A Escolhida – Lois Lowry

20/12/2014

a escolhida 01Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária.
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

a escolhida bannerEu não sou a maior fã das distopias, porém Lois Lowry me ganhou em O Doador de Memórias e é claro que a continuação estaria na lista. Tanto que assim que o livro chegou da nossa parceria com a Editora Arqueiro eu atropelei minha fila de leituras e o devorei.

Bom... Primeiramente deixa eu dizer para vocês que eu não li a sinopse do livro. Sério. Ando com essa mania de não ler demais para tentar ser surpreendida já que alguns livros esse ano não tiveram tanta graça devido a sinopse contar detalhes que me fizeram matar a questão... E por conta disso eu acabei lendo o livro todo esperando uma coisa e não tendo.

“Ao sair do Edifício do Conselho em direção à luz do sol forte e à confusão habitual da praça principal do vilarejo, percebeu que mal passava do meio da tarde, ainda um dia comum na existência daquelas pessoas, e que nenhuma outra vida ali tinha mudado além da sua.” (Pág. 46)

Nesse livro conhecemos Kira. Uma garota com uma deficiência na perna que acaba de ficar órfã. Na vila em que mora, os deficientes são levados para o que chamam de campo (para morrer) já que eles não são perfeitos e não são úteis. A mãe de Kira brigou por ela e conseguiu manter a filha. Mas agora que morreu, uma das mulheres da vila quer o seu terreno. Como Kira tem uma grande habilidade com bordado, em seu julgamento ela acaba indo morar no prédio do conselho.

É um mundo totalmente novo e ao mesmo tempo parecido com o mundo de O Doador de Memórias. Sim, é continuação, mas aqui não temos nada de sequencia. É quase como se estivéssemos lendo um livro novo. E isso me deixou confusa por boa parte da história pois eu ficava esperando a conexão dos dois mundos (um desfecho para o final de O Doador de Memórias), mas ainda não aconteceu nesse livro. E mais... Esse também tem um final aberto.

- Vocês vão me proteger? - perguntou Kira, rindo.
- Eu e Toquinho somos brabos. - Matt flexionou o que se passava por músculos em seus braços franzinos. - Eu só pareço pequenininho. (Pág. 69)

Lois Lowry escreveu uma nova sociedade, que também sobreviveu aos grandes ataques, as grandes guerras. É um outro local, que teve que aprender a se virar, com um grupo de pessoas. Tem semelhanças que conectam as duas histórias o que faz com que a gente perceba que em A Escolhida estamos no mesmo mundo de O Doador de Memórias, mas é como se fosse em um local muito distante, onde um não sabe da existência do outro. E isso é o mais interessante de tudo.

escolida quote

A Escolhida tem uma narrativa rápida e gostosa de ler que levanta vários pontos para reflexão. Tem ainda um menininho muito fofo que merecia um livro só para ele (o Matt e seu cachorro Toquinho ganharam meu coração!!!). Tem uma personagem principal forte, que não foge quando descobre que nem tudo é como dizem que é – e eu adorei isso, o fato de ela ficar por acreditar que pode fazer a diferença. E isso me deixou ainda mais intrigada para ler o próximo livro. E mais... Estou aqui tentando descobrir como é que Lowry irá conectar tudo nos próximos dois livros. Mesmo quem não é muito fã de distopia deve dar uma chance a série da Lois Lowry. E que venha o terceiro livro.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

19 comentários

  1. Também não sou muito ligada em distopias. Mas já que esse tem um quê diferente,gostaria de lê-lo.
    Vái que eu curta não é?! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oii Lica. Amei O Doador de Memórias e quero muito saber o que acontece depois do final. Pelo visto não vou saber neste livro kkkkkk Mas sinceramente espero que essas sociedades diferentes se encontrem em algum momento, para que não fique aquela uma coisa aleatória kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Enfim, mesmo sabendo que é uma história diferente vou comprar este livro. Quero saber se essa sociedade é tão interessante quanto a outra =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oii, Lica. Obrigada pelo comentário no meu blog. Queria saber porque vc não leu A Culpa É das Estrelas ainda, não tem vontade?
    Bom, eu não li uma distopia até hj, acredita? E são poucas que chamam a minha atenção. Não li o primeiro e nem sabia que tinha uma continuação. Esse também não me interessou muito, mas vc diz pra dar uma chance...
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah....
      eu não estava me sentindo preparada para ler a culpa é das estrelas.... primeiro tava todo mundo falando muito e super bem.... depois vi muita gente que tem o gosto parecido com o meu dizer que não era aquilo tudo.... agora, estou atolada com a minha lista de leituras e isso faz ele ir sempre para depois...rs

      Acho que de todas as distopias, essa é uma das mais tranquilas pra ler... São quatro livros ao todo e eles são curtos, então é bem bacana para começar e ver se é seu estilo. ...

      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  4. Oiee ^^
    *-* Gente *-* não sabia que A escolhida era continuação de O doador *-* OMG! Li O doador e gostei bastante, mas achei o filme um pouco melhor. Amo distopias ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh....
      eu não sou super fã de distopias, mas gostei e tô louca pra ver o filme :)

      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  5. Eu não li O Doador de Memórias, mas tenho muita vontade, mesmo você dizer que os dois não se interligam acho legal eu ler ele primeiro. Não achei a sinopse de A Escolhida muito interessante e não senti nada demais com a resenha, não fiquei com tanta vontade de ler, mas quem sabe mude de ideia quando ler o outro primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina....
      mesmo as histórias não se interligando, tem diferença ler esse sem ter lido o primeiro. Para mim o problema foi que como não li a sinopse eu fiquei esperando o livro todo por algo que não veio, sabe?

      Beijinhos,
      Lica

      Excluir
  6. Oi Lica, acabou que nem li ainda o volume 1, vi apenas o filme, que aliás gostei Mas legal saber que a continuação da série continua boa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Que estranho, né?!?! Uma série com protagonistas diferentes a cada volume está virando moda, mas um segundo volume "reescrever" toda uma sociedade e não citar as personagens do primeiro é estranho demais. Fico imaginando como a autora vai se virar para fazer a conexão entre eles. Agora é aguardar e torcer pra que dê certo. E outra coisa que me incomodou bastante foi essa capa. Além de ser feia, ainda foge completamente do padrão. Nem parece que são da mesma série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu não li O Doador de Memórias e preciso ser repreendida por isso, pois adoro distopias e até que gostei do filme. Mas achei estranho e não-estranho essa sequencia.
    O fato de ser um universo diferente do livro um me faz pensar os motivos do autor deixar como sequencia; e pensar que o universo não é tão diferente assim e que eles estão apenas em locais diferentes deixa a coisa interessante. Em diversas outras distopias o leitor fica se perguntando como não é é em outro local (país, por exemplo) e nesse caso podemos ter a respostas.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  9. Entendi bem? Mais um livro depois desse ? Eu ando com um pé atras de trilogias, séries, etc... Pelo que entendi da sua resenha, da pra perfeitamente ler esse sem ter lido o Doador de Memorias, pq nao li mesmo, deixei para ver o filme só.

    ResponderExcluir
  10. Doador de memórias é perfeitoo, vamos ver se esse outro será, tomaraaa

    ResponderExcluir
  11. Eu amo distopias!
    Ainda não li O Doador de Memórias, pois nunca me encantei muito pelo livro.
    Porém, sua resenha de A Escolhida me deixou maravilhada.
    Eu adorei a história.
    Essa questão de "os fracos não têm vez".
    Simplesmente, amei!
    Vou tentar lê-lo o mais breve possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não consegui ler o primeiro livro da série ainda e vou ver se providencio logo a leitura. Pois quero ler este. Pelo que vi aqui, ele é melhor que o outro. E gostei de ler seus comentários sobre a história e sobre a Kira. Ela parece ser encantadora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Bordar? '-', que dom mais diferente. Esse padrão que ocorre com o pessoal que é entorno do livro é bem estranho fracos deixados de lado... E ainda levados para um campo da morte? Que cruel. Não sabia que era continuação, porém diferente, um paralelo. A descrição da autora parece ótima mesmo, com detalhes, apesar de deixar o fim no ar. Não sou acostumada com distopias, mas por a escrita da autora ser fluida e leve, com certeza quero conhecer.
    Abraços Lica,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma coisa bem diferente esse livro,
    o enredo parece ser interessante, mas de cara assim não conquista tanto.
    Eu até curto distopias, mas umas mais aventurescas, o que essa não parece ser muito, mas eu daria uma chance sim, só por essa capa que é linda e me conquistou.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Não sabia que esse livro era continuação de O Doador de Memórias *0*
    Assisti ao filme e achei interessante, estou pensando em ler o livro e agora essa continuação, que parece ser boa também.
    Essa capa eu não curti não, não gosto de rosto na capa rs.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li esse livro e nem O Doador de Memórias, mas ouvi coisas boas sobre os dois, então estou mais do que louca para lê-los. O enredo me agradou bastante, então creio que irei adorar!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras