muito forçada, ainda mais se a gente pensar que até Harry Potter recebeu alguns 'nãos'.

Acontece que de algum modo, a história de Lizzie - que era para ser completamente ficção - parecia mais real do que a da Darcy. Foi mais fácil acreditar que uma garota em uma experiência de quase morte pode encontrar um outro mundo e que fantasmas existem do que acreditar na sorte editorial de Darcy. Isso sem nem falar que a própria Lizzie parece bem mais interessante que a Darcy.  Para mim, foi muita informação junta e com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. São dois mundos completamente diferentes, que tem uma ligação mas que ao mesmo tempo, cada um por si só já daria uma boa história.
"Minha agente disse que foi aquele primeiro capítulo. Ela disse que os compradores das grandes cadeias só têm tempo de ler um capítulo. Então, se o livro tem um início matador e uma capa maneira, vai estar em todas as livrarias." (pág. 134)
Acho que a citação acima é a que mais se encaixa com o que eu senti do livro. Os dois primeiros capítulos - o primeiro da Darcy e o primeiro da Lizzie são realmente bem interessantes e parece que tudo vai acontecer. Me deixou na maior empolgação e querendo conhecer essas duas garotas e seus dois mundos. Mas sabe quando um livro te empolga logo de cara, mas não consegue te convencer durante a leitura? Infelizmente foi isso o que aconteceu comigo e com Além-Mundos. Acho que a empolgação e as expectativas eram tão altas que não tinha como não me decepcionar um pouco.

Mesmo não tendo me ganhado completamente, não desisti do livro. Pode não ter sido tudo o que eu esperava, mas mesmo assim alguma coisa na narrativa conseguiu me prender e me fazer ir até o final. E olha que isso é muita coisa para uma leitura de mais de 500 páginas. Talvez eu não estava no momento certo para ler, talvez não tenha sido a leitura certa no momento certo, talvez se eu não tivesse ido com tanta sede tivesse gostado ainda mais da leitura. Não foi uma leitura perfeita, mas com certeza teve seus bons momentos e é possível que seja o livro certo para você e que você curta muito a leitura.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

17 comentários

  1. Oie que pena saber que você não curtiutanto essa leitura, eu tenho visto tantos elogios e estou com vontade de ler, mas talvez acharia o mesmo que você sobre o fato de algumas coisas serem surreais tipo o contrato da moça com a editora ja de cara, além de ter a mistura de dois mundos, o que eu geralmente não gosto. Mas vamos ver, lerei para tentar

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também li esse livro recentemente e gostei do enredo, apesar de que concordo que não é uma leitura nem um pouco perfeita. Eu também tive a impressão de que algumas coisas acontecem rápido demais, e isso torna a trama um tanto inconsequente e ao mesmo tempo sem sentido. Mas é uma leitura válida!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Nunca li nada do autor e nunca tive interesse em seus livros. Mas quando esse livro foi lançado recentemente fiquei bem curiosa.
    Achei a premissa bem diferente, mas a impressão que tive com a sua resenha é que 500 páginas para uma história dessa é muito!
    Que pena que não gostou tanto, porém pode acontecer de ter sido lido em um momento errado...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, que pena que não foi a leitura que você estava esperando. Eu estou muito curiosa para ler esse livro e acredito que eu vá gostar muito pois a premissa muito me atraiu. Eu achei a sua resenha super sincera e gostei de saber sua opinião e de ver os pontos que você abordou na sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lica! Essa é a primeira vez que leio algo do livro, fiquei curiosa para conhecer a trama. Que pena que você não curtiu tanto a leitura, mas é como você mesmo citou, talvez esse não era o momento certo de fazê-la. Espero que eu possa ter uma opinião diferente.

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  6. Li apenas um livro do autor e gostei bastante. esse aqui me deixou curiosa com essa coisa toda de vida pós morte, porque acho que existe pouca coisa do assunto neste gênero. Mesmo não sendo uma leitura 100% proveitosa para você, quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já li "Feios" do autor e adorei a escrita dele.
    Que pena que a leitura não te agradou tanto assim, e entendo que há certos furos na história, mas mesmo assim ainda fiquei curiosa pra ler!
    Mas deve ter sido por não ser o momento certo para ler.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Eu estou vendo outras resenhas e ficado muito empolgada com este livro, mesmo que não tenha sido 100% para você, mas poxa, que narrativa e que história foi criada. Eu fico super curiosa com coisas assim e me imaginando como pode ser a experiência da protagonista!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Lica,
    Esse livro teve mesmo uma injeção de sorte bastante forçada. Parece que são informações demais, como você disse. Achei legal a história, mas Darcy não me convenceu, acho que a Lizzie me convenceria bem mais. E fico me perguntando como uma personagem como a Darcy pode criar uma personagem como a Lizzie.
    Espero ler para formar uma opinião, mas já sei o que esperar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi Lica, tudo bem?
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas tenho medo de me decepcionar. Se bem que já não estou com tantas expectativas já que vi muitos comentários negativos. E sabe que muita gente fala isso mesmo que você falou? Que a história da Darcy é meio maluca e que a Lizzie é mais legal :)
    A história dela pelo menos é bem mais interessante. O que mais me desanima, confesso, é o número de páginas kkkk Não gosto muito de livros tão longos assim :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiiii

    Essa premissa me deixa com muito medo pois é algo que é algo que pode mesmo acontecer, é medonho. Acho super legal que tenha curtido e espero poder ler em breve, sinto que irei curtir muito a leitura e muito interessante. Sua resenha só elevou minhas expectastivas.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Quero começar essa resenha dizendo: muuuuito obrigada! Eu já havia visto esse livro em diversos locais, mas não sabia qual era a sua história até esse momento e confesso que demorei um pouco para entender o que se tratava a história! Um livro dentro de um livro para uma pessoa devagar como eu é um pouco difícil de entender, mas aos poucos com sua resenha fui me situando. Só não gostei muito da parte de que sempre que algo esta bom e causa curiosidade acaba pulando pro outro personagem, sou muito ansiosa e isso definitivamente irá me fazer surtar kkk Eu espero poder ler em breve essa obra!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conhecia esse livro ainda, o enredo me parece legal, mas também um tanto quanto confuso essa alteração entre Darcy e a narração da estória de Lizzie que é na verdade a personagem de um livro. Só de imaginar acho confuso, mas claro que na prática pode ser diferente do que eu acho que seria.
    Também acho um pouco mal feito essas coisas que você falou que não se encaixam e não foram convincentes.
    Acho que eu não realizaria a leitura deste livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor
    Tive muita vontade de ler esse livro, mas vi tantas resenhas criticando e desanimadores que desanimei completamente.
    Mas que bom que você não desistiu do livro e de alguma forma foi uma boa leitura.
    Ainda está em minha lista.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Não conhecia nem o livro e nem o autor e, apesar de ser interessante, achei a sinopse escrita de uma forma um tanto estranha.
    Tanto que na primeira frase de sua resenha você fez um resumo bem melhor do início da história!
    Após ler a sua resenha realmente concordo que a narrativa parece rápida demais em determinadas partes e que talvez você não estivesse no momento ideal pra leitura do mesmo.
    Mas gostei muito da sua sinceridade quanto à leitura!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu tenho lido algumas resenhas sobre esse livro e ficado curiosa, acho bem interessante essa coisa de livro dentro de um livro, não me lembro é ler algo assim antes, mas acho que iria demorar um pouco pra me sentir envolvida. E assim como você sou ansiosa, então acho que essa coisa de ficar usando sobre a vida de uma e a da outra iria me irritar um pouco também. No entanto, apesar de tudo, eu acho que é uma história bacana que me conquistaria, então marquei a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu acho muito bacana a proposta desse livro, uma pena que ele não foi certo para você, quem sabe foi o momento mesmo né? mas mesmo assim espero ler ele um dia e quem sabe me surpreendo e gosto. Acredito que é uma leitura que vale a pena!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras