Wake - Minhas Opiniões

03/03/2011

 Resumo Oficial:


Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. 
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. 
Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...





Minhas Opiniões






O que falar de Wake?

Primeiro que a contra-capa (resumo oficial) não diz nada...rs
Eu demorei para me acostumar com a narrativa, mas depois que me acostumei a leitura fluiu bem rápida. Li o livro em um dia e fiquei um tanto curiosa com o que acontecerá em Fade.
Janie tem 17 anos e uma habilidade incomum: ela é sugada para os sonhos das pessoas. Essa habilidade (ou maldição) acontece a primeira vez quando ela tem 8 anos (ao menos é o que ela se lembra).
Se uma pessoa dorme e começa a sonhar, Janie é absorvida para seus sonhos perdendo o poder da visão e seu corpo começa a ficar dormente até ela desmaiar. Se são pesadelos, ela tem o que parece com convulsões.

Me chamou a atenção que logo no começo do livro (e depois tem mais) duas pessoas sonham estarem nuas em público. Eu sei que é um sonho comum, mas eu nunca tive, e isso me fez pensar se eu sou a estranha...rs

Carrie é a garota que chega na cidade e é amiga de todo mundo. Ela é uma pessoa legal, que gosta da Janie e não quer magoá-la mas que é bem infantil em algumas atitudes. Se bem que com os pais que tem, é compreensível algumas "fugas" da garota.

Cabel aparece lembrando algumas pessoas do meu passado... Olhos castanhos, cabelo preto azulado descuidado, com um cigarro, aparentando não estar nem ai para os estudos, sempre atrasado e parecendo drogado. (Juro que eu não lembrei da minha oitava série, e muito menos do menino da 8ª 2). É claro que meu primeiro pensamento foi "as aparências enganam". E não deu outra. Cabel tem uma transformação no visual e parece ser um garoto confiável mesmo que um  pouco misterioso...

Eu gostei do livro e do desenrolar dos fatos. Mas não espere demais dele, é um livro bom mas não daqueles que te fazem morrer pela história.
Gostei que quando o livro acaba (um final que me fez pensar em Crepúsculo "bobo, romântico e lindo") tem uma espécie de extra. Em algumas páginas, Lisa nos mostra Janie pelo ponto de vista de Cabel.
Preciso dizer que foi a parte que eu mais gostei do livro, poder conhecê-lo um pouco melhor. Pena que são poucas páginas. Ficou tão grande o gosto e quero mais =)



Outro detalhe que achei legal é o estilo que foi impresso os títulos de cada capítulo, parecendo que estamos com a visão cansada e embaçada de sono...







E também a chamada para o pedacinho de Fade...
Tipo, "ainda acordado?"
Achei bem legal =)







Um pouco de Spoilers... 
Nada que irá estragar a leitura, mas fique a vontade para pular essa parte...

Em uma viagem ao Canadá, acontece a aproximação de Janie e Cabel e na volta, ela resolve se abrir para ele e contar seu segredo. Ele se mostra compreensivo e entende (até porque ele a viu em um de seus sonhos) e os dois estão a fim um do outro. Eu fiquei "ah, que fofo" com os momentos de casal feliz. Mas como tudo tem que ter uma barreira, a que acontece me deixou bem decepcionada.
Isso porque eu vejo a Janie se transformar em uma criança teimosa, ciumenta e que tira conclusões sem ouvir as respostas (Nora, oi?) e que resolve "não quero mais saber disso" e ficar se lamentando ao invés de fazer as perguntas que tem que fazer. Porque ela poderia até não acreditar, mas sem nem ouvir???
(se alguém me disser que é porque ela tem 17 anos eu vou gritar... eu não era assim com 14!!)
É Cabel quem vai atrás dela e tem uma idéia que eu achei genial para fazê-la ouvir. E pelo menos depois disso a Janie não parece tão cabeça dura, embora eu ainda ache que as coisas se resolveram rápido demais e fácil demais para quem estava com tanta raiva.



Quotes


"Eles não admitem a existência um do outro, nem do evento, durante um bom tempo" 
(pág 38)

"(...)Porque eu gostaria de saber como... Mas que merda!... Como você. entrou. No meu sonho. Oi.
Janie fica vermelha de vergonha.
-Alguns de seus sonhos são ótimos."
(pág 85)

"Sonhos não são lembranças Janie. São esperanças e medos. Indicações das pressões da vida. Achei que, entre todos no mundo você soubesse a diferença"
(pág 115)


Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

9 comentários

  1. "Sonhos não são lembranças Janie. São esperanças e medos. Indicações das pressões da vida. Achei que, entre todos no mundo você soubesse a diferença"
    (pág 115)
    Sem dúvida nenhuma esse é a melhor quote do livro pra mim Lica.
    Bela resenha hein... Eu também tive muita dificuldade de ler o livro no inicio e ao contrário de você, levei dias para terminar... Mas depois que Janie entra no sonho de Cabel... Nossa! Eu fiquei perdidamente apaixonada por ele!
    Ai de quem fale do meu Cabel!
    Mas eu passei a amar a serie mesmo em FADE. Cara é muito bom!!! E Cabel e Janie... Bem... Fica melhor ainda!rsrsrsrs...
    Um beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você também Fê!!! rsrs

    Eu amei a série e fiquei com muuuita pena da Janie, ninguém merece viver assim! Mas o namorado dela, heita, esse eu quero pra mim, O MELHOR!!!

    E também acho que melhorou em Fade, lê logo Lica! Kkkk Você vai gostar! Isso se você não amar, que foi o meu caso!


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu add mais um livro na minha lista só que esse vai demorar mais que o normal para eu adquirir hihi ...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Fê...
    Arrisco a dizer que é o melhor quote do série =)
    E, sim meninas...
    Eu acabei de ler Wake no sábado e no domingo eu li Fade (em mais ou menos 4 horas)...rs
    Devorei o livro e gostei ainda mais de Janie e Cabel =)

    ResponderExcluir
  5. Já li Wake e Fade. Estou lendo gone agora, na verdade, quase terminando. Posso dizer que Fade é definitivamente o melhor lviro da série.
    E até se acostumar com a maneira que a autora escreve parece muito estranho ler. Não gosto de uma coisa só, no segundo livro você descobre o que vai acabar acontecendo com Janie. E tipo, não é como se ela tivesse como mudar o curso da vida, é aquilo e pronto. Achei meio frustante.
    Não sei se é porque eu li vários livros ótimos entre Fade e Gone, mas estou achando o terceiro lviro fraco. Estou achando a Janie chata, a trama sem graça e os pensamentos dela muito fracos. Vamos ver até o final né.
    Cara, o Cabelo me lembra muito o Cabel de Pretty Little Liars. Não só pelo nome, a descrição também! hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha.
    Ainda não li toda a sua triologia.
    Muito legal esse efeito de visão dupla. Achei que era defeito da foto..kkk

    Bye

    ResponderExcluir
  7. Não li nem Wake nem Fade nem Gone HSUAHUS
    Mas quero ler muito *-*
    Achei muito legal as letras embaçadas, super criativo!

    ResponderExcluir
  8. nao li ainda, mas vou fazer o possivel para mudar isto. muito bom, quero ele pra mim !

    ResponderExcluir
  9. A trilogia me chamou a atenção devido a alguns comentários de amigos... Gostei do tema que ela aborda e pretendo lê-lo em breve :)

    @MyrtesCharlotte

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras