Os Assassinos do Cartão-Postal – James Patterson

08/12/2014

assassinos do cartão postalUma viagem para conhecer as mais belas cidades da Europa é o sonho de qualquer pessoa. Porém, o detetive da NYPD Jacob Kanon não está interessado nos pontos turísticos. Após receber a notícia do brutal assassinato de sua filha e namorado, mortos em Roma, Kanon viaja para o Velho Continente para tentar juntar pistas sobre o crime que mudou sua vida. E a onda de assassinatos está só começando: jovens casais são encontrados mortos em Paris, Copenhague, Frankfurt e Estocolmo. Os crimes parecem não estar conectados, com exceção de um cartão-postal enviado para o jornal local da cidade de cada nova vítima. Quando a repórter sueca Dessie Larsson recebe um postal, Kanon junta forças com o jornalista e partem para o novo destino para tentar capturar o serial killer.

1535686_710358395683282_556533581811155309_n

Quem me conhece um pouquinho ou acompanha a mais tempo o blog sabe o quanto eu sou fã do James Patterson. E Os Assassinos do Cartão-Postal entrou na minha lista a um bom tempo atrás, quando vi a capa de uma das versões em inglês do livro. Só pela capa o livro me ganhou... Então, claro que fiquei super feliz com a publicação dele por aqui pela Editora Arqueiro.

A capa da versão americana que me conquistou... É simples, mas tem a torre então... *-*

O livro foi lançado lá no inicio do ano, acho que abril se não me engano e assim que chegou na livraria eu o comprei. Não demorou muito para ler e ficar ainda mais encantada com o trabalho do Patterson. Sim, faz tempo que eu li e só agora estou trazendo a resenha para vocês... Até teve evento de Literatura Policial aqui em Blumenau com ele no centro das atenções e convenci algumas pessoas a comprar.

A narrativa rápida ao mesmo estilo dos livros do Alex Cross me fez ler o livro em um único fôlego. Comecei ele indo para o trabalho e não via a hora de chegar em casa e devorar o resto. Foi uma leitura tão incrível que eu não conseguia largar o livro antes de chegar ao final.

Eu no evento mostrando um pouco da diagramação do livro.

Um ponto muito interessante e que me encantou ainda mais são as referencias de locais, os vários pontos turísticos e cartões-postais pela Europa. Alguns óbvios, outros nem tanto, mas com toda certeza é um incrível passeio durante a leitura. E tem também as referencias artísticas... Eu amo arte, amo a história da arte e como sou de ler muito sobre isso, matei alguns detalhes antes mesmo do detetive pensar no que poderia ser. Mas não se enganem... Descobrir algumas coisas antes em livro do Patterson não é ruim como em alguns outros casos.

O livro começa do ponto de vista do casal de assassinos, o leitor conhece quem eles são e tem uma visão do que eles estão fazendo. Além disso, tem o ponto de vista de um detetive americano que está em uma caçada aos assassinos. Se você fizer como eu e não ler a sinopse antes da leitura, não vai saber a causa de tanto empenho logo de cara e isso fez que em um momento eu confundisse determinação com arrogância. Mesmo assim foi difícil não gostar de Jacob – e mesmo se ele fosse realmente super arrogante eu teria curtido da mesma forma. Como se não bastasse, ainda temos o ponto de vista de Dessie, uma jornalista que acabou sendo envolvida ao receber dos assassinos um cartão-postal.

 Li o livro tão rápido que nem deu tempo de colocar tags...rs

Quem pensa que uma história com três pontos de vista pode parecer confusa ou ficar repetitiva não conhece o trabalho de James Patterson. O cara sabe o que faz e em nenhum momento da leitura eu me senti perdida. E não foi preciso uma dica no início de cada capitulo para que soubesse o angulo que estávamos vendo e eu adorei essa dinâmica toda.

O melhor de tudo? Os assassinos do cartão-postal é um livro único. Ele não tem continuação e no meio de tantas séries que eu estou lendo foi bom encontrar um livro assim. E eu realmente curti a leitura. Gostei muito mesmo. De tudo. E foi um dos livros que eu mais indiquei durante o ano na livraria e talvez por esse motivo demorei tanto para fazer a resenha para o blog... Ás vezes fico com medo de contar mais do que deveria, ou então de elogiar muito e um outro leitor acabar se decepcionando...

Foto retirada do blog Desejo Adolescente – o kit ficou lindo mas eu recebi somente o livro... Nem marcador veio no meu :(

A Editora Arqueiro fez um belo trabalho de revisão, mas eu não curti muito a diagramação dessa vez... Quer dizer, os livros do Patterson tem capítulos curtos, algumas vezes nem uma página completa e nesse livro a editora optou por cada capítulo começar em uma nova página (e em outros que li do autor lançados pela editora os capítulos começavam na mesma página, logo após um espaço). Não que isso seja ruim e tal, alguns vão até curtir já que faz com que um livro de 304 páginas passe mais rápido. Então acho que isso é só uma coisinha para eu implicar e dizer que tinha algo de ruim em um livro que achei tão próximo de perfeito.

Enfim... Com personagens incrivelmente cativantes e interessantíssimos, além de uma trama super bacana de acompanhar e querer descobrir cada detalhe, Os Assassinos do Cartão-Postal é uma ótima indicação para quem curte o gênero policial – e também para quem quer começar a se aventurar no estilo. E eu ficaria muito contente em vê-lo adaptado para um filme. Iria ser muito legal fazer novamente essa viagem com Jacob, Dessie e os assassinos – sim, até eles me conquistaram mesmo quando eu queria que eles sofressem as consequências pelos seus atos. Leitura mais do que recomendada!licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

9 comentários

  1. Oi, Lica!

    Eu nunca li nada do James Patterson. Confesso que essa coisa dele ter declaradamente um time de ghost writers me desanima um pouco e nunca me interessei muito pela leitura. Tenho curiosidade, mas não está na lista de prioridades, sabe?

    Beijocas
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse! Muito bom!!! Também sou fã do James Patterson, adorooo literatura policial!
    uma ótima semana!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lica, eu tenho o livro, mas ainda não tive tempo de ler, o que é uma pena, pois sou fã do autor e este é o meu gênero preferido de leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi Lica!
    Além da trama ser muito o meu gênero,gostei de saber que é um livro único.
    Tenho me afastado um pouco de séries.
    Enfim...
    Livros policiais são sempre uma boa pedida! :)

    ResponderExcluir
  5. Só por ser do James Patterson que já quero ler, eu queria desde o lançamento mas nunca tive a chance, livros policiais são sempre ótimos e me prende muito. Eu vi umas resenhas desse, e algumas foram positivas e outras nem tanto, mas tenho curiosidade de ler!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Já ouvi falar muito do James, até tenho alguns livros dele aqui em casa, mas acredita que nunca li?! rs A capa desse livro é linda, a americana também é uma gracinha. Eu gosto de policiais, apesar de ler tantos assim, e fiquei curiosa por esse.

    Bjs

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Particularmente, gosto de narrativas divididas por mais de uma personagem. Acho que três ou máximo quatro pontos de vista é um bom número. E, quando os autores conseguem diferenciar os narradores do capítulo, é melhor ainda.
    Outra coisa que gostei de saber é que é volume único. Tem coisa melhor?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu comprei esse livro na Bienal e ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Dificilmente vejo os blogs falando sobre os livros do James e acabei sempre deixando ele de lado. Gostei muito da sua resenha e me deu uma motivação para começar a ler esse livro logo, portanto vou deixa-lo na minha meta de 2015. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras