Traços - Eduardo Cilto

21/02/2017


Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.


“De um momento para o outro, quando menos se espera, Eduardo, autor de mão cheia, tira o fôlego da gente. Um livro cheio de reviravoltas e com final surpreendente.” Thalita Rebouças.




Lançado pela Editora Outro Planeta, Traços é o romance de estreia  de Eduardo Cilto foi um livro com uma história curiosa: Chegou em minhas mãos por acaso, sem esperar.
À primeira vista, parecia uma simples aventura adolescente, de dois jovens que resolvem fugir de casa rumo a São Paulo. A bela capa agradou, o tema também. O prefácio de Thalita Rebouças ajudou ainda mais e... Tudo bem. Aceitei o desafio da leitura, embarcando na promessa de um livro “com final surpreendente”.

A capa? Maravilhosa, super sintonizada com a proposta do livro. Diagramação? Perfeita, com., capítulos longos, mas super intensos. Difícil parar de ler... Primeira impressão? Perfeita!

Já de cara, como leitor, me senti preso nas páginas do livro e nas aventuras dos protagonistas personagens Matheus (Adolescente viciado na série The100) e Beatriz (Uma aventureira vida loca, que parte pra São Paulo atrás de um Youtuber famoso sem pensar nas consequências!).

A proposta da obra me recordou outros livros, como Nerve, Jogos mortais e Cidades de papel de John Green, com doses de criatividade e muita ousadia do autor. Questões de família, amizade, gênero e sexualidade se fizeram presentes durante as 270 páginas dessa história cativante e cheia de surpresas.

Adorei as aventuras dos personagens por São Paulo, com cenários bem descritos, grandes surpresas e reviravoltas inesperadas.

Ah, se você quer saber... Realmente fiquei sem fôlego nos capítulos finais do livro (gente, quanta tragédia!! Fiquei chocado e surpreso com tamanha ousadia criativa do autor!), que deu um desfecho ousado e totalmente inesperado para a história de Matheus e Beatriz.


Vale a leitura, para quem curte um livro dramático, misterioso e cheio de fortes emoções!

Escritor e poeta blumenauense, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Formado em Letras, casado e pai adotivo de um gato preto. Skoob Wattpad Twitter

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. Eu acompanhei o Eduardo publicar esse livro e sei o quanto ele repercutiu. Até hoje não tive a oportunidade de fazer a leitura, mas assim que surgir não irei descartá-la. Acho que você poderia falar mais sobre o livro, dá as suas opiniões e argumentá-las senti essa falta, mas isso não fez com que eu desistisse de ler a obra. Os personagens parecem ter características do Youtubers, não tenho certeza, mas parece que algo é relacionado a ele. É como eu disse, estou louco para fazer a leitura desse livro e não vejo a hora de aparecer uma oportunidade!

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você tem razão, realmente falei pouco sobre o livro, bem menos do que gostaria. Mas tem um motivo: não quis contar Spoilers, para não estragar as maiores surpresas! E, realmente, a questão dos Youtubers foi bem surpreendente pra mim, como leitor. Uma crítica bem ousada sobre as novas tecnologias, internet e sua repercussão na vida das pessoas! Vale a leitura, com certeza. Uma grande obra!
      Eu comecei a ler o livro sem esperar muito da história, e me senti cativado desde as primeiras páginas. Muito bom mesmo!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não havia visto esse livro antes, parece ser MUITO legal!
    Adorei a foto que tirou da página, pois amo livros assim, que quando descrevem e-mails ou sms, realmente colocam na página a imagem do jeitinho que é na vida real. E fiquei curiosa sobre o desfecho. Acredito que "ousado" e "tragédia" remetam a algo não tão bom, rs.
    Espero ter a chance de lê-lo em breve!

    http://viveremdoismundos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O livro tem uma história bem realista e surpreendente, que daria até um excelente Drama nos cinemas! Eu me senti surpreendido com a ousadia do autor, em vários momentos da obra. Vale a leitura!

      Excluir
  3. Já tinha lido outra resenha desse livro, e lembro que não tinha despertado tanto meu interesse como agora despertou. A forma como você descreveu, me deixou bem curiosa com esse final surpreendente, e com vontade de entender o porquê de ser uma "tragédia". Outra coisa que me chamou bastante atenção foi o personagem gostar de The 100 (vi só o episódio piloto, mas quero muito continuar assistindo)
    Citei o exemplo pq é uma característica que aproxima o leitor com os personagens. Mostra como são parecidos conosco, e acabamos realmente vivendo a história :)
    Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Série The100 é ótima, super recomendo! E o livro tem grandes surpresas e reviravoltas. Vale a leitura! Agradeço seus comentários, desejando uma boa leitura!

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas fiquei algo curioso com a proposta que el traz! :) Que bom que gosatste de fazer a leitura e este ate te lembrou outras leituras anteriores! :)

    Bem, e bom que cause emoções fortes e que tenha mistérios e aventuras também! Assim como que a parte gráfica não fique nada atras do resto! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, esta é uma obra que começa como uma simples história adolescente, e que toma um rumo totalmente inesperado! Recomendo!

      Excluir
  5. Li várias resenhas dessa obra e todas me fazem ter certeza de que eu vou amar a leitura. Adorei todos os temas tratados, deve ser uma leitura bastante fluída. Adorei saber que o personagem gosta de The 100, adoro essa série também! <3 hahaha
    Adorei saber sua opinião sobre a obra, espero poder ler em breve.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma leitura que prende o leitor a cada página. Começa com algo simples, uma aventura juvenil, e acaba se tornando algo inesperado como a própria vida! Muito bom!

      Excluir
  6. Olá!
    Eu acompanho o canal do Edu, fiquei super animada de ver o livro finalmente finalizado. Adorei a premissa e só de saber que se passa em São Paulo já teria me conquistado, espero muito me envolver com a leitura tanto quanto você <3
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana! A questão de SP é um caso à parte na obra e merece todo o destaque: como leitor, realmente me senti passeando pelas Ruas de SP junto com os personagens, e pude sentir junto com eles todas as suas emoções. Super bacana!

      Excluir
  7. Oi.

    Já conhecia o livro, porém, sei pouco sobre ele. Até tinha me interessado por ele, mas esqueci de colocar na lista de leitura e acabei me esquecendo dele, até que vi uma garota lendo no metrô esses dias e voltei a lembrar que preciso lê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    poxa, que legal sua resenha. Quando o livro lançou eu quis muito, essa capa é linda mas esperava uma ideia diferente do livro mas mesmo assim ainda quero, ainda mais depois dos seus elogios e por saber que retrata varios temas de uma boa forma, bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tenho que te dizer que se não fosse sua resenha eu provavelmente nem me interessaria por esse livro. A sinopse não me cativou, mas a forma com que você falou sobre ela e o fato de você ter gostado tanto me fez repensar que talvez esteja ai uma boa história que apesar de os protagonistas não terem um grande motivo para fazer o que fazem, ainda sim ensina grandes e importantes lições. Mas confesso que fiquei receosa com o que será esse final, tenho certeza que se alguma coisa ruim acontecer aos protagonistas depois de eu me envolver com eles na história eu irei querer matar o autor. Mas acho que mesmo correndo esse riso irei arriscar, obrigada por me apresentar a obra!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que fui a única pessoa que acabou se decepcionando com esse livro, e olha que nem muitas expectativas eu tinha... Mas é que comecei a ler achando que seria uma coisa e ele acabou indo por um caminho completamente diferente, você sabe que não posso falar como ou estragaria a leitura das pessoas, rs, mas tive até a impressão que estava lendo outro gênero de uma parte em diante... Hehe... Que bom que pra você funcionou melhor!

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu não conhecia o autor ou a obra, mas fiquei intrigada com a sua resenha. Pela sinopse parece um livro bobinho, mas pela sua resenha parece que baixou o espírito do George R. R. Martin no autor. Fiquei curiosa para saber quais são as tragédias que acontecem no final. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Este livro está nos meus desejados. Acompanho o canal do Eduardo, gosto bastante de seus vídeos. E quando ele anunciou que estaria escrevendo um livro, ansiei por ler o manuscrito. rsrsrs Mas, ao informar que o livro já estava pronto e sendo publicado, eu festejei por sua vitória. Saber que essa obra está sendo bem aceita pelo público e que tem uma historia fascinante, me deixou entre ansiosa e curiosa pra ler. Infelizmente não possui a obra, e com a crise que vivo, demorarei pra obtê-lo. Mas, não tenho pressa, comprarei assim que possível. Bom saber que você gostou, mais um ponto pro Cilto!
    Ótima resenha
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já conhecia essa obra e tenho muita vontade de conferir. Acho que essa ambientação em São Paulo faz toda a diferença para mim, já que é uma cidade que simplesmente amo e gostaria de imaginar o personagem pelos lugares descritos na obra. Com certeza essa dica está anotada, e adorei poder conferir a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ricardo,
    Estou com uma meta pessoal de ler esses livros que a Planeta lançou. Já li Azeitona e gostei bastante, então, Traços está na lista. Gostei de saber que o livro despertou esses sentimentos em você, principalmente, perto do final e fiquei empolgada também por saber que, apesar de os capítulos serem longos a leitura é viciante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. oi, eu gosto de livros com drama, mas o fato de ter adolescente no meio de certa forma me trava um pouco. Mas gosto de quando você menciona que se surpreendeu. Não tenho certeza, mas quem sabe venho a dar uma chance para a obra.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ou o autor. Achei a fonte da sinopse muito pequenininha, moço! Quem tem problemas de visão sofre pra ler ><

    Não vi como esse livro possa ser ligado a Nerve, são propostas bem diferentes não? Desafios com fuga de casa... Acredito que livros assim possam realmente nos trazer grandes reflexões sobre os temas que você destacou em sua resenha. E é sempre bom quando as reviravoltas nos surpreendem...

    Apesar de todos os elogios, o enredo do livro não me agradou muito, então provavelmente passarei a indicação...!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço seu lembrete, sobre a fonte da sinopse! Vamos rever isso nas próximas postagens, pode deixar! : )

      Excluir
  17. Olá!
    Amo livros que retratem o cenário brasileiro! Também não dava muita coisa pela capa, mas sua resenha me deixou com gostinho de quero mais. Estou curiosa sobre o que vai acontecer com os personagens e como será esse final tão surpreendente do qual você fala.
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras