Horas Noturnas – Bianca Carvalho

25/03/2015

horas NoturnasHoras Noturnas - Inglaterra, 1863
Uma bela e delicada mulher com inteligência aguçada para investigação...
Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requintes de crueldade...
Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe...
Três almas unidas com diferentes propósitos.
Apenas uma chance de sobreviver...
Quando a noite cai, todas as almas possuem um gosto pela maldade...

banner pre-venda

Horas Noturnas entrou na minha lista de leituras por dois motivos... Vi uma resenha em um blog amigo e fiquei um tanto que curiosa com o que a leitura poderia render. Ao buscar mais informações, soube que o livro físico já está em pré-venda pela Editora EraEclipse (clique aqui ou no banner acima) e que o processo de parceria com a editora incluía a leitura do mesmo.

horas Noturnas citação4

Por que estou falando disso? Bom, porque depois que recebi um e-mail da editora informando que sua seleção seria através da resenha desse livro, isso me desanimou um pouco. Não pelo livro em si, mas é que foi inevitável para quem segue tantos grupos não achar que a resenha do livro da Bianca acabou ficando um pouco viral... Tantos blogs resenhando o mesmo livro me fez pensar se eu realmente iria conseguir levar a leitura até o fim. Mesmo assim, arrisquei... e o que eu posso dizer???

"- Por favor, me perdoe. Eu não quis dizer...
- Quis sim. Palavras não são como um acidente inevitável. Podemos pensar antes de dizê-las. Até porque elas são irreversíveis. Não há como arrancá-las, principalmente quando partem um coração..."

A Bianca Carvalho merece muito mais do que um monte de blogueiros fazendo resenha de seu livro só para conseguir uma parceria. Não, eu não quero julgar ninguém – ei, eu estou aqui fazendo a resenha e irei mandar para a editora – mas tenho a impressão de que muitas das resenhas que o livro recebeu não teriam aparecido se não fosse essa possível parceria, conseguem me entender?

Mas vamos aos fatos... Horas Noturnas se passa na Inglaterra de 1863 e eu não me senti realmente no local, mas ao mesmo tempo isso não foi um problema. É que a nossa mocinha principal é uma garota muito a frente de seu tempo e tem um pai super compreensivo e que a aceita, então não aparece muito no texto aquela dificuldade toda que uma mulher investigadora teria em 1863 – visto que a sociedade da época era para lá de tradicional e conservadora. Durante a leitura eu só lembrava mesmo que era para estar em 1863 por causa de uma ou outra referência – seja a um baile ou a uma peça de roupa que já saiu de moda faz tempo. E para mim isso não foi um problema – na verdade até acho que foi um grande ponto positivo, já que a maioria dos livros muito históricos e muito marcados na época não conseguem me pegar.

“Com um meneio de cabeça, Joseph Lestrange afastou-se da cena do crime, deixando o grupo de policiais incompetentes tendo de lidar com o cadáver e todo seu despreparo. Era uma pena que eles ainda não tivessem compreendido todas as coisas que ele sabia: que, uma vez que havia um bilhete, aquele poderia não ser um caso isolado. Aquele assassino queria contar mais histórias; ele não pararia por ali.”

O suspense de quem é o assassino e o toque investigativo “a lá Sherlock Holmes” conseguiram me empolgar e me conquistar, fazendo com que a leitura fluísse muito mais rápido e eu nem percebesse o tempo passar. Gente, eu li no Wattpad e eu não tenho conseguido ler muito e-book por causa dos meus queridos olhos, mas a história estava tão boa, tão envolvente e eu queria tanto saber o que viria a seguir que não consegui largar meu celular até finalizar o livro... E valeu muito a pena.

Outro ponto que eu adorei na escrita da Bianca é que mesmo eu matando bem cedo quem era o Caçador, o suspense de “quando tudo será confirmado e revelado” foi bom o bastante para que não estragasse a leitura. Melhor ainda por eu errar quem era o assassino – confesso que meu suspeito foi um e até pouco antes da revelação ainda poderia ser ele e fiquei feliz em ter errado nesse ponto, afinal acertar tudo de cara deixa um livro chato, coisa que Horas Noturnas não é.

horas Noturnas citação

Minha única crítica é com o final... O final mesmo, depois de todo o mistério descoberto e as situações resolvidas. Achei ele um pouco curto demais, e o epílogo também poderia ter sido um pouquinho mais longo... Gostaria de saber um pouco mais do depois, sabe? Ao mesmo tempo, o livro tem um final e tem também um toque de que pode surgir uma continuação... Vai da autora decidir se continua a contar a história de Maryanne ou não. Para mim, fica a certeza de que se vier outro livro eu vou ler, assim como pretendo ler as demais obras da autora. É muito bacana ver a literatura nacional sendo bem representada.licavargas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

11 comentários

  1. Eu já havia ficado interessada por esse livro, desde que o vi em alguma lista de lançamentos de outro blog, pois adoro mistérios, suspenses e afins, e tendo o Poe como pano de fundo, melhor ainda!!! Já está na minha lista, e espero que você consiga a parceria. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lica!
    É a propaganda virtual que ajuda a conhecermos livros bons e de autores nacionais. Minha dúvida é: como será a seleção, né? Mas vamos para frente...
    Gosto dos livros ambientados no século XIX, embora tenha dito que a protagonista seja além de seu tempo e quase não pareça essa época.
    Gostaria de ler, vou dar uma passada lá no Wattpad.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Lica!
    E ainda não li nada da autora, mas li algumas resenhas positivas, que me deixaram curiosa. Achei o estilo do livro bem diferente, já que não é sempre que vejo um livro histórico investigativo e isso só me deixou mais curiosa.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lica, concordo com você em tudo.
    Desde as resenhas virais (que eu também fiz) até o final.
    Espero sinceramente que a Bianca faça uma continuação, pois foi muito rápido e deu um gostinho de quero mais.
    Amei todo o mistério que envolvia o livro e foi muito bom começar no Wattpad por ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Olha eu até hoje ainda não tive a oportunidade nem de ler o primeiro livro da autora, mas assim que puder comprarei toda coleção para que eu possa fazer a leitura, porque no momento estou atolada. Mas mesmo assim adorei tudo que você falou da história em sua resenha e me deixou bastante curiosa para saber o que acontece. Espero gostar bastante quando fazer minha leitura =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-apenas-uma-garota-comum.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica!
    Que chata essa coisa de avaliar um blog por uma resenha de um livro, hein!? Não gostei dessa ideia não!
    Mas, gostei da premissa do livro, ainda mais que é meio de época! Já li ótimas resenhas dele por ai que sempre me deixam curiosa, só fiquei com o pé atrás no fato do final ser do jeito que você falou. Fico tão chateada com finais corridos ou curtos que não nos dão AQUELA sensação de final, sabe?
    Mas, mesmo assim, leria Horas Noturnas *-*
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha e da premissa do livro. Ainda não li nada dessa autora, mas parece mesmo ser muito bom, por mais que você ache que o epílogo deveria ser maior. Também tenho essa sensação às vezes. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum livro da autora, mas pela sua descrição fiquei com vontade, também fico feliz de ver a literatura nacional bem representada. Esse negócio de errar o assassino é tão bom, kkkkkkk, odeio quando o livro é previsível demais. Acho que eu iria sentir um pouco de falta de me sentir no local, acho que uma boa situada no tempo e no espaço sempre é válida, mas enfim, pretendo ler o livro para ver o que eu acho!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Lica!
    Eu não imaginava que esse livro era assim, pensei que fosse algo mais para o terror...
    Mas adorei a resenha e tudo o que você falou sobre o livro, amo histórias que se passam na Inglaterra vitoriana, mocinhas a frente de seu tempo, e coisas assim. Agora com suspense e mistério com certeza o livro deve ser tudo de bom.

    B-jussss!

    ResponderExcluir
  10. Oieee Lica, eu adoro livros de época, os vestidos, os costumes diferentes, minha mãe fala que tenho a alma velha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A única coisa que me deixou um pouco frustrada na resenha é vc falar que não há muito desses elementos que eu amo nesse tipo de hist, mais mesmo assim, me despertou interesse e estou com vontade de ler.

    Beijos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  11. Eu vi muita gente falando desse livro e estava me perguntando por que...
    Agora entendi.
    Acho que os blogs literários tem todo um poder de alavancar um livro, mas quando a resenha é para conseguir uma parceria isso me preocupa se o blogueiro está realmente sendo sincero ou só querendo passar em uma seleção. Acho que por isso não vou confiando logo na primeira resenha.
    Adorei a capa e pretendo ler o livro, ainda mais que ele está no Wattpad *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras