[Resenha] Belle - Lesley Pearse (parceria @Novo_Conceito )

07/12/2012

Olá Saelnautas!


Minhas opiniões de hoje sobre o livro Belle, da Novo Conceito.
 Sinopse (contra capa do livro): "Belle, de 15 anos, viveu toda sua vida em um bordel, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Porém, em uma noite que poderia ter sido como qualquer outra, ela testemunhou o assassinato de Mille, umas das garotas que ganhava a vida na casa de Annie, e em seguida foi raptada pelo assassino e enviada a Paris. Incapaz de escolher seu destino ela acaba aceitando as circunstancias e, ao chegar em New Orleans, Belle decide aproveitar a vida como uma cortesã, mesmo que as lembranças de sua casa e as ameaças que a espreitam exijam mais coragem do que ela jamais imaginou ter. Neste romance intenso, Lesley Pearse nos presenteia com a jornada de Belle por um mundo em que é necessário mais do que esperança para se acreditar que é possível encontrar a felicidade."

Sinopse (redes sociais) : "Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso."

A um tempo atras eu li um livro chamado Amor de Redenção que trazia uma linha de raciocínio parecida com esta. Não a personagem em si. Belle é uma moça que impossível de existir, nem mesmo no universo da literatura ela tem vez de viver... Falo do enredo, dos fatos apresentados e de com tudo se resolve. Se é que se resolve...

Belle é intenso sim. É uma novela daquelas que o mocinho sai de uma enrascada pra entrar em outra pior. Que a mocinha não vê maldade e é pura de coração. Onde a história se desenrola para que tudo fique bem no final. Síndrome da Branca de Neve, sabe?  

Li rápido. Posso dizer que foi porque é bem escrito e te prende! Quando se gosta de um pouco de suspense com gosto de novela das oito (sim, já fui noveleira e tem novelas que martelam na minha cabeça até hoje) o livro é uma ótima pedida. 

Sabem, eu não gosto muito de revelar detalhes, mas tem algo que escrevi no Skoob que vou compartilhar aqui: alguém que convive uma vida inteira ouvindo uma palavra todos os dias e só descobre o significado dela na adolescência é um pouco forçado pra mim. Ainda mais quando a protagonista se mostra esperta o tempo todo, fica difícil acreditar que só pra isso ela não é...

Uma coisa que não gosto no livro? Tem sim. A capa e a sinopse! Odeio capa com pessoas, tira minha versão da personagem. A sinopse porque está mal escrita e conta demais... Nas duas versões!

Das coisas que mais gostei quero compartilhar 3:

"- Ser mau significa diferentes coisas para pessoas diferentes." (pg.90)
 "Isso certamente era a prova mais contundente de sua natureza desajustada. Na verdade parecia que ela não conseguia mais definir o que ra bom ou ruim, pois tudo havia se misturado e borrado." (pg.213)
"Pessoas respeitáveis, frequentadores da igreja, parecem não perceber que fomos feitos para gostar de sexo. Não serve apenas para fazer bebês, querida. Amar uns aos outros no sentido físico faz bem para todos nós, é a cola que mantém um relacionamento em pé e torna-o feliz. Se as esposas dos homens que atendemos aqui aprendessem a gostar de trepar, não haveria a necessidade de existirem casa como a minha." (pg.214)  
 No desfecho, encontramos pequenas surpresas que te levam a crer que este 'conto de fadas às avessas' tem tudo pra dar certo, mas não gosto de contar nada, leiam e saberão do que eu falo! quem acompanha nosso blog sabe que eu detesto aqueles que contam demais ou colocam muita expectativa positiva. assim como no livro, acredito que pode ser diferente para pessoas diferentes...

Bom galera, é isso! Espero que tenham a oportunidade de ler este livro. Na minha lista de leitura ele ocupa a 12° posição. Não é excelente, mas é bom!

Abraços

Que tal conferir também...

23 comentários

  1. ah!! Eu ganhei esse livro, mas ainda não li.
    Se a inda não seguiu:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler este livro! Belle parece muito intenso mesmo. Com um tema mais "pesado", a história parece intrigante, daquele tipo que prende o leitor e o faz criar sentimentos (quaisquer que sejam) pelos personagens.
    obs: Pelo que você disse, há um pouco de contradição na história (em relação a personagem principal), mas espero que não estrague.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas, mas não fiquei nem um pouquinho curiosa por esse livro.

    Também não gosto de capas com modelos, :(

    ResponderExcluir

  4. espero ler logo esse livro. apesar de vc nao ter gostado de algumas coisas viu

    ResponderExcluir
  5. Bom, não gostei muito do tema do livro, porém é um tema meio atual, a leitura seria interessante!

    ResponderExcluir
  6. Eu não li Belle, mas já tinha lido a respeito e sabia que o tema era forte. Por se tratar de uma história de época, imagino que trabalho minucioso a autora deve ter feito para retratar tão fielmente os costumes de onde se passa a história. E quando você diz leu rápido as mais de 500 páginas, acho que aí está a diferença: quando o texto flui e encanta quem está lendo, nem se vê a quantidade de páginas.

    ResponderExcluir
  7. me interessou bastante. Quero mt ler esse livro...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gisele, tudo bem? ^_^
    Já tive oportunidade de ler "Roubada" que é desta mesma autora e, por causa disso, não tenho intenção de ler Belle... Pela sua resenha, parece que ele segue no mesmo caminho do anteriormente citado, que eu não gostei nem um pouco... Livros onde tudo dá errado o tempo todo, com uma mocinha inocente, boazinha demais (ou boba)... Sei lá, não curto. Não é real, ao meu ver. ahsuhauhsa
    Mas o livro tem boas resenhas e quem gosta do estilo "novela das oito" (bem cara da Lesley mesmo), acho que vai mesmo encontrar um bom livro. ^_^

    Beijos!
    @jana_keanuloka

    ResponderExcluir
  9. Eu tô esperando melhorar para ler, ultimamente tenho muta dor de cabeça... estou com ele aqui, sempre olho e penso em pegar, mas deixo de lado, não gosto de levar dias lendo, especialmente se gosto do livro.
    Desde a divulgação ele me chamou atenção, o enredo atraente, saber que apesar de todo sofrimento a mocinha ainda se mantem sã é incrível e quero descobrir como ela consegue isso.
    Adorei a resenha e os trechos selecionados. Ri bastante com o último. =)

    ResponderExcluir
  10. Uau, não esperava que o livro tratasse de algo tão intenso assim. A sinopse, no entanto, não me deixou muito na expectativa. Depois de ler eu fiquei me perguntando: Quem são Millie e Annie? lol Meio desnessário mencionar nomes de personagens secundários na sinopse, mas enfim...
    Certamente nunca li nada parecido. O tráfico de pessoas me lembrou da novela que atualmente passa na Globo, kkk, apesar de não assisti-la. Fiquei curiosa para ler!

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  11. O tema é bem atual e parece interessante, mas assim como voce nao gosto de livros com fotos de pessoas na capa, perde a graça.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esse livro aqui e não vejo a hora de ler, a história me chamou muita atenção e ele é lindo *-*

    ResponderExcluir
  13. Ai fiquei decepcionada. O livro é super grosso e no final ele consegue ser apenas bom?! Frustrante!

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Quando esse livro foi lançado estava louca de vontade de ler ele, mas depois de ganhar ele em uma promoção ele ficou até hoje largado na minha estante.

    ResponderExcluir
  15. Vi esse livro a primeira vez em uma livraria aqui da minha cidade, a capa eu achei muito linda, depois li a sinopse e decidi: tenho que ler esse livro. Porem até agora não consegui infelizmente. Mesmo sendo um livro intenso como você diz, esse é um estilo de que me agrada, eu quero muito ler essa história, quero conhecer as dificuldades e todo o percurso que criaram a protagonista.
    Alem disso gosto muito de ler livro que se passam no Europa no inicio do seculo XX na Europa, esse cenário sempre me fascina.
    Valeu a dica e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  16. Não li ainda e é um dos meus desejados. O tema é muito delicado e agora abordado na novela, desperta mais interesse.
    Muito legal expor o grave problema do tráfico humano. Alertar as pessoas é necessário!
    Li várias resenhas positivas sobre Belle.

    ResponderExcluir
  17. É um livro bem forte, mas a temática me atraiu.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei interessado. Só preciso arrumar tempo pra ler! =P

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro. Amei demais, um dos meus livros preferidos. Eu também não gosto muito de capas com modelos, mas eu adorei essa, acho que pelo fato da modelo se parecer muito com a descrição da personagem. Eu só não dou nota 10 para o livro porque ela não ficou com a pessoa que eu torcia. Mas dou 9,8 kkkkkkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Mega fofo esse livro! Eu adorei a leitura, mas odiei o final. Diacho, queria que ela ficasse com o outro =/
    Mas é bem legal.

    ResponderExcluir
  21. Confesso que esse livro não me chamou tanta atenção ao ponto de comprá-lo, mas se tiver oportunidade (ganhar ou algum amigo emprestar), lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Esse é um dos livros que estará na minha listinha para 2013.

    ResponderExcluir
  23. Quando comecei a ver divulgações sobre esse livro faltou um clique para me seduzir. Não sei explicar o que é, mas parece que não vou me encantar. Quem sabe eu dê uma chance, mas serei sincera, só se ganhar ou pegar emprestado...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras