Lentes Mágicas #83: Shakespeare Apaixonado

02/05/2013

Olá cinéfilos do Sael!


Minha escolha de indicação de filme de hoje se trata de um clássico da literatura teatral Rome e Julieta de William Shakespeare.


Shakespeare In Love
12 de março de 1999
Direção: John Madden
Elenco: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Simon Callow e Colin Firth
Gênero: Comédia, Drama
Nacionalidade: EUA , Reino Unido

Sinopse: "O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth)."

A história de Romeu e Julieta todo mundo conhece, não é? Trata-se de um casal jovem e apaixonado que são impedidos de ficarem juntos por suas famílias de ficarem juntos.
No filme, o roteirista baseou sua história como se Shakespeare tivesse contado sua própria história de amor na peça, se envolvendo com uma jovem de família nobre que está prometida em casamento por conta de uma aliança de família.

De sotaque britânico carregado e nada casual, o filme retrata a corte da rainha Elizabeth e suas mazelas dentro do contexto da vida do poeta.

De figurinos bem temporizados e locações das mais variadas (entre o bonito e o feio de Londres daquela época) o filme foi bem feito e é o queridinho de muitos que fazem teatro por desmistificar a vida daquele que muitos estudaram.

Este filme, pra mim, humanizou a figura deste gênio das artes cênicas e nos faz pensar um pouco em tudo que ocorreu naquela época na sua vida e na vida social de todos os britânicos.
Vale assistir pra conhecer um pouco de história e curtir um belo romance.

Só fiquei triste por não fazerem uma 'continuação' com a obra seguinte ao que o filme indica que seria o pós Romeu e Julieta...

Espero que tenham gostado da dica.
Até a próxima!


Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Muito legal esse filme, adorei! É uma boa pedida pra quem quer dar uns suspiros, rir em certas partes. É bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempão que vi esse filme e nunca me esqueci dele. A história é muito bacana, dá uma versão de Shakespeare bem interessante. Excelente indicação!

    ResponderExcluir
  3. Gente tem tempo que vi este filme acho que foi quando entrei na universidade..rsrs

    Mas a história é linda e apaixonante!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sendo formado em Artes Cênicas, nunca assisti esse filme (eu sei, deveria ter vergonha de falar isso. Rsrsrs). É inegável a genialidade de Shakespeare, e achei de uma ousadia tremenda por parte dos envolvidos nesse projeto. O bom é que deu muito certo. Vou ter que correr atrás do tempo perdido e assisti-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Poxa já passou tantas vezes esse filme e nunca assisti. Quando vejo na programação, já começou e não gosto de ver filmes pela metade.
    Na próxima reprise, vou tentar assisti-lo.

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu nunca vi esse filme? Por mais que ele já tenha passado ZILHÕES de vezes? Pois é =(. Mas parece se ruma releitura legal do classico de romeu e julieta, né? =D

    beijos
    Kel

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras