Lentes Mágicas #34: O Ritual

12/01/2012

Olá Saelnautas!



Começamos o ano enfeitiçadas... Falamos sobre Bruxas, fizemos promoções com Amor e Magia e eu não poderia deixar escapar a idéia de escrever sobre algo em torno do tema 'místico' que rola no ar. Sabe como é: 2012 é teoricamente o último ano, sexta feira 13 é amanha... me deixei levar... Ainda mais que eu amo filmes de horror, terror, suspense! 


O RITUAL

Título original: The Rite

Lançamento: 2011 (EUA)

Direção: Mikael Håfström

Atores: Colin O'Donoghue, Anthony Hopkins, Alice Braga, Rutger Hauer.

Duração: 114 min

Gênero: Terror







Sinopse: 

"Michael Kovak (Colin O’Donoghue) é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista, o apresenta ao lado mais obscuro da igreja. Ao conhecer a jornalista Angeline (Alice Braga), que investiga as atividades do religioso, suas reflexões sobre a crença no diabo e em Deus nâo param de crescer."


A primeira vista, se você nunca viu a capa, cartaz, ou qualquer imagem do filme vai mesmo imaginar que se trata de um filme sobre magia, afinal, não é de hoje que a palavra 'ritual' é associada ao mundo fantástico. O filme fala sobre catolicismo, em ritual de exorcismo, nada melhor pra uma véspera de sexta feira 13, não é?

Não deixa de falar sobre o sobrenatural, sobre o desconhecido, mas fala de demônios. Escolhi este filme justamente por sentir que há algo a mais no mundo, algo de mágico, misterioso, fora do nosso alcance.

Claro que não posso derramar muitos elogios para o filme. Ele cumpre seu papel: dá medo, tem uma boa história e tem bons atores, mas um filme precisa ser mais do que 'só mais um do gênero'. Quando vi o Anthony Hopkins como padre eu já sabia que não viria o lugar comum do medo. Toda vez que o vejo em qualquer filme eu lembro do Hannibal, não dá pra não associar. Ele tem a cara do mal. Ele é a personificação dos meus pesadelos e isso impulsionou meus olhos para ver este filme. Outra coisa muito curiosa é essa coisa de um cético que passa a acreditar. Oôh coisa irritante! Aconteceu a mesma coisa no 'Exorcista - O Inicio"... Acaba prejudicando o filme. Mas o Anthony faz valer a pena o esforço! Amo odiar ele!

Quem não teve a oportunidade de ver ainda, assista! Deixando a gente com medo suficiente, mesmo que a história não convença, já merece um pouco de crédito, não é mesmo? 

Abraços tremeliquentos a todos

Até amanha!




Que tal conferir também...

4 comentários

  1. Gi, Gi... Eu adorooooooooooooo, amoooooooooooo filmes dete gênero... Primeiro porque sou uma católica do avesso! Amo Cristo, sua personificação,suas parábolas... Mas acredito em reencarnação e alguns conceitos Kardecistas... Portanto acho que jamais serei cética, atéia... Mas abomino, em gênero, número e grau a IGREJA. Leia por IGREJA o Vaticano, e de uns tempos pra cá algumas instituições evangélicas... Leia neste caso EDIR MACEDO e cia... A crença acho maravilhosa: seja católica, kardecista ou evangélica... A fé, em um ser supremo, em um Criador... Em um Deus, maravilhoso, PAI... E lógico que se acredito em Deus, acredito no mal... Então filmes do gênero (Exorcista, Stigmata, etc) me fazem vibrar! Assistir, questionar, estudar... Mergulhar fundo... Tanto que Stigmata é um dos meus preferidos e vejo nele coisas maravilhosas... Aff... Me delonguei demais né?? Macro comentário! Quase uma resenha das minhas alucinações! hahaha Mas adorei a resneha, adorei a escolha... E não sabia deste filme e quero assistir, já... Porque gosto de coisas do tema... Não sabia deste lado seu, seu gosto por misticismo, bruxaria, cultura celta... Bem, gostei muito e vou assistir...

    ResponderExcluir
  2. Ohhhhhhhhhhh adquiri o filme esse mês, então vou ter mesmo que ver uma almofadinha e colocar na frente dos olhos!!!!! kkkkkk também comprei pelo Hopinks.
    Mas gosto de tema que envolva religião, um dos meus filmes favoritos é Stigmata, achei que Ritual fosse uma mistura de Stigmata com Exorcista kkkkkk

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Gente, que lindo! Adoro quando encontro um filme que a maioria não viu e chama atenção! Valeu meninas! Adoro tudo com tema religião, seja ela qual for! e SIM, este filme mistura muita coisa de 'Exorcista' e 'Stigmata'... uma viagem...

    ResponderExcluir
  4. Opa, mais uma aqui que tbm não assistiu esse filme! o/ Gosto de filmes desse gênero, mas qdo vi o trailer, pensei a mesma coisa que vc... Hopkins de padre??? Não vai rolar! Mas, mesmo assim, vou alugar; ainda que a estória não convença, vale a pena pelo ator.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras