Delírio de Lauren Oliver

01/06/2012


Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga todos os cidadãos a serem curados quando completam dezoito anos. As pessoas também enfrentam outras duras imposições das autoridades, como toque de recolher, fiscalização sobre as artes e intensivo controle através de escutas telefônicas e agentes nas ruas, sempre atentos a qualquer atividade suspeita.
Lena Haloway acredita que todas essas regras são para o bem da população e aguarda ansiosamente o dia de sua intervenção. Essa é a coisa certa e esperada a se fazer. Mas tudo que ela conhecia e em que acreditava desmorona no momento em que Lena se apaixona por Alex. Faltando apenas noventa e cinco dias para sua intervenção, será que Lena ainda escolherá a cura?

delirio
No futuro o AMOR, conhecido como Deliria Nervosa, é considerado uma doença grave afetando a mente, impedindo as pessoas de tomarem as melhores decisões, e em um estágio mais avançado levando-os a loucura total.
Lena está contando os minutos para completar 18 anos, faltam 95 dias para que sua vida mude completamente e ela não precise mais se preocupar com essa doença que vem acabando com sua família, sua mãe cometeu suicídio quando ela era pequena e sua irmã mais velha teve os primeiros sintomas da doença, mais foi curada. Ela confia muito no governo e sempre consulta seu exemplar do Shhh (Suma de Hábitos, Higiene e Harmonia) para não ser infectada.
Antes da intervenção médica para ser curado da Deliria todas as pessoas passam por uma avaliação médica onde serão entrevistados para que o sistema possa encaminhar cada um a um companheiro adequado, assim como uma faculdade e futuramente um emprego. Quando a vez de Lena chega algo terrível acontece; seu nervosismo é tanto que ela dá as respostas mais estranhas e erradas, o que a salva de ter uma nota baixa é a invasão dos Inválidos (pessoas que moram na selva e não foram curadas). No meio dessa confusão toda Lena percebe um menino observando-a.
Enquanto aguarda uma nova data para avaliação Lena aproveita ao máximo os últimos dias de diversão correndo pelas ruas e praias com sua amiga Hana, que começa a questionar se a intervenção é a melhor coisa a ser feita.
"É isso que Hana não entende, nunca entendeu. Para alguns de nós, não se trata só do deliria. Alguns de nós, os mais sortudos, terão a chance de renascer: mais novos, mais frescos, melhores. Curados, inteiros, perfeitos novamente (...) É tudo isso o que quero (...)" pág. 93
Em uma dessas corridas elas vão parar na entrada dos fundos do laboratório onde acontecem as avaliações, lá encontram Alex, um dos seguranças, e Lena percebe na hora que ele é no menino que estava no dia da confusão observando-a.
Aos poucos Hana começa apresentar a sua amiga segredos sobre os Inválidos e seus simpatizantes... Alex também tem muita coisa para lhe mostrar assim Lena começa a sentir que não pode mais confiar tanto no governo e que algo está errado com a história de sua mãe.
"E Deus criou todo o universo a partir de um átomo do tamanho de um pensamento. (...) Meu mundo explodiu também por causa de uma palavra. Uma palavra que subiu pela minha garganta e escapou de meus lábios antes que eu pudesse pensar ou contê-la.(...) E a palavra foi: SIM." pág. 119
Na primeira parte de Delírio tudo acontece de forma bem lenta. Lauren tem uma narrativa bem detalhada de todas as personagens e do lugar, fazendo com que a leitura na parte segunda parte ocorra bem rápido pois o leitor já está habituado ao contexto.
O final deixa milhares perguntas no ar, a sequência que será lançada com o nome de Pandemônio tem tudo para tirar mais ainda nosso folego!

nathy b







Invadindo a postagem da Nathy...
Todos os comentários da resenha irão concorrer a um kit do livro (contendo um bloquinho personalizado, um botton e marcadores da Intrínseca).
É só seguir o blog e comentar (coerentemente) neste post.
Válido para comentários realizados até dia 20/06. O resultado será postado aqui no blog e o vencedor terá 48 horas para entrar em contato.
Boa Sorte a todos!!!!

Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os as. Só não me peça para ser simpática, simpatia não tem nada a ver comigo.

Que tal conferir também...

18 comentários

  1. Ainda não li Delírio mas sempre ouvi muitos elogios e muitas pessoas favoritando o livro.O amor é uma doença e tem cura... Ah Gostei bastante da sua resenha,está Otima.
    Quero muito ganhar esse kit *--*

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse livro! Tinha o visto somente nas livrarias, mas essa é a primeira vez que leio algo a respeito. Gostei muito da sua resenha, e quero muito ler essa série, pois o enredo parece ser muito legal e a capa ficou bonita.

    Abraços
    Caique Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro,mas de tanto que ele é falado eu tô super,mega curiosa pra ler,ele já ta na minha listinha ><
    Tema distópico que ta bem na moda agora,e eu adoro!

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro ainda, na verdade vi vários sorteios dele no twitter, e só li a sinopse agora. Achei tão parecido com Feios! Mas por ter gostado de Feios acho que leria sim.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro não está na minha lista, pelo menos por enquanto... A capa dele não me atrai muito e livros distópicos não fazem muito o meu estilo apesar de ter amado Estilhaça-me! Gostei da resenha, mas ainda vou me permancer relutante quanto a ler tal livro.

    ResponderExcluir
  6. Td vez que vejo uma resenha sobre esse livro eu me pergunto o que a autora chama de amor, pq o perigoso é a paixão que move montanhas e arrisca tudo...o amor já pleno, calmo e não oferece riscos, ao contrário é solução!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  7. Esse eu já tenho na minha estante, só falta mesmo é tempo para lê-lo. De toda essa 'enxurrada' de distópicos, Delírio foi um dos poucos que chamaram minha atenção... espero que corresponda às minhas expectativas.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  8. Não tenho e quero! Quero sempre todos s livros que eu puder.. amo amo amo amo vemnimim kit!
    Que beleza, né

    Bjokas
    @KactusRosa

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho e com certeza lerei esse livro, a história é contagiante cara! tudo de bom \o

    karolyne_26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Estou doida para ler esse livro desde quando anunciaram lançamento aqui no Brasil. Se a Lauren caprichou que nem em Antes Que Eu Vá, o livro é sensacional então. Sua narrativa é de apaixonar.
    Adorei a escolha do primeiro quote.

    Beijos,
    Mars.
    @letrasdecha

    ResponderExcluir
  11. Ual! Com certeza a sua resenha me deixou super curiosa para ler o livro.
    A única coisa que me deixou meio receosa foi que você disse que o livro é bem descritivo e apesar de saber que isto é necessário, não me agrada muito.
    Espero poder ler logo este livro e poder voltar aqui pra contar o que eu achei.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Super empolgada para ler esse livro embora tenha medo de me decepcionar. Mesmo tendo lido algumas resenhas super positivas e outras nem tanto.
    Amei Antes que vc se vá e acho que vou gostar desse também.
    E o kit? Que lindo *---*
    #EuQuero

    Beijinhos
    Manu

    ResponderExcluir
  13. Eu já li uma série de resenhas elogiosas sobre esse livro, o único ponto negativo para mim é o fato de ser uma série e eu acho muito chato ler um livro e depois ter que esperar séculos pela continuação. A propósito, eu não gostaria de viver em uma sociedade em que o amor fosse considerado uma doença que devesse ser curada

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade.
    Gostei muito da capa e da sinopse dele.
    Tenho curiosidade de ler esse livro pelo fato de uma sociedade descobrir a cura para o amor e implantar isso nos cidadões.
    Espero que mesmo você tendo colocado na resenha que na primeira parte a história é um pouco lenta e na segunda já passa um pouco mais rápido não atrapalhe a leitura.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  15. Achei a história do livro bem interessante, vou dar uma olhada pela cidade, ou pela net, agora fiquei curiosa para saber mais sobre o livro rs.

    ResponderExcluir
  16. Depois desta resenha estou super curiosa para ler o livro. Adoro ler e adoraria um novo livro na minha estante...rsrsrsrsr
    Bjuxxxxx...

    @ludi_milla
    lud_mila06@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Senti um pouco da série Feios não ???? Não sou muito fã desse gênero distópico, mas obrigada pela dica.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras