Vamos Juntas? - Babi Souza

18/04/2016


Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?

Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. 

Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.




Você já ouviu falar do #movimentovamosjuntas? Eu conhecia a ideia, mas não sabia nada mais a fundo sobre ele até receber o livro da Babi em parceria com a Record. Lançado pelo selo Galera, Vamos Juntas? conta como surgiu a ideia e as várias coisas legais que já aconteceram por todo o Brasil.

Em pelo 2016 ainda é muito forte a ideia de que o homem tem que ser o garanhao e pegar muitas mulheres, mas a mulher tem que ser casta e recatada para ter valor, pois se so pensar em querer fazer o mesmo, ela já é considerada uma vadia e por esse motivo, ainda é muito comum ouvir que uma vítima de estupro "estava pedindo", ou então que a mulher só apanhou pois devia estar errada mesmo.

Um país onde uma mulher é violentada a cada quatro minutos, como não ter medo de andar na rua sozinha? E quando o seu trabalho exige algumas horas a mais e o local onde você pega o ônibus é mal iluminado ou até mesmo um tanto deserto, como se sentir segura? Foi em um caso assim, ao observar que mais mulheres andavam de forma insegura até o mesmo ponto que surgiu a ideia. E se, da próxima vez, ao invés de caminhar sozinha você chamar aquela outra mulher que também caminha sozinha e irem as duas juntas? A mulher desconhecida do seu lado pode estar com o mesmo medo e insegurança que você e só o fato de caminharem juntas pode, não só tranquilizar as duas, como dar menos chances para uma abordagem indesejada.


A ideia é simples e fácil, e, lendo alguns depoimentos no livro, percebemos o quanto pode mudar e "salvar" o dia, além de evitar mais uma violência. Somos fortes e não só podemos, como devemos ser amigas. Essa coisa de que mulher tem que ser rival é um discurso machista feito para enfraquecer as mulheres que não deve ser levado a sério. Toda mulher é corajosa, algumas apenas ainda não encontraram a sua coragem.

A grande questão por trás de tudo isso é a luta por um mundo melhor, onde as mulheres não precisem mais sentir medo - mas enquanto isso não vira realidade, podemos ter a tranquilidade de saber que não estamos sozinhas.  Vale muito a pena conhecer o livro e também a fanpage do movimento - que já conta com mais de 335 mil curtidas.

Babi Souza colocou no livro Vamos juntas? muitas coisas importantes de serem pensadas, discutidas e colocadas em prática. Foi uma ótima leitura e agradeço muito ao presente que recebi da editora. Não é o tipo de livro para ficar parado na estante depois da leitura, por esse motivo, resolvi passar o meu exemplar a diante para que mais pessoas conheçam o projeto e o que é sororidade.



Todos os comentários nessa postagem irão concorrer ao exemplar que recebi (e que está novinho) de Vamos Juntas? Para isso, basta contar para gente o que acha da ideia do movimento. 
Vale comentar até dia 30/04.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Estou louca pra ler esse livro, junto com O papel de parede Amarelo, justamente por deixar o feminismo em maior evidência.
    Acho maravilhoso que a cada dia que passa, as mulheres vem lutando cada vez mais para conseguir o seu lugar perante a sociedade. Infelizmente muita gente acaba confudindo o feminismo com a misandria ou femismo, e é muito importante livros como esse que explicam as coisas de uma forma bem clara. Achei genial a ideia de colocar depoimentos das mulheres nos livros, pois só assim a sociedade em geral pode entender o que sentimos e passamos ao sair de casa. Acho lindo ver que esse momivento da Babi vem crescendo cada vez mais e mais.
    Gostei muito da resenha e adorei a sua ideia de deixar o livro em "movimento", pois esse com certeza é um livro que deve e merece ser compartilhado! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler por se tratar de feminismo e de mulheres de unindo por um movimento, o mais interessante do livro é que não se trata de um movimento fictício e sim presente no nosso cotidiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie...
      Seu comentário foi sorteado para receber o exemplar do livro. Por favor, mande um e-mail para amoreselivros@gmail.com com seus dados para que possa fazer o envio.
      Favor colocar no assunto Livro Vamos Juntas?.
      Obrigada pelo comentário,
      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  3. O formato do livro não é meu favorito, mas gosto da proposta dele. É pra adotar pra vida mesmo! Me sinto bem mais segura sabendo que é uma mulher caminhando perto de mim a noite na rua (até de dia mesmo a situação esta difícil!!) e não um homem.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Conheci esse movimento recentemente pelo lançamento do livro e estou bem interessada para poder conhecer mais sobre o Vamos Juntas ?, achei uma ideia tem interessante e importante e é muito legal ver o toda de pessoas que já ajudou, quero muito ler esse livro e conhecer melhor esse movimento !!

    ResponderExcluir
  5. ========= PROMOÇÃO ENCERRADA ========
    Obrigada pelos comentários. Aguardo contato da Maria para envio do prêmio :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras