Eu assisti: Cisne Negro (Black Swan)

05/02/2011


Com uma interpretação que encanta e conquista, Natalie Portman mostra que vale cada centavo assistir Cisne Negro (Black Swan)!!!

Eu falei do filme no post de ontem (aqui) e não vou me repetir...
Então este post é para você que quer saber um pouco mais do filme e não se importa com um ou outro spoiler.


Cisne Negro parece ser daqueles filmes que demoram para mostrar à que veio... Mas só parece.
É o tipo de filme que te deixa em cima de brasa durante os seus 103 minutos.

Logo no inicio já somos levados ao mundo de uma bailarina que tenta ser a estrela numero um (ser perfeita na visão dela).
Imagina a cabeça de uma mulher que não dá um passo sem a mãe, e o que me passou não é porque ela não quer e sim porque a mãe não deixa.
Alguém que chega em casa e a mãe tira o seu casaco, a põe para dormir e inclusive é a que tira os seus brincos... Demais???
Com certeza!
Junte isso com uma constante de "não tive uma carreira porque tive que largar o Ballet para ter você"...

Esta é Nina.

O filme é conduzido pelo olhar de Nina, onde vemos seus fantasmas e delírios, ao ser escolhida para o posto de protagonista do Ballet Lago dos Cisnes.
O fato é que Nina é frágil e tímida, possui uma técnica perfeita e vive pedindo desculpas, é perfeita para o papel de Cisne Branco.
E é em meio de uma luta desesperada para despertar seu lado sensual, astuto e agressivo (o do Cisne Negro) que Nina vê seu mundo desmoronar.


Natalie arrasa e não foi a toa a sua indicação ao Oscar (e nem seu favoritismo!).
Ela consegue passar a imagem de que é uma garota reprimida e que entra em pânico só de pensar em se entregar emocionalmente e fisicamente. E convence quem está assistindo que é a criatura mais frágil do mundo.
Mas em determinado momento, quando a história exige que apareça o seu outro lado, o seu Cisne Negro Natalie não deixa por menos.
É de assustar a expressão dela no momento que dança como Odile.

Muita polêmica foi criada em cima da cena de sexo que Natalie protagoniza com Mila Kunis e eu preciso dizer que por causa dessa polêmica toda e por ter lido algumas coisas esperava bem mais. Mas não... É uma cena que se encaixa perfeitamente na história e que foi muito bem feita. Principalmente os acontecimentos depois.


Eu concordo com a Neusa Barbosa do Cineweb quando ela diz:
"É quando traduz a dualidade extrema desta mulher fraturada que não encontra sua síntese que Natalie exprime o melhor de sua arte. Seu sofrimento transpira humanidade, força, demência, amargura, e a impressionante solidão ao ir até um lugar onde absolutamente ninguém pode segui-la."

Olha bem e me diz se não parecem duas pessoas completamente diferentes....



Se eu já gostava dela antes, agora então... Muito mais!!!
É claro que Natalie não seria nada no filme sem a ajuda de Vincent Cassel, que interpreta o diretor que a pressiona ao máximo e de Mila Kunis que faz uma jovem livre e super sensual, algo que Nina não consegue ser. A participação da Winona Ryder é pequena, mas faz toda uma diferença trazendo para a história uma bailarina que enlouquece ao ver que tem que aposentar-se.


Uma das melhores frases do filme, é dita por Thomas para Nina:




(Aproveitando a oportunidade para falar... Imagem bem ruim hoje no cinema... GNC já esteve com uma qualidade bem melhor!!!!)


Indicado para o Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor - Darren Aronofsky, Melhor Atriz - Natalie Portman, Melhor Fotografia e Melhor Edição, Cisne Negro entrou para a lista dos filmes que com certeza irei assistir de novo, e terei muito prazer em ter o DVD em minha estante.
Em apenas uma palavra, o filme é Fantástico!!!!
Super recomendado!!! *-*



Uma curiosidade...
Em 2007 foi publicado um livro chamado The Black Swan pelo ensaísta e pesquisador libanês radicado nos estados Unidos da América, Nassim Taleb.
Taleb define no livro que cisne negro é um acontecimento improvável e que, depois do ocorrido, as pessoas procuram fazer com que ele pareça mais previsível do que ele realmente era.

O filme não tem nada a ver com o livro, mas de certa forma a definição de Cisne Negro de Taleb se encaixa na visão da Nina.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Eu estou louca para assistir Black Swan e Burlesque, mais o preço dos ingressos acabam com meu bolso ainda mais que eu não tenho mais a carteirinha de estudante ... Natalie sempre me conquistou ...

    ResponderExcluir
  2. Burlesque chega por aqui semana que vem, tbm quero ver =)
    A minha carteirinha vence em março, então tenho que aproveitar...

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para assistir.
    Acho que o farei nesta semana!!
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu necessito ver esse filme!
    Aborda um tema muito legal que é Ballet (que eu adoro) de uma forma muito marcante pelo que pude perceber :)


    MiL bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras