Tudo que um Geek deve saber - Ethan Gilsdorf

06/03/2015

Por intermédio das suas reflexões e da viagem que decidiu fazer, Ethan Gilsdorf conta não somente a sua história, mas a da cultura pop. Jogador, na adolescência, de Dungeons & Dragons e fã de J. R. R. Tolkien, ele pegou a estrada para ir ao encontro de sua família . Nesse incrível tour, o autor viaja para a cidade natal do criador de D&D, Gary Gygax, veste uma fantasia para participar de um RPG e usa trajes medievais para encenar uma guerra em um encontro de nerds.
Ao longo de sua jornada, Ethan ainda visita as obras do castelo francês Guédelon, uma incrível fortaleza medieval que está sendo construída hoje com os mesmos recursos utilizados no passado, e viaja para a Nova Zelândia, onde conhece as locações das filmagens de O Senhor dos Anéis. Acompanhe Ethan Gilsdorf nesta jornada sem precedentes, que traz para a realidade a paixão pela fantasia e pelos jogos.


Atenção, atenção! Fãs de Senhor dos Anéis, o Hobbit, Dungeon & Dragons e RPG´s em geral, eis aqui uma obra que vai te tirar do labirinto da dúvida, e elevar até o mundo +2 da sabedoria geek!
Tudo que um Geek deve saber, escrito por Ethan Gilsdorf, é acima de tudo uma grande viagem pela cultura aleatória e renegada dos geeks. E vai além.

Mas, para você que não sabe do que se trata o termo Geek, ele (ou ela) pode ser alguém como eu e você, mas com uma dose a mais de paixão por  tecnologia, jogos de tabuleiro e RPG, quadrinhos e muito mais além da imaginação.

Nesta obra, o autor descreve sua jornada pessoal (repleta de pesquisas interessantes), em seu país, no mundo (e em outros mundos de fantasia também!). Uma jornada de memórias e relatos de alguém em busca da descoberta de si mesmo, e que tenta entender e explicar o porquê de ser tão fascinado pela fantasia de escapismo. (A questão do vício por jogos chamou muito minha atenção, sendo bem trabalhada pelo autor)

http://goo.gl/YsIhxc

Desde o início, expondo as questões de família e sociedade, o livro é muito bem escrito, e tem agradável leitura. Além de contar também com fotos e ilustrações anexas, que complementam as descrições do autor.

Cabe lembrar que, antes de começar a leitura do livro, tive certa resistência ao tema, pois nunca fui um grande fã de Senhor dos Anéis e O Hobbit (Temas bastante tratados e explorados nesta obra).
Mas o RPG já esteve presente em minha vida, através dos desenhos e jogos de vídeo game que marcaram minha vida infância e juventude. Phantasy Star (Mega Drive), Chrono Trigger (Super Nintendo), Caverna do Dragão (Que assistia na Globo, mas nunca teve um final)... Tudo me fez participar da jornada do autor, e entender o porquê dessa paixão pela fantasia.
Outra coisa interessante: Na capa do livro, percebe-se vários elementos da cultura Geek, como o anel (Senhor dos anéis), machados e armas medievais, dados mágicos de RPG, e uma divertida caricatura Geek do próprio autor.


Este livro foi publicado pelo selo NOVAS IDEIAS da editora NOVO CONCEITO, que traz temas diferenciados aos leitores brasileiros.
Vale a leitura, para Geeks e não Geeks. E para todos que buscam compreender o comportamento dos seres humanos, em seu íntimo.

Por Ricardo Brandes / Escritor

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

8 comentários

  1. Olá!
    Eu adoro ser Geek, apesar de nunca me definir com essa palavra hahah E também não gosto muito de Hobbit ou Senhor dos Anéis, prefiro os RPGS e os video games.
    Muito legal da parte da editora publicar um livro sobre geeks!
    Beijos
    PS: Ainda triste por Caverna do Dragão não ter um fim T_T

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser interessante. Adoro compreender mais sobre as pessoas e como o RPG também esteve na minha vida, acho que vou acabar me identificando. KKKKK Até hoje sofro com a ausência de um fim de Caverna do Dragão. Boa parte do pessoal dessa geração é frustrado com isso. :/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, adorei sua resenha e a cada dia eu quero mais ler esse livro porque ele envolve tudo que amo desde de livros sobre aventura até RPG ♥
    A cada resenha vejo que o livro é maravilhoso. Ele já está na minha lista de desejados.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ricardo!
    Tenho o livro aqui para leitura, mas confesso que nem estava tão animada pela leitura pelo simples fato de achar que seria um livro mais técnico.
    Depois de sua resenha percebo que tenho muito haver com o livro pois gosto de muitos dos itens abordados. Darei uma chance de leitura para ele. Obrigada!
    “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.”
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ricardo!
    Sabe que eu não tinha me interessado por esse livro ainda? Eu achei que ele teria uma linguagem complexa, talvez um pouco chata. Mas lendo sua resenha vi que não é bem assim, né? Adorei a resenha!
    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar bastante desse livro, mas não tinha ficado muito inclinada a lê-lo, nem sei se fiquei agora, kkkkkk...Acho que não é muito meu estilo...Mas sou fã de Senhor dos Anéis, o Hobbit, e tenho aqui para ler ainda Os filhos de húrin e O Silmarillion.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse livro em um outro blog mas não é bem meu estilo.
    Acho que meu namorado iria curtir já que ele adora games e tal. Achei super legal sua resenha, vou indicar o livro para ele.

    ResponderExcluir
  8. Quando eu era mais nova jogava RPG com o pessoal do colégio, nunca fui boa, meu amigo me ajudava muiiito não sei como consegui sobreviver. Me considero meio Geek pois gosto muito de games e sou fissurada na série do Martin, Crônicas de Gelo e fogo. Mas sei que não sou 100% geek pq não consigo digerir o mundo do Tolkien, já tentei ler os livros, assistir os filmes e sempre paro no comecinho.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras