Conselho de Amiga – Siobhan Vivian

04/12/2012

conselhodeamigaSe não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?
Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Nova Imagem (2)

Sabe quando você começa a ler um livro e de cara já acha que a coisa vai acabar desandando? Quando você tenta, mas não consegue se identificar com uma personagem? Sabe quando você continua a ler cada página na esperança de que a coisa mude de status? Então…

“Então nossa casa é outra vez silenciosa, mas o silêncio parece ser alto demais. Não dá para dormir com um silêncio desses.” (pág. 37)

Eu já tinha lido outro livro da Siobhan Vivian e tinha me encantado. Não sou este tipo de garota não tinha nada de extraordinário, mas era um livro fofo e achei que com este teria a mesma coisa. Acontece que enquanto eu consegui identificar vários pontos interessantes para ser ‘discutido’ em Não sou este tipo de Garota, não consegui ver o mesmo em Conselho de Amiga.

O fato é que Ruby não me conquistou. Ela me pareceu chata demais, aquele tipo de garota que não consegue resolver nada sozinha. E o pior, todos os personagens giravam ao seu redor como se ela fosse o centro do universo. Um centro do universo irritantemente mimado. Como Ruby é a narradora, não conseguimos conhecer muito mais dos outros personagens e nem se apegar por eles. Em vários momentos a personalidade das amigas de Ruby ficou confusa, fazendo com que eu não conseguisse uma aproximação com elas. Até Charlie que tinha tudo para ser um garoto fofo ficou me parecendo bobo demais.

E quanto mais eu torcia para que a coisa caminhasse para outro lado, que me surpreendesse e me conquistasse, nada mudava. Isso sem contar no final, que me deixou com um ponto de interrogação na mente. O livro teve uma conclusão fraca, foi tudo muito rápido e confuso, dando a impressão de ter ficado em aberto.

"Eu estava tão confusa. Parecia que eles só tinham tido lembranças felizes. Mas Beth disse que diários são como álbuns de fotografia. As pessoas não colam fotos feias. Só guardam as fotografias em que estão bonitos e contentes." (pág. 97)

Talvez eu estivesse querendo muito mais do que o livro poderia me dar e por isso minha decepção. Se eu tentar ver com outros olhos, é possível encontrar alguns pontos favoráveis, mas estes não aconteceram para mim. Acredito que o livro irá agradar os mais jovens, talvez entre os 12-13 anos (o que me lembra que em alguns momentos as personagens pareciam com esta idade e não seus 16).

Não posso dizer que foi uma leitura ruim, porque se fosse o caso teria abandonado e desistido antes mesmo de terminar. Mas ao mesmo tempo não consigo dizer que foi uma leitura muito boa, que eu me agradei e que gostei. Não sei porque este livro assim como o outro da Siobhan não saiu pelo selo Novo Conceito Jovem. Se eu lesse ele esperando algo mais leve como os destinados a este selo, talvez me agradasse mais.Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

23 comentários

  1. Oi Lica, então desde a divulgação achei que esse livro não seria interessante, achei engraçado até encontrar resenhas positivas, daí ver que cada um tem seu gosto, mas ainda assim não me convenceu a dar uma chance de ler. Fugi de promoções com ele. XD
    Apenas pela sinopse achei a Ruby super antipática e mega mimada.
    Um livro que não faz falta na coleção. Em compensação tenho muita vontade de ler "Não sou esse tipo de garota".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler esse livro, mas assim como você, acho que ele não vai ser TUDO isso :3

    beeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lica!
    Puxa vida, acho que vou mesmo desistir de esperar alguma coisa maior deste livro... Na época que foi lançado, fiquei bastante animada porque também gostei muito de Não sou este tipo de garota, apesar de não ser uma história extraordinária. É uma pena que esse não seja tão bom quanto o outro e acho que é mesmo indicado à um público mais jovem. De qualquer forma, ainda quero lê-lo um dia (e em breve, de preferência.) ^_^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Esse estilo de leitura não faz a minha cabeça. Prefiro os livros de suspense e policiais. Não vai pra minha lista do skoob, não.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ainda não li nenhum livro da autora Siobhan Vivian.
    Ganhei este livro: "Conselho de amiga" mais ainda não tive tempo para ler, ele esta na lista de espera...rs

    ResponderExcluir
  6. Oi..

    Adorei a sua resenha, faz longos meses que quero comprar esse livro para ler, mas acabo vendo outro me interessando por ele e acabo por esquecer esse. Mas, agora vou poder ler, pois, uma amiga vai trocar ele comigo..

    ResponderExcluir
  7. Pela sua resenha, percebi que os leitores mais "veteranos" digamos assim, vão achar a história fraca, talvez desinteressante, mas acredito que tenha um bom público para ela. Mas trata de algumas coisas que os mais jovens (e também os mais velhos, por que não?) enfrentam em algum momento da vida.

    ResponderExcluir
  8. Também estou louca para ler este livro exatamente por ter adorado Não Sou Este Tipo de Garota. Neste último a personagem principal não me cativou e, pela sua resenha, o mesmo acontece em Conselho de Amiga. No entanto achei cativante o modo como a autora escreve e acho que vale a pena tentar por causa disso ;)

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  9. Adorei tua resenha bem 'pé no chão.'

    ResponderExcluir
  10. esse livro esta na minha lista de espera. Gosto mt da capa dele ^^

    ResponderExcluir
  11. "Não sou este tipo de garota" me despertou interesse agora. Gostei da resenha.
    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  12. Estou surpresa com a resenha, eu li a sinopse esperando um livro muito bom, divertido pelo menos, é uma pena que você não tenha gostado, eu acho que também não vou, a protagonista me deu preguiça só de ler a sua descrição.
    Bem enfim eu espera mais desse livro, mas não estou mais com vontade de ler, vou passar outros títulos na frente dele, um dia quem sabe eu não achei tempo para lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Li outras resenhas bem desanimadoras em relação a esse livro.

    Se um dia ele chegar até as minhas mãos, posso até ler, mas não vai passar na frente dos outros livros, rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que desde que este livro foi lançado tive um certo "preconceito" com ele. Realmente, a história é bem para adolescentes (12, 13 anos, como você disse), mas ainda assim não justifica a falta de um conteúdo mais relevante e personagens mais cativantes.
    Não li o livro e estou só dando palpites. Com certeza quem leu sabe muito melhor.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Já li outras resenhas sobre o livro, confesso que não me interessei!

    ResponderExcluir
  16. A história poderia ser muito boa, mas foge da realidade né? Assim como Ruby o mundo não gira ao redor de uma pessoae, mas nunca li um livro dessa autora quem sabe eu não dou uma chance?

    ResponderExcluir
  17. É mais um chick-lit? Ainda não li nada do gênero, mas fiquei tentada... pela diversão e despreocupação com uma leitura leve.

    ResponderExcluir
  18. Não me interessei. Já tinha lido sobre ele antes...

    ResponderExcluir
  19. Eu já vi várias resenhas sobre o livro, e confesso que ele nunca me atraiu, sempre tive a impressão que ele era meio bobinho. E agora com a sua resenha, ele irá para o final da lista.
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Não. Isso é tudo que tenho a dizer do livro. Não deu em nada essa leitura pra mim. É, muito simples, bobinho. Acho que a autora focou DEMAIS em adolescente que ainda é criança pra fazer esse livro, porque história mesmo não senti nenhuma e só criança deve achar graça. Foi mal, mas é o que penso =/

    ResponderExcluir
  21. Uma pena que esse livro não te agradou. Tenho lido algumas resenhas sobre ele, e posso dizer que você não está sozinha com essa opinião. Por a autora ter arrasado no livro anterior, acaba criando uma expectativa nos outros lançados. Ou seja, se a autora no mínimo mandar bem no segundo, a leitura vai por água abaixo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Não estava nada animada com o livro desde que soube do lançamento, depois de ter lido algumas resenhas provavelmente não vou dar uma chance. Já vi o pessoal comentando o mesmo que você sobre os personagens, é uma pena a autora ter pecado nelas. Mas, acho que o livro seria perfeito para ler entre leituras maçantes, sessão da tarde cairia muito bem nisso.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras