Eu assisti: Cisne Negro (Black Swan)
05/02/2011
Com uma interpretação que encanta e conquista, Natalie Portman mostra que vale cada centavo assistir Cisne Negro (Black Swan)!!!
Eu falei do filme no post de ontem (aqui) e não vou me repetir...
Então este post é para você que quer saber um pouco mais do filme e não se importa com um ou outro spoiler.
Cisne Negro parece ser daqueles filmes que demoram para mostrar à que veio... Mas só parece.
Ć o tipo de filme que te deixa em cima de brasa durante os seus 103 minutos.
Logo no inicio jÔ somos levados ao mundo de uma bailarina que tenta ser a estrela numero um (ser perfeita na visão dela).
Imagina a cabeça de uma mulher que não dÔ um passo sem a mãe, e o que me passou não é porque ela não quer e sim porque a mãe não deixa.
Alguém que chega em casa e a mãe tira o seu casaco, a põe para dormir e inclusive é a que tira os seus brincos... Demais???
Com certeza!
Junte isso com uma constante de "não tive uma carreira porque tive que largar o Ballet para ter você"...
Esta Ć© Nina.
O filme Ć© conduzido pelo olhar de Nina, onde vemos seus fantasmas e delĆrios, ao ser escolhida para o posto de protagonista do Ballet Lago dos Cisnes.
O fato Ć© que Nina Ć© frĆ”gil e tĆmida, possui uma tĆ©cnica perfeita e vive pedindo desculpas, Ć© perfeita para o papel de Cisne Branco.
E Ć© em meio de uma luta desesperada para despertar seu lado sensual, astuto e agressivo (o do Cisne Negro) que Nina vĆŖ seu mundo desmoronar.
Natalie arrasa e não foi a toa a sua indicação ao Oscar (e nem seu favoritismo!).
Ela consegue passar a imagem de que é uma garota reprimida e que entra em pânico só de pensar em se entregar emocionalmente e fisicamente. E convence quem estÔ assistindo que é a criatura mais frÔgil do mundo.
Mas em determinado momento, quando a história exige que apareça o seu outro lado, o seu Cisne Negro Natalie não deixa por menos.
à de assustar a expressão dela no momento que dança como Odile.
Muita polêmica foi criada em cima da cena de sexo que Natalie protagoniza com Mila Kunis e eu preciso dizer que por causa dessa polêmica toda e por ter lido algumas coisas esperava bem mais. Mas não... à uma cena que se encaixa perfeitamente na história e que foi muito bem feita. Principalmente os acontecimentos depois.
Eu concordo com a Neusa Barbosa do Cineweb quando ela diz:
"Ć quando traduz a dualidade extrema desta mulher fraturada que nĆ£o encontra sua sĆntese que Natalie exprime o melhor de sua arte. Seu sofrimento transpira humanidade, forƧa, demĆŖncia, amargura, e a impressionante solidĆ£o ao ir atĆ© um lugar onde absolutamente ninguĆ©m pode segui-la."
Olha bem e me diz se não parecem duas pessoas completamente diferentes....
Se eu jÔ gostava dela antes, agora então... Muito mais!!!
à claro que Natalie não seria nada no filme sem a ajuda de Vincent Cassel, que interpreta o diretor que a pressiona ao mÔximo e de Mila Kunis que faz uma jovem livre e super sensual, algo que Nina não consegue ser. A participação da Winona Ryder é pequena, mas faz toda uma diferença trazendo para a história uma bailarina que enlouquece ao ver que tem que aposentar-se.
Uma das melhores frases do filme, Ć© dita por Thomas para Nina:
(Aproveitando a oportunidade para falar... Imagem bem ruim hoje no cinema... GNC jĆ” esteve com uma qualidade bem melhor!!!!)
Indicado para o Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor - Darren Aronofsky, Melhor Atriz - Natalie Portman, Melhor Fotografia e Melhor Edição, Cisne Negro entrou para a lista dos filmes que com certeza irei assistir de novo, e terei muito prazer em ter o DVD em minha estante.
Em apenas uma palavra, o filme Ʃ FantƔstico!!!!
Super recomendado!!! *-*
Uma curiosidade...
Em 2007 foi publicado um livro chamado The Black Swan pelo ensaĆsta e pesquisador libanĆŖs radicado nos estados Unidos da AmĆ©rica, Nassim Taleb.
Taleb define no livro que cisne negro Ć© um acontecimento improvĆ”vel e que, depois do ocorrido, as pessoas procuram fazer com que ele pareƧa mais previsĆvel do que ele realmente era.
O filme não tem nada a ver com o livro, mas de certa forma a definição de Cisne Negro de Taleb se encaixa na visão da Nina.
5 comentƔrios
Eu estou louca para assistir Black Swan e Burlesque, mais o preço dos ingressos acabam com meu bolso ainda mais que eu não tenho mais a carteirinha de estudante ... Natalie sempre me conquistou ...
ResponderExcluirBurlesque chega por aqui semana que vem, tbm quero ver =)
ResponderExcluirA minha carteirinha vence em março, então tenho que aproveitar...
Estou louca para assistir.
ResponderExcluirAcho que o farei nesta semana!!
:)
Beijos
Nossa eu necessito ver esse filme!
ResponderExcluirAborda um tema muito legal que Ć© Ballet (que eu adoro) de uma forma muito marcante pelo que pude perceber :)
MiL bjs
Eu assisti e recomendo.
ResponderExcluirMuito bom.
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=
*** ComentÔrios serão respondidos por aqui mesmo, através de comentÔrio.