Lentes Mágicas #54: O Aprendiz

07/06/2012

Olá cinéfilos!

Mais uma quinta feira de Lentes Mágicas e trago até vocês mais um filme baseado em livro. O Aprendiz foi baseado no livro 'Different Seasons' do ilustre Stephen King!



O APRENDIZ

• Original: Apt Pupil
• Ano: 1998
• Direção: Bryan Singer
•  Elenco: Ian McKellen, Brad Renfro
• Roteiro: Stephen King (romance), Brandon Boyce (roteiro)
• Gênero: Drama/Suspense
• Origem: Canadá/Estados Unidos/França
• Duração: 111 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Sinopse: "Todd Bowden é um estudante de dezesseis anos que reconhece o velhinho Kurt Dussander que mora em sua cidade, como um nazista foragido. Obrigado a revelar os segredos do passado sobre o campo de concentração e ganhar o silêncio do rapaz, o fugitivo alemão prepara um sinistro plano para envolver o adolescente num perigoso jogo psicológico."

Sabe aquele momento que você não sabe como avaliar um filme pros outros?

Para mim ficou muito confuso o motivo pelo qual gostei do filme. Se pela qualidade de interpretação, se pelo belo roteiro, se pela cenas intrigantes ou pela situação ambígua típica do King!


Por onde começar quando me sinto assim?
Relatando o poque de cada item...

Interpretação. Todos nossos leitores sabem bem a paixão que tenho pela sétima arte e seus atores mais antigos. Não é de estranhar que os atores mais velhos (não todos, sempre existe uma ou outra exceção) são de longe mais expressivos que esta ultima geração com menos de 30 anos de idade. No caso deste filme em especial, é possível notar uma atuação perfeita entre McKellen e Renfro! Posso afirmar que o garoto tinha muito potencial, seria um dos grandes, se não tivesse se perdido a 4 anos atras no mundo das drogas. E McKellen é... é... é minha 'luz, é raio, estrela e luar, manhã de sol, meu iá iá meu iô iô'! Sem mais comentários... nem preciso, né? 

Roteiro. Filmes baseados nos livros do King 'a-h-a-z-a-m'! O roteirista que adapta para as telas tem que ser muito idiota pra mudar algo de muito essencial nas histórias que ele nos presenteia. Minha opinião: todo livro do King deveria ser filmado!

Cenas Intrigantes. Junta-se 'atores bons + roteiro magnífico + essencia de King', teremos? Dúvidas! Tem uma cena que me deixa arrepiada de ódio e com os olhos lacrimejando de pena. É angustiante pensar que você pode desejar o mal pra um personagem, do tipo -'bem feito pra ele!' e ao mesmo tempo pensar -'pobre homem, nessa idade passando por isso, tadinho!' Sem dúvidas (viu como estou me contradizendo?) é a coisa mais fabulosa que uma história bem contada e bem filmada pode fazer com você!

 Situação ambígua. Já ficou mais do que clara, não?

Se eu fosse vocês, eu alugaria o filme pra assistir neste feriadão! Não perde tempo não!

Abraço a todos!




Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Oi querida, boa noite!

    Bah, curti o da Stephen. Parece ser bem legal!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Eita, o que eu posso dizer de um filme baseado na obra do Stephen King e que aborda sobre Nazismo??? Só assistindo mesmo, Gi, e confesso que tenho até um certo receio dos sentimentos que esse tipo de filme acaba despertando! D:

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  3. Eu admiro muito o Stephen King, o cara é fera e escreve muito bem! Eu ainda não conhecia essa obra e nem o filme, foi legal saber que o filme é muito bom, agora fico imaginando o livro, deve ser muito melhor. Vou procurar o livro e depois assisto o filme, vlw pela dica.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amo o rei e amei este filme! Dicas sempre boas nesta coluna, ein meninas? Valeu!

    Bjkas
    @KactusRosa

    ResponderExcluir
  5. Opa, adorei a indicação. Adoro os filmes baseados nas obras dele! Esse eu não conhecia!

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto muito as histórias do King, não fazem meu estilo. Mas o cara arrasa e pelo que você falou do filme assistiria sem pensar.
    E, bom, McKellen na tela não tem como não curtir não é?

    Beijinhos
    Manu

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras