Lentes Mágicas #85: A Origem dos Guardiões

23/05/2013

Olá cinéfilos do Sael.

Nosso filme de hoje é uma animação que eu curti bastante com minha filha, afinal ela é minha 'desculpa' pra assistir esse gênero sem me sentir culpada...

  • Lançamento: novembro de 2012 (1h 37min) 
    Direção: Peter Ramsey
    Vozes: Chris Pine, Isla Fisher, Alec Baldwin, Jude Law e Hugh Jackman
    Gênero: Animação , Aventura , Família
    Nacionalidade: EUA
Sinopse: "As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado."


Você ainda deixa as crianças do seu convívio acreditarem em alguma coisa? Sabe, filhos, vizinhos, primos, filhos de amigos? Elas ainda acreditam nas figuras da mitologia que muitos deixam de lado por acharem que é crendice ou porque acham que é puro consumismo? Pois bem, este filme faz refletir sobre o quão bem as fantasias fazem para os pequenos definirem sua personalidade.

É uma delícia quando você sai de uma sessão de cinema, pode ser em casa mesmo, e notamos o que fica da história para as crianças. Uns focam-se no que viu no filme, nos acontecimentos e detalhes de certas cenas, outros captam a história e a 'lição' que ela contém. Bom, minha filha terminou de ver A Origem dos Guardiões com as duas coisas. Me chamou atenção no que, de pequeno e simples, a deixou maravilhada.

O filme tem aventura, partes que emocionam, piadinhas gostosas e nada ofensivas. Mostra que acreditar em algo pode dar outra visão sobre o que fazemos na vida, conhecer melhor as pessoas a nosso redor e moldar nosso caráter. Ouvir minha filha comentar 'eu gostei da menina que todos tinham medo porque ela teve os sonhos mais bonitos!' causa uma alegria não explicável, porque ela viu o que eu não vi. Geralmente nestes casos, quando vemos filmes que ela pede para ver, eu a deixo falar primeiro e quase toda vez ela me surpreende com os detalhes que ela gosta. E não foi diferente desta vez. Porque a personagem que ela citou é o esteriótipo do valentão e da gordinha juntos: deixados de lado fazer cara de durões para enfrentar a solidão e metem medo quando são solidários. E ela ainda foi além, fez uma conexão muito complexa que eu não entendi de primeira mas, parando pra pensar no que ela falou, consegui: 'Mãe, agora eu sei porque a gente não vê as fadas dos dentes. Elas trabalham desta maneira, que nem a fada chefe falou.' No filme dos Guardiões, não tem menção do anonimato, ela lembrou da fada do filme O Fada dos Dentes! Achei ótimo!

Voltando a lenda, gostei do enredo. É simples e gostoso de assistir, é muito coerente (dentro do tema das lendas que se apresentam). Uma história de fantasia que toda criança que ainda acredita em algum daqueles seres mágicos deve assistir. Sem falar nas vozes originais! É um detalhe a parte assistir legendado, uma comédia.

Se você ainda não viu, assiste! A gente também se emociona com o filme pois nos lembra de que pra que algo dê certo é preciso acreditar que é possível e de que uma pessoa pode sim, fazer a diferença. Valores que aos poucos estão desaparecendo como luzes se apagando...

Esta é minha dica de hoje, diretamente da cidade que está bem propícia a cinefilia: Curitiba, gelada e chuvosa... hehehe

Até mais!



Que tal conferir também...

8 comentários

  1. Eu sou do tipo de que deixa as crianças sonharem e acreditarem nessas mitologias. Acho tão inocente essa imaginação, que não tenho coragem de tirar isso delas. Sem falar que será por pouquíssimo tempo, pois quando elas crescerem, todo esse encanto vai se quebrar.
    Não conhecia essa animação, mas acho que deve ser bem legal. Pelo menos tem todos os ingredientes que as crianças, e nós também, adoramos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. fofo esse filme! Queria ver, mas não consegui ainda. Parece ser muito bom, adorei os efeitos dele, história, é bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Amo filmes de animação, acho que me empolgo bem mais que as crianças quando estou assistindo.
    Não conhecia este filme, fiquei sabendo dele aqui pelo seu blog, vou dá uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  4. eu vi esse filme no cinema, na medida do possivel achei legal.

    ResponderExcluir
  5. Quando vi o comercial fiquei maluca para ver, mas aqui só passou em 3d e não tenho vontade de ver filmes assim.
    Queria ver legendado pela voz do Hugh Jackman. XD
    Eu adorei a ideia de unir vários personagens famosos num filme só, creio que deve ser muito lindo e divertido.
    Tentarei assistir, agora que fui relembrada sobre o filme. =)
    Nada como ver o mundo com os olhos de uma criança.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Não sou fããã de animações, mas assisto algumas.
    Essa não assisti, mas li vários comentários bem positivos.

    ResponderExcluir
  7. ahhhhh eu tava doida pra ver esse filme!!!! Adoro desenhos animados sempre fica na sala de cinema, eu, meu namorado e um monte de mães e pais com seus filhos huahuahuahua. Vou correr pra dar uma olhada se ainda tá passando por aqui!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai gente, não sou muito afim de assistir animação, mas essa parece bem legal, eu espero ter a oportunidade de ver, é meio difícil eu para pra ver uma animação, mas se tiver a oportunidade de ver essa eu irei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras