O Mensageiro - Lois Lowry

10/06/2016

 
Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.
Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.
Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.
Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Cultura


Recebi o livro pela parceria com a Editora Arqueiro e junto veio um bottom *-*

O Mensageiro é o terceiro volume da série O Doador de Memórias e eu estava bem curiosa para ver para onde a história poderia caminhar. Confesso que ainda estou um pouco confusa e não entendo o por que de tanto mistério já que esse é mais um volume com perguntas sem respostas...

Em A Escolhida, fiquei com a sensação de que gostaria de ver um livro com o Matty e seu cachorro Toquinho, tanto que comentei isso na resenha. Esse menino que se chamava de o mais feroz dos ferozes ganhou o meu coração, mas como eu não sou de ler sinopses, demorei para perceber que o personagem principal era o fofo do Matty - só que seis anos mais velho, então, é claro que ele está diferente. 
"De repente, teve a sensação de que estavam todos condenados.
Esquecera-se completamente do próprio poder."
A grande diferença nesse volume é que, enquanto o primeiro conta uma história e o segundo outra com personagens completamente diferentes, aqui começamos a ter a união dos mundos de cada livro. Personagens de livros anteriores ressurgem e achei super interessante o modo como a história vai se ligando aos poucos. Quando eu entendi quem é o Líder fiquei me achando uma boba por não ter percebido antes.

Estamos no Vilarejo - um lugar onde tudo é tratado diferente do que conhecemos nos livros anteriores. Mas, alguma coisa está se infiltrando no povoado e fazendo com que as pessoas comecem a mudar o comportamento. A Floresta já provocou algumas mortes e Matt é o único que ainda é capaz de viajar por ela mais de uma vez, mas até para ele a Floresta está se tornando perigosa e, embora essa seja sua missão mais importante, pode ser a última.
"Ela o provocara muitas vezes, mas agora cumpriu a promessa. Foi essa carícia rápida e perfumada nos lábios que lhe deu coragem e, antes mesmo de ir embora, fez Matty ter vontade de voltar para casa."
A personalidade de Matt é incrível. Um menino que teve que aprender a se virar como ele e ainda se mostra tão generoso é, no mínimo lindo de se ver. E sua vontade de ajudar Kira, de se mostrar forte para ela por querer ser tão forte quanto ela é um dos melhores momentos do livro. A Kira foi uma das personagens que eu mais gostei - e tive um certo medo do que aconteceria com ela.

Não tem como explicar o que eu senti ao terminar a leitura sem spoilers, então vou só dizer que eu não gostei do que eu entendi. Quer dizer, o livro termina em um momento importante e, parece que mais uma vez teremos que esperar o próximo volume para entender realmente o mundo criado por Lois Lowry. É interessante ver a história começar a se juntas, mas mesmo assim, temos muito mais perguntas do que respostas.

O Mensageiro é um livro curto (tem pouco mais de 150 páginas) e de rápida leitura. A narrativa é leve e gostosa de acompanhar, então a leitura flui muito rápida. É aquele tipo de livro que conta muito mais nas entrelinhas e faz a gente pensar em várias coisas. Por isso, ele merece uma chance e merece ser lido. Espero que o quarto chegue logo por aqui e que finalmente responda todas as minhas perguntas.

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

23 comentários

  1. Eu me arrependo de ainda não ler os livros de Lois.
    Acredito que para entender o livro, ou saber mais sobre a história é necessário ler as obras.... O mensageiro em si é um que tenho uma vontade grande de ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gente eu sou mega curiosa com essa capa e essa sinopse, mas eu realmente, acho que por distração minha mesmo, não sabia que era o ultimo volume de uma série, e é claro que vou correndo conhecer mais dos primeiros livro, porque esse me interessa demais.
    Beijos

    www.poyozodance.blogpot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de ler os livros dessa série, quase cheguei a comprar no começo do ano mas acabou que comprei outro e quando vi que a Arqueiro estava lançando esse eu fiquei ainda mais interessada. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a leitura do primeiro livro e estou doida para ler esse e o segundo... fico feliz que as coisas vao começar a se encaixar no primeiro. Amei a concepçao da autora para esse mundo e todo o misterio envolvido nele.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não conhecia o livro, mas ele parece ser bem legal, vou pesquisar mais sobre a obra, mas acho que vou adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  6. OI, Lica
    Terceiro livro já sem muitas respostas...nossa. Estaria angustiada já rs
    As respostas podem ser respondidas aos poucos né, ao longo dos livros.
    Que pena que ainda surgiu mais perguntas rs ESpero que o próximo volume te responda tudo.
    Eu ainda nao tenho certeza se quero ler a série.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tenho os dois primeiros volumes dessa série mas ainda não os li pois fiquei bem desanimada ao saber que o segundo não era a continuação propriamente dita do primeiro, mas lendo a resenha do terceiro volume entendi que as histórias possuem uma certa ligação e fazem todas parte do mesmo mundo. Entendi certo? Ainda assim a questão de deixar muitas respostas em aberto me fez mais uma vez adiar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou sabendo agora que existem mais livros de O Doador De Memórias (vergonha...) Eu assisti apenas ao filme e gostei do desfecho dele, ficou algo em aberto, mas para mim foi suficiente! Deixou algo no ar para o espectador. Pretendo ler um dia, ainda mais agora que sei que continua haha'
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oiii Lica, tudo bem?
    Me senti completamente chateada, por saber que é prte de outros livros esse o mensageiro, já diminuiu meu animo para realizar a leitura, eu gostei muito da sua resenha, leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, oi, oi!
    Nossa, vou te dizer que nem sabia que "O Doador de Memórias" tinha continuação. Lembro quando ele saiu que eu amiga queria muito ele e tal. Bom, como eu não li e não tenho curiosidade, eu nem fazia ideia que já estava no terceiro volume e pelo o que você conta, virá mais algum já que há ainda tantas perguntas sem respostas. Tomara que o próximo você curta mais e seja mais esclarecedor. :)
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu li 'O doador de memórias' e fiquei apaixonada, preciso ler a continuação para conferir essa obra também. Adorei a resenha e acredito que vou curtir ainda mais o caminhas da série.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Nem sabia que O Doador de Memórias tinha continuação. Mas sua resenha foi bem esclarecedora, mesmo não tendo lido o anterior, já tive uma ideia do que esperar da série como um todo. Pretendo ler sim, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. oi

    que capa sinistra...gostei dela!

    essa série me deixa confusa...eu não li, mas assisti ao filme e confesso que odiei, mas tenho uma enorme curiosidade pra ler, fiquei ainda mais confusa ao ler a sua resenha, pois eu tenho a impressão que enquanto eu não ler, não vou mesmo entender nada sobre...

    amei conhecer esse terceiro livro!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oooi :)

    Não conhecia o livro, parece muitoo bom. Fiquei mais interessada ainda pelo fato de ser rápido e mesmo assim nos faz refletir sobre várias coisas. Amo livro assim!
    Adicionado a lista de desejos haha
    Obrigada pela dica!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Quando o filme do primeiro livro eu até tentei ler, mas ai não li antes do filme, não vi o filme e as resenhas que eu vi fez as minhas expectativas diminuírem. Agora não sei se viu dar uma chance para a série, mas que bom que você gostou da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Não li essa série. Não sabia que esse livro era curtinho, com poucas folhas.
    Chato quando termina bem em uma situação e tem que aguardar o próximo livro para saber.. aff odeio isso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia a serie O Doador de Memórias, tinha visto a capa desse 3º livro, mas nao me chamou mto a atenção, na verdade achei feia mesmo hehe.
    Mas a historia me deixou intrigada e depois que li a resenha fiquei com vontade de saber mais dos primeiros livros.
    Vou tentar ler sim, valeu pela dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Não conheço a série, mas já ouvi dizer que é muito boa. Tenho muita vontade de ler. Adoro livros que são capazes de revelar nas entrelinhas. Definitivamente, é uma leitura para mim. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Ola Lica comecei a ler essa série mas não me prendeu atenção, e confesso que esse livro também não me convidou a leitura, fico feliz que a leitura tenha sido prazerosa para você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Genteee eu to chocada aqui Lica...
    Como assim O Doador de Memórias é uma série? :o
    Amei saber disso e adorei a sua resenha...
    Genteeee eu preciso desse livro!!! *___*

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Eu não li o primeiro livro e nem sabia que já tinha sido lançado o terceiro (a pessoa aqui ta perdida kkkk). Por conta disso, não entendi muito bem do que se passa na história, mas fiquei curiosa. Você disse que dois mundo de juntam e queria saber quais são e o que tem em um deles. Pretendo ler em breve oq a curiosidade ta demais kkk
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  22. Oi linda,

    Confesso que não gostei muito do livro O Doador de memórias e por isso desisti de ler as continuações. Achei muito vago e a falta de algo mais na história e um pouco mais ação, porque tudo é muito linear.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Lica!!!
    Eu já tinha visto o livro, porém sei nunca tive uma resposta exata do que ele trazia.
    Admito que o enredo parece ser interessante, mas não chama minha atenção :(
    Mesmo assim parabéns pela resenha, espero que o próximo livro responda suas perguntas que ficaram sem respostas nesse livro.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras