'Destino' de Ally Condie pela @Suma_BR

05/06/2012

Olá Saelnautas, tudo bem?

Venho até vocês para expressar minhas humildes opiniões sobre o livro da Ally, aproveitando o ensejo do lançamento do 'Travessia', a aguardada continuação de 'Destino'...

 Sinopse: "Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo."

Futuro. Tema apreciado pela minha pessoa. Geralmente rodeada de expectativas, não é mesmo? Quem aqui que nunca parou pra pensar em como será daqui uns 10 anos, 20, 30, que dê o primeiro delete!

Sociedade. Com suas regras, etiquetas, modas, condicionamento e alienação...

Um livro. Uma moça. Um condicionamento. Uma dúvida. Uma falha...

Qualquer semelhança com nossa realidade já, é mera especulação!

Sabe, desde que eu soube deste livro coloquei como meu desejado. Várias positividades em blogs pelo mundo me deixaram curiosa. Fiz loucuras gigantescas para ter este livro. Acreditem! Cheia de expectativa e voraz, devorei o livro. Terminei seca. De ódio! Nunca quis matar tantas pessoas ao mesmo tempo na minha vida... Pra que mentir em resenha??? Pra que encher uma pobre criatura como eu desesperada por um livro avaliado em 5 estrelas e que merece 3??? Digo a vocês que é muito bom poder falar dele depois de quase um ano com o livro na cabeça, assim pude ficar mais calma. Vamos lá!

O livro começa lento, até Ally engatilhar sua narrativa. O tema não é original, mas o ponto de vista é muito interessante. Cenário bem criado, nítido e palpável. Um livro muito atual e verdadeiro apesar de parecer uma ficção. Entrelinhas geniais. Romance fraco e indefinido. Fico me perguntando como aquela 'sem sal' da Cassia vai se virar em 'Travessia' com a pseudo atitude rebelde dela... Outra pergunta é como a Disney vai maquiar a história pra fazer dela um de seus memoráveis sucessos??? O jeito é esperar...

Durante a leitura eu lembrei do filme 'Matrix' e do 'Wall - e', do livro 'Feios' e o 'A Casa de Thendara'... Aspectos semelhantes em alguns pontos chave que me deram a inspiração pra terminar o livro que se mostrou ser melhor do que o inicio mas não tão bom quanto pintaram. Vale a pena ler, ainda mais agora que já saiu o segundo e as coisas podem melhorar (espero sinceramente que sim, a história tem tudo pra ficar boa!). Não querendo dizer, talvez esta história na mão de outro autor? Ein? Talvez a Ally tenha sido a escolhida pela 'sociedade' para escrever sobre ela mas não consegue desenvolve-la até onde pode ser explorada? Hum? Fica a dica! 

Acima de tudo, é um livro reflexivo.

Quem me conhece sabe que eu não abandono um livro sem um motivo fenomenal. Meu lema: 'Todo livro é amigo e foi feito pra ser lido!'  No skoob (doo), levou de mim suas merecidas 3 estrelas. Infelizmente não é permitido metades, senão seriam 3 estrelas e meia... Por acreditar na melhora que eu quero ler o segundo! Vai que se atem os nós?

Fiquem ligados, pra quem não teve a chance de ler teremos uma super mega ultra giga surpresa em parceria com a editora Suma de Letras e com o blog As Envenenadas Pela Maçã

Se eu fosse você já deixaria um comentário hoje pra aumentar suas chances amanhã... ! 

Viram? Até rimou...


Que tal conferir também...

10 comentários

  1. OI Gisele, eu já gostei bastante deste livro e agora estou na expectativa de ler o segundo volume.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler a resenha desse livro, acho as capas da série muito bonitas e o tema bem legal. Gostei de conhecer melhor Destino, o que mais me anima é o fato do livro ser Reflexivo. Gostei também de saber os pontos fracos desse livro, espero que melhore na continuação.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louca por esse livro por um tempo, tenho uma colega que falou tão bem dele e de como ela adorou. Mas a vontade acabou passando.Quem sabe um dia
    Vai virar filme,da Disney? Uia que legal.
    Parabéns pela resenha
    beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelos comentários gente! Bom saber que gostaram da resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Hum, o que ainda me motiva a ler esse livro é o fato de acreditar que a estória tem potencial e, talvez por se tratar de uma trilogia, a autora tenha deixado a melhor parte para os próximos livros; e mesmo o começo parecendo ser cansativo e tendo uma protagonista 'sem sal', ainda quero ler, sim.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  6. Essa é a primeira resenha que leio de alguém que não gostou muito do livro. Gostei do jeito que você colocou isso na sua resenha.
    Gostei muito das capas dessa série.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  7. Li e gostei. Assim como você eu não ameiiii de paixão. Vamos ver né, se melhora com o segundo!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Resenha sincera, é assim que se faz, parabéns! Também tenho ódio mortal de resenha falsa, já vi gente marcar favorito em livro que não valia nem um estrela! Estou curiosa para saber se o livro evolui na continuação :D

    Mi - http://www.CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  9. Tanta gente falou super bem desse livro que me deu medo de ler. Quando a empolgação é demais eu sempre fico com aquela sensação de que não vou gostar.
    Bom saber que na real o livro não empolga tanto, assim dá para a gente ler mais com o pé no chão.
    Devo dar uma chance, ainda mais com Travessia chegando por aí...

    Beijinhos
    Manu

    ResponderExcluir
  10. Tô louca pra ler esse livro, e essa resenha me deixou ainda mais desejosa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras