[Resenha] A Aprendiz - Trudi Canavan (@Novo_Conceito )

02/03/2013

Olá galera.

Hoje vou falar sobre o segundo livro da Trilogia do Mago Negro.

Sinopse: "Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso."

E como dizer o que preciso? 
Não há nada na escrita da autora que eu notei mudança. Os mesmos pontos que me incomodaram no primeiro volume voltaram a me assombrar neste volume. Pra que enrolar tanto? Ela realmente achou que estava fazendo um bom trabalho e a galera pagou pra ver, ou ela abusou na subestimação dos leitores de literatura fantástica!

Ai eu pergunto, quem é capaz de dizer somente maravilhas de um livro que te enrola? É necessário ser mentiroso pra manter uma parceria? Eu acho que não. 

Por exemplo, o livro tem uma história forte, coesa, porém, muito entrecortada e repetitiva (lembram do diálogo que fiz de brincadeira sobre o livro O Clã dos Magos? Então, continuou na mesma...) Tem o ponto positivo por ter um vilão muito bem guardado! No primeiro livro você acha que é um personagem, no segundo livro desconfia-se de outro... isso é bom, sendo uma trilogia te dá o mínimo de curiosidade de descobrir como termina. Pelo que eu vi, o terceiro volume é ainda maior do que os dois primeiros, quer dizer, desconfio que ela pode até terminar bem a história, mas vai nos enrolar muito até lá... rs

Lembram que mencionei que a autora explorou muito bem temas sobre a sociedade, sobre hierarquia e sobre preconceitos? No segundo livro há uma postura e uma boa abordagem sobre o homossexualismo. Assustadoramente muito bem pensado e com uma eloquência bem difícil de se encontrar sobre este tema em um livro de fantasia.

Ainda há personagens que estão sem propósito e há muitos! Confunde um pouco. Será que serei surpreendida com um grande festival de personagens no final que eram um mesma personalidade que usava um feitiço poderoso de transformação??? Quem sabe...

O jeito é aguardar eu ler o terceiro livro. Agora estou ansiosa pois ela deu uma melhoradinha no fator curiosidade 'morra com ela'!

Bem, esperemos!


Que tal conferir também...

13 comentários

  1. me decepcionei um pouco agora, mas mesmo assim ainda quero ler :/

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil um autor começar escrevendo de uma forma e mudar o jeito nos livros seguintes da série, logo, você pode esperar que esses diálogos medonhos continuem no terceiro livro também.
    Pelo menos a história salva, o que impulsiona a leitura, né?
    Eu vou ler essa série. Provavelmente ficarei tão irritada quanto você com a escrita, mas...vou dar uma chance pela história.
    Quem sabe não ganho aqui os livros, né?

    ResponderExcluir
  3. Ah, é uma pena que você não tenha gostado muito, é claro que nenhum livro agrada a todos, mas eu quero muito começar a ler essa série, espero começar a ler em breve e sinceramente espero não me importar tanto com os "tópicos" negativos que você citou.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum dos livros da série e não tenho opinião formada.
    Mais também não gosto de livro/autor que enrola demais para chegar ao ponto, pois isto torna a leitura muito cansativa.

    ResponderExcluir
  5. Continua com os mesmo problemas?!?1 Já me desanimei. Rsrsrs Não gosto de narrativas repetitivas, mas pelo menos ela está segurando a trama com outros artifícios.
    Hoje mesmo vi o tamanho de "O Lorde Supremo", e fiquei assustado. Rsrsrs Então a dúvida que não quer calar: Se os dois primeiros volumes são menores, e ela enrolou bastante, me pergunto como será nesse terceiro?!?! É esperar pra ver.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei preocupada, tinha tantas espectativas deste livro e fora que a capa é linda.
    Pena que a autora enrola tanto, mas pretendo lê-lo ainda, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nem o primeiro....Mas tinha visto umas resenhas desse e tirei a conclusão que era melhor que o ultimo. Bem, me perdi agora. Só lendo pra saber o que acho mesmo, mas desanimou um pouco =/

    ResponderExcluir
  8. Se já não me interessava pela série, imagine agora... um autor tem que se superar, tem que ter habilidade para manter seus leitores sedentos por novidades numa continuação de livro... numa série isso é um grande risco! Por isso não sou muito de ler continuações, a não ser que me arrebate, como em 'A sombra do Vento'. Mesmo assim, sempre comparamos, isso é complicado...

    ResponderExcluir
  9. A cada vez que leio uma resenha dessa série, perco a curiosidade. Acho que agora perdi completamente rsrs... Agora parece tão chato , zzzzzzz

    ResponderExcluir
  10. Essa trilogia eu deixei de lado, mas preciso me voltar para ela, para dar uma diversificada. Estou meio enjoada de alguns gêneros, pegar uma fantasia pode sacudir as coisas. Mas como a maioria das minhas amigas que leram tiveram uma opinião como a sua, fico no desânimo... rsrs

    ResponderExcluir
  11. AiNda não li os dois primeiros livros da trilogia mas estão na fila para serem lidos. É bom saber que a história dá uma melhorada. Já é um incentivo a mais para começar a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Já não tinha interesse pela série, imagine agora...

    Li várias resenhas negativas dessa série. Pelo jeito o autor errou feio...

    ResponderExcluir
  13. Cada vez que leio uma resenha dessa série meu interesse diminui, tinha tudo para ser uma boa história. Acho muito legal essa sua sinceridade com os leitores.Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras