Me Descobrindo Sua - L. M. Gomes

28/04/2017

Quando a vida te sorri com um amor de verão que te faz perder a cabeça e mudar sua vida. você tem a certeza que o universo conspirou para o seu final feliz.
Mas, e quando esse final na verdade for um recomeço?
Jane descobre que nem sempre promessas são cumpridas, e depois de ver seu coração destruído ela decide que finais felizes não existem.
James tem sua vida toda planejada e centrada, nada o abala até ver o que ele definiu como "pecado". Alguém tão jovem e linda que carrega uma alma ferida e um coração blindado. E nesse momento ele se vê mesmo sem perceber em meio a batalha de sua vida: Fazer Jane descobrir que na verdade o destino queria que ela fosse SUA desde sempre.


Me Descobrindo Sua conta a história de Jane, que em um verão na praia, encontra o que prometia ser seu amor para toda a vida. As coisas acontecem rápido, mas o casal se dá bem e já estão comemorando seu aniversário de três anos de casamento. Acontece que o tempo passou e... bom, alguma coisa aconteceu e Jane descobriu que a vida não é o conto de fadas que ela imaginava. E, depois de tanta desilusão, ela não acredita mais no amor, em relacionamentos ou em felizes para sempre.

Fugindo de sua dor, em uma outra cidade, ela acaba encontrando James - que a atropela enquanto saia do trabalho. Ele fica encantado com ela, como se estivesse a vida toda esperando por aquela pessoa, uma conexão que ele não consegue - e talvez nem queira pensar muito para explicar. Acontece que James já tem sua vida determinada. Ele tem uma namorada e até um anel de noivado na gaveta aguardando o momento de pedir a garota em casamento. Então, mesmo depois de levar Jane ao médico, verificar que está tudo bem e a deixar no hotel em que está hospedada, alguma coisa o atraí para essa garota, e ele precisa saber mais sobre ela.

Decidido que é com ela que ele quer ficar, mesmo sabendo que ela não está em um bom momento de sua vida, ele vai de encontro a namorada para terminar tudo - mas ao voltar, Jane não está mais no hotel e assim, ele se vê sozinho, durante um bom tempo lendo e relendo a carta que ela o deixou antes de partir. Como o destino tarda, mas não falha, em uma grande coincidência eles acabam se reencontrando e é aí que tudo realmente começa...


Embora eu tenha lido o livro super rápido e curtido bastante a narrativa de L. M. Gomes, não fiquei convencida com algumas escolhas da autora. Alguns detalhes me pareceram um pouco forçados e para mim, a história enfraquece um pouco quando algum personagem fica doente ou então morre e esses detalhes são usados de forma rápida, somente como justifica para algum comportamento - ou para criar uma empatia, fazendo tal personagem não parecer tão ruim. Eu prefiro odiar um personagem que aprontou do que acabar ficando com pena dele, ainda mais quando são personagens secundários que nem chegaram a criar uma conexão real na história.

O romance relâmpago e algumas interações do casal foi algo que me incomodou um pouquinho em alguns momentos da leitura. Na maioria dos casos, o encantamento pelo casal - ou por um dos dois - acaba fazendo com que isso se torne apenas um detalhe e que eu deixe de lado ou acredite mesmo no amor eterno a primeira vista. Mas essa coisa de relacionamento que acabou de começar e que já se tem a certeza de que é amor de verdade e que por isso depois de uma ou duas vezes já não precisa de camisinha é um pouco demais para mim. Ainda mais quando ela é dispensada para compensar alguma ausência ou depois de uma crise de ciúmes. Quer dizer, eles nem sabem tudo um do outro ainda e já tem a certeza de que não precisam mais de proteção?

Acontece que mesmo com os pontos negativos que citei, existe alguma coisa um tanto mágica na narrativa da autora. Conforme a leitura vai avançando, o casal foi me conquistando e, mesmo nos momentos em que eu sabia para onde a história estava seguindo, cheguei a ficar com o coração na mão, achando que poderia dar tudo errado e que o casal acabaria separado e sofrendo.

Outra coisa que gostei é que o amor entre os dois é fofo de acompanhar - ele pode ter acontecido rápido, mas mesmo assim fica claro a intensidade e a conexão que existe entre os dois. Adorei que não tem entre eles aquela falta de comunicação, comum em vários romances e que dura páginas e mais páginas, um achando que o outro fez algo que não fez. Quando acontece os desentendimentos eles são resolvidos logo pois um escuta o que o outro tem a dizer - e para mim, esse foi o melhor de tudo no relacionamento entre Jane e James. E o final? É daqueles doces e melosos que a gente chega a ficar com lágrimas nos olhos e suspirando pelos cantos, querendo encontrar um amor assim na vida real.


Em papel amarelo e com uma fonte de tamanho agradável para a leitura, a edição do livro tem pouco mais de 160 páginas. A Qualis utilizou fontes diferentes para as cartas e bilhetes escritos durante o livro (adoro esses detalhes!) e o início de cada capítulo tem um arabesco - e a indicação quando altera o ponto de vista. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada grave ou que afetasse significativamente a leitura. E sem falar que eu achei a capa linda.

Me Descobrindo Sua foi uma leitura rápida, com um ritmo leve e envolvente. Esse é o segundo livro que leio da autora e gosto do modo de escrita dela. Em Um Instante... Tudo Pode Mudar me agradou um pouco mais do que esse - e talvez isso tenha feito eu ficar com um olhar um pouco mais crítico. Mas, como eu disse, foi uma leitura gostosa de fazer e que teve seus bons momentos - e pretendo ler os outros livros da autora por conta disso. Acredito que o livro é uma boa leitura para quem procura algo leve, romântico e sem grandes dramas, ideal para aquecer o coração em uma tarde de chuva - ou fazer companhia em uma madrugada que o sono não chega (como foi o meu caso).

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

11 comentários

  1. Nossa, acredita que ainda não li nada dá autora?? Tenho curiosidade e espero em breve conseguir. Que bom que gostou dá leitura. Fico feliz.
    Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Resenha muito bem escrita! Deu até vontade de ler!

    ResponderExcluir
  3. Humm não gosto de situações superficiais só para justificar algo, acho que por isso eu não leria. Obrigada pela resenha. bjos

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa de paixão a primeira vista também me incomoda um pouco quando eu leio romances, mas acho que com a construção correta, pode até funcionar. Eu fiquei interessada na história, apesar de achar que já li algumas bem parecidas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conhecia a autora, ou o livro, mas gostei muito da sua resenha. Porém, a obra não faz muito o meu estilo de leitura, então dessa vez deixarei passar.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia! Mas não me atraiu nem um pouco viu Lica!
    Tô meio desacreditando no amor sabe ?rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Poxa que pena que teve pontos negativos na história. Concordo também não curtir muito essa questão de amor a primeira vista, mas dependendo da forma que é trabalhado dá para "entender". Enfim, mesmo com isso quando você falou da escrita da autora, me animei mais. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li algo parecido com isso, de um rapaz se apaixonar pela garota que atropelou, mas os caminhos que a história seguiu são bem diferentes desta história. Uma pena que alguns detalhes acabaram não deixando a leitura tão boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer um pouco a respeito da obra, de certo modo o livro pretende ser ótimo para quem aprecia o gênero, infelizmente não sou muito fã de romances, então acabo passando para pessoas que conheço que gostam deste estilo literário, infelizmente o livro teve alguns pontos negativos, não é mesmo? Por conta dos detalhes, e tal. Mesmo assim vou indicar para pessoas que gostam, tenho certeza que irão se interessar.

    Beijos,
    http://www.justificou.tk/

    ResponderExcluir
  10. Oi Li, sua linda, tudo bem?
    Eu não me incomodo com romances rápidos, desde que bem fundamentados. Eu preciso acreditar que é real, eu preciso sentir. Por isso foi uma pena que a história não tenha passado esse sentimento. O enredo realmente é apaixonante, tinha tudo para me conquistas se não forçasse em alguns momentos. Gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei muito da sua sinceridade na resenha! Confesos que romances relâmpagos também me incomodam muito, porque não acredito muito nisso. Mesmo assim, achei um livro muito interessante e fiquei bem curiosa para conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras