Corações de Alcachofra - Sita Brahmachari

01/04/2016

Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

"— O coração pode se partir de verdade, vó? — Nós falamos assim, Mira, mas ele não “se parte” de verdade. É mais complicado do que isso... é mais como um machucado do que algo partido. Quando a ferida está nova, parece que nunca vai fechar. Acho que é por isso que dizemos que ele se parte."
Sabe aqueles livros que entram no mais puro acaso em sua lista de leituras? Foi isso o que aconteceu comigo e Corações de Alcachofra. Achei a capa super fofa e adorei o título - e isso bastou para querer conhecer a história criada por Sita Brahmachari. Sem saber muito o que esperar - pois foi mais um livro que iniciei sem ler a sinopse - tive uma grata surpresa e muitas emoções durante a leitura. 

Corações de Alcachofra conta a história de Mira, uma menina de 12 anos que está tendo que aprender a lidar com a iminente partida de sua vó, que está com câncer. Mesmo com uma base melancólica, a história de Mira conta com muitos momentos fofos e bonitinhos conforme ela vai encarando os momentos onde tudo está mudando - tanto fisicamente como emocionalmente.
"A verdade é que não consigo parar de pensar em seu sorriso. Desejossão assim, não são? Às vezes você não sabe o que pedir e aí alguma coisa, ou neste caso, alguém acaba vindo à mente...— Cuidado com o que deseja. — Vovó quebra o encanto e abro os olhos. — Pode se tornar realidade.Espero que sim."

A leitura é tocante, mas ao mesmo tempo consegue manter uma leveza que deixa o livro ainda mais lindo e emocionante. É claro que eu tive meus momentos de implicância e impaciência com a personagem, mas vale lembrar que Mira tem só 12 anos - e, embora a vida esteja fazendo com que ela amadureça, sua personalidade tem exatamente essa idade. Mas não pense que por esse motivo o livro é voltado somente para leitores mais novos. Sita Brahmachari escreve de um jeito que faz com que qualquer adulto também possa se identificar com a história. 

"Se você se inclinar para trás, o vento quase te segura, mas você sabe que se ele decidir pode te derrubar no chão com a mesma facilidade. Queria ter trazido vovó conosco. Ela podia ter ficado em pé na praia e o vento a teria levantado, e ela voaria em cima do mar como uma pipa em liberdade. Amo a maneira como o vento e o mar e o frio afastam tudo, então a única coisa na qual você consegue pensar é em não ser carregada."
Confesso que no início da leitura fiquei com um certo receio ao perceber que um dos personagens tinha câncer - pensei que talvez isso faria eu não me prender facilmente na leitura. Acontece que achei a leitura tão poética e cheia de mensagens que fiquei muito contente em ter escolhido o livro pelo conjunto de título e capa. Por falar em título, é lindo e emocionante a história que a vó de Mira conta e que da nome ao livro... Corações de Alcachofra foi uma daquelas leituras que conquistam aos poucos e fazem refletir. E no fundo, é o que mais gosto de encontrar nos livros - momentos emocionantes de reflexão disfarçados de poesia. Vale a pena arriscar.

Criado em 2010, o Amores e Livros é um espaço feito para dividir os nossos amores pelos livros, filmes, séries e alguns outros vícios mais do que saudáveis! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

19 comentários

  1. Oi Lica! Tudo bom?
    Eu sou louco pra ler esse livro, tanto pelo título, quanto pela capa. Confesso que soube um pouco mais dele porque li sua resenha, mas inicialmente a parte física do livro me convidou (sim, eu sou visual demais em relação aos livros, rs.)
    Que bom que a história foi tocante pra você. Viva!!!!

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu sempre quis ler esse livro e acho que essa capa é linda demais. Sua resenha chamou muito a minha atenção, ainda mais por ele ir conquistando aos pouquinhos. Pretendo ler em brevre.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro não me conquistaria, mas as suas considerações sobre o livro me convenceram. Eu adoro livros dramáticos e ainda que o tema câncer já tenho sido muito explorado na literatura contemporânea, eu acho que esse aqui é bem original. Já estou com o coração apertado com a Mira. Acho que vou apreciar bastante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Lica,
    O livro me pareceu marcante e tocante, por esse motivo, fiquei muito curiosa com a leitura. Quero saber como a história lida com o câncer, acredito não ser mais um clichê, mas uma história extraordinária que deverá ficar gravada em nossos corações
    Gostei muito da sua resenha e te agradeço por ter me apresentado a ela.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Adorei sua resenha e me encantei com o livro! Já tinha lido algumas resenhas sobre ele, mas só agora me interessei de verdade em ler. Por ter uma carga dramática, já me conquistou. Amo dramas! E com crianças como protagonista então... Já fiquei louca para ler! Eu gosto muito dessa capa!
    Já coloquei nos desejados <3

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lica!
    Eu gostei muito da premissa do livro e já estava curiosa para ler desde que li algumas resenhas sobre ele. Esse já está na minha lista de desejos e acho que será uma leitura que me agradará bastante.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Lica antes de qualquer coisa, seu blog é lindo! Realmente amei!
    Se tratando da história, as vezes faço isso, dou tiro ao acaso e acabo pegando livros maravilhosos. O tema é bem emotivo e me vejo chorando com a partida da avó, sem contar que dá para entender a imaturidade da protagonista, afinal ela tem 12 anos e as vezes me pego pensando em tentar entender esses autores que dão tanta maturidade para adolescentes. Claro, a vida amadurece, mas isso ocorre quando geralmente se passa por um problema que exige tal ação, na maioria das vezes não é assim. Achei a história carismática, e coloquei na minha estante no skoob. Obrigada pela dica! Beijos!!

    http://pensaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas também achei a capa fofa e gostei do título...hehe' então já foi para a minha listinha *-* Parece ser um livro maravilhoso, e, mesmo que eu não goste muito de histórias com personagens tão novos, fiquei curiosa para ler, pois parece ser muito emocionante e bonito ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie. Esse livro está aqui na minha estante a tempos e nunca peguei ele para ler, mas é bom receber uma indicação tão positiva sua. As vezes também um motivo que me faz ficar com um pé atrás em relação a ele é o fato de a personagem ter doze anos, eu nunca lido bem com livros que tem personagens adolescentes. Adorei os quots que você destacou.

    ResponderExcluir
  10. Oi *--*

    Não conhecia esse livro a caramba que capa lindinha eu compraria só pra ter na estante <3 Achei o titulo bem curioso e queria saber se tem algo a ver com a estória hahahah
    Creio que iria curtir bastante já que ele parece ser bem emocionante, já adicionei pra listinha.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Interessante trazer um tema tão intenso protagonizado por alguém tão jovem. Deve passar mensagens positivas, além de levar o leitor a reflexão. Ainda bem que tem momentos fofos para balancear com um tema tão dificil de lidar. Gostei bastante da indicação.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Ei, a capa é muito fofa, mas eu não leio esse tipo de livro, então acredito que não seria uma leitura prazerosa. Apesar disso, para quem curte o gênero, de certo será uma leitura e tanto.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Oie, a capa desse livro é tão fofa né, sou louca para ler ele, e fiquei ainda mais curiosa com sua resenha...

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Sua resenha está tão tocante! Tão tocante quanto esse livro parece ser.

    Fiquei com muita vontade de lê-lo e principalmente, de entender esse titulo. Espero poder lê-lo em breve! Ainda não o conhecia e nem a autora.

    Beijos e até mais!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    A capa do livro é mesmo muito linda e fofa, porém acho o titulo meio estranho kkkk talvez eu levasse o livro pela capa e não pelo titulo. A estória deve ser bem emocionante,pois deve ser bem difícil pra uma garotinha de 12 anos perder uma avó, eu com quase 24 não estou pronta pra perder meus avós, imagine uma garotinha? Gostaria também de conhecer essa estória que a avó de Mira conta e que da esse titulo peculiar ao livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem!?

    Eu também fico encantada com esses livros que nos trazem momentos de reflexões! E tenho que admitir que a capa e o título me conquistaram já no início hehehe
    Mas esse enredo não fica de fora, mesmo eu também tendo um pé atrás quando envolve câncer, essa abordagem parece ser muito linda! Espero ter a oportunidade de ler logo!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Também coostumo ler livros sem olhar a sinopse, acho maravilhoso descobrir do que se trata a história somente ao começar a leitura ♥
    Esse livro até estava na minha lista, mas por algum motivo que não lembro, acabei o tirando de lá. :/
    Gostei muito da resenha e não sabia que esse livro trazia tantas reflexões. Gostei muito da premissa do livro, ainda mais por se tratar de uma criança de 12 anos que vai aprender a lidar com a perda.
    E depois da sua resenha, o livro acabou voltando para a minha lista :). E realmente, essa capa é uma fofura. Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Que amor de capa. Os quotes também são muito gracinhas, apesar de parecer um livro mais leve com o tema complexo, são muito verdadeiros os quotes. Mira é uma garota esperta mesmo tendo pouca idade. Achei muito boa a proposta do livro.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas a capa logo nos deixa bem curiosos mesmo pois achei muito fofo, gostei da historia parece ser linda e emocionante e umas das coisas que achei interessante e vemos a Mira tentado enfrentar a doença da avó, achei bem interessante a mensagem que o livro passa e se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras