Minotauro – Benjamin Tammuz

23/06/2015

imageNo dia do seu quadragésimo primeiro aniversário Alexander Abramov, um agente secreto israelense desconectado da família e em plena crise existencial, encontra em um ônibus de Londres uma linda e jovem inglesa que tem metade da sua idade e logo a reconhece como a mulher que ele tem procurado durante toda a sua vida. Apesar de eles nunca terem se encontrado, Alexander está certo de que a garota é uma parte vital do destino dele. É o começo de uma obsessão que leva o homem a usar todas as técnicas da sua profissão e sua rede de contatos para tomar controle da existência da jovem, sem jamais revelar a própria identidade. A única forma de comunicação entre os dois é uma densa troca de correspondência.
Quatros vidas se encontram e se entrelaçam neste grande romance, híbrido originalíssimo de spy novel e reflexão existencial, formando um enredo intrincado e cheio de suspense que cativa o leitor desde a primeira linha e o conduz lentamente até o trágico, culminante final.

“É-me difícil aceitar o pensamento de que você não me reconheceu na rua. Mas não é culpa sua. Ocorreu um erro: de datas, de lugares, em tudo. Eu é que era a vítima predestinada desta vingança, não você.” (pág. 17)

Uma sinopse super interessante e uma capa incrível foram o bastante para me fazer querer ler Minotauro. Outro ponto que contou foi ser um romance híbrido de spy novel de autor israelense. Eu ainda não tinha lido nada de autores israelenses e fico feliz em ter mudado isso. Ainda mais por ser uma leitura bem diferente do que estou acostumada.

Por ser um livro tão diferente do meu habitual, não faço ideia nem de como começar a escrever sobre ele e o que eu posso ou não contar. Então, por não querer falar mais do que devo, escolhi não contar muito sobre o enredo. Acredito que a sinopse já basta para que o leitor se situe na história. De modo geral, posso dizer que Minotauro aparenta ser muitas coisas mas penso que é difícil defini-lo como apenas uma delas.Se não fosse a parceria do blog com a Rádio Londres seria possível que ele passasse sem chamar a minha atenção, então agradeço muito a parceria e a oportunidade de ler esse super livro.

“Não tenho dúvida de que nos encontraremos, apesar de todas as circunstâncias, as conhecidas e as desconhecidas.” (pág. 31)

Sabe aqueles livros que tem momentos que tem muitos momentos para se saborear? Com toques filosóficos, Benjamin Tammuz criou um livro para ser lido devagar, com calma e cuidado pois ele merece sua atenção. Durante o primeiro capítulo, confesso que me perdi algumas vezes e isso pode frustrar alguns leitores, mas seguindo adiante fui presenteada com um livro bem melhor do que eu estava esperando.

Minotauro é dividido em quatro capítulos que nos apresenta quatro personagens, são quatro vidas que se cruzam e que nos fazem refletir sobre expectativas, sobre amar e ser amado, sobre como somos envolvidos por mentiras e deixamos isso acontecer. Tammuz apresenta uma história simples, mas também complexa e sobretudo original sobre um homem solitário atrás de sua obsessão. Um livro que não é exatamente uma história de espionagem, não é exatamente uma história de amor e não é exatamente uma história de mistério porém é um livro que conta com todos esses pontos e que encanta exatamente por isso.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

12 comentários

  1. Adorei a resenha desse livro!
    Bom ainda não havia visto falar deste livro, mas lendo a resenha me interessei demais e quero muito ler, fiquei curiosa e ansiosa, já adicionei na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Acho o seguinte...quando o leitor não consegui descrever o livro, não consegue definir...é porque é tão bom que não dá pra dizer ! Então já me interessei. Outra coisa é que...obsessões, cartas, mistério? adoro!

    ResponderExcluir
  3. OI Lica!!
    Eu acho que, quando a gente não consegue fazer a resenha, é porque o livro foi ótimo! Adorei a sinopse do livro e adoro livros que entrelaçam vidas, leria sim!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  4. Só quatro capítulos? Nossa, então eles devem ser enormes, né? A sinopse realmente é bem interessante e pela sua resenha deu para ver que o livro parece ser incrível. Foi para os meus desejados!

    ResponderExcluir
  5. gostei do livro, nuca tinha lido nada de autores que nao fossem nacional ou americanos/britanicos, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
  6. Bom, se não tem ideia do que escrever sobre o livro é pq a leitura não foi nada menos que fantástica. Alguns livros tem esse poder e tenho vontade de dar bom dia para passarinhos qdo isso acontece hahahahahaha
    E, segundo vc, ele teve todos os elementos que são necessários a uma boa história ;)

    ResponderExcluir
  7. Lica, que livro diferente, não?
    Ele parece ser muito bom e cheio de momentos variados.
    É uma mescla interessante e ao mesmo tempo arriscada, mas que bom que ele conseguiu se focar na história.
    Não sei se leria, mas gostei da dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Lica!
    Confesso que pelo título achei que o livro seria totalmente diferente e que bom que estava errada em minha análise, porque um livro que tem um pouco de espionagem, amor e mistério, é um livro instigante de se ler.
    Bom domingo!
    “Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. Pela sua dificuldade em fazer a resenha posso imaginar o quanto o livro é bom. Já quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lica Tudo bom?
    Quando você falou de Minotauro no evento da Valentina dia 27/06 já fiquei super afim de ler o livro, agora lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda, entrar nesse mundo onde vc acaba se correspondendo por cartas que é algo tão lindo e romântico, de poder olhar para uma pessoa e saber que ela é a pessoa que vc esperou a vida inteira para conhecer. Estou muito curiosa em saber como essa história vai se desenrolar.
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi. Tudo bem?
    Fiquei intrigada com esta bela história. Não dava nada por essa trama. Mas pelo visto ela é bem elaborada e instigante. Gosto disso numa história. Você conseguiu despertar minha curiosidade com este livro. Agora, espero poder ler logo. Pois estou ansiosa pra saber o final.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa você me deixou realmente intrigada com a história desse livro, fiquei curiosa para saber o que realmente acontece, com certeza esse livro vai prender a minha atenção do começo ao fim .

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras