Escritor do Mês: André Vianco #2

11/06/2011


Olá, pessoal!!!

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Vianco e suas obras?


O Autor


André Vianco é paulista, criado na cidade de Osasco – SP. Desde pequeno lia muito e se interessava por filmes de horror e fantasia. E vou contar uma coisa que o autor revelou durante o bate papo, no evento de lançamento do livro “O Caso Laura”, em Curitiba: André, ainda menino, chegou a escrever um livro, não publicado. E mais, ele disse, pensativo, que seria interessante disponibilizar em seu blog partes da obra. Ah, Vianco... dá esse presente para a gente, dá!?!? Seus fãs ficariam eternamente gratos! Pronto, terminou meu momento #mimimi. Continuando... Percebemos, então, que André sempre gostou de escrever. Tanto é que escreveu profissionalmente para a Rádio Jovem Pan, na seção de humor, antes de adotar o sobrenome Vianco, que é uma homenagem à cidade de Osasco, derivado da Rua Dona Primitiva Vianco.
Pois bem, em 1998, André escreve seu primeiro livro publicável, O Senhor da Chuva, gênero fantasia e terror, uma história que envolve anjos e demônios. Ele encaminha cópia a várias editoras, mas nenhuma delas publica seu livro. Um ano depois, Vianco faz nova tentativa com o livro “Os Sete”. Novamente nenhuma editora se interessa pela sua obra. André começa a guardar dinheiro para pagar uma publicação independente. Poucos meses depois é demitido do seu emprego em uma empresa de cartões de crédito. Casado e pai de uma filha, André recebe o apoio de sua esposa e de seus pais para investir o valor recebido do FGTS na publicação do livro “Os Sete”. E vejam que sacada genial do Vianco: mesmo sem ter conseguido publicar o livro O Senhor da Chuva, a quarta página da capa de Os Sete menciona que o livro é do mesmo autor de O Senhor da Chuva. O que não deixa de ser verdade! De posse dos exemplares, com o selo “A.V. Edições” - e não é que o nome ficou interessante?! - Vianco começa seu calvário pelas livrarias. Exemplares são deixados nesses espaços que, algumas semanas mais tarde, começam a pedir reposição. A Editora Novo Século, observando o sucesso das vendas, propõe a edição do mesmo livro.
Os Sete, o primeiro livro de Vianco, publicado em 2000, pela Novo Século é, dos seus livros, o mais vendido. Hoje, passa de 100 mil unidades.
Aos 35 anos, casado, pai de 3 filhas, André Vianco lança, em 2011, seu 13° livro, O Caso Laura.
Quer saber como foi o lançamento aqui em Curitiba? Acesse aqui. Esse post conta, também, minhas impressões a respeito do escritor. E depois me diga se você também me acha uma leitora passional. O Vianco acha! rsrsrs.


O Estilo Literário

Ação e aventura, assim Vianco define o forte de suas obras. Mas o terror, o sobrenatural e a fantasia fantástica são os alicerces das suas histórias. E um dos grandes diferenciais dos livros de Vianco é o fato de que as histórias se passam aqui no Brasil.
Dentro do gênero gótico, que é bem abrangente, aconteceu dos vampiros serem o forte das obras de André. Mas outros seres fantásticos também fazem parte do rol dos seus personagens, como anjos, demônios e fantasmas.


As Obras

Você deve estar se perguntando o porquê de eu escrever que Vianco acabou de lançar o seu 13° livro e a Lica, quando anunciou quem seria o escritor abordado no mês de junho, mencionou 16 obras. Vou tentar explicar.
Como escrevi, o livro “Os Sete”, que foi o primeiro romance de Vianco a ser publicado, primeiramente teve uma edição independente. Um ano mais tarde esse mesmo título foi publicado pela Editora Novo Século. Então são duas publicações para mesmo título. Além dos seus romances, Vianco possui Edições Especiais: são duas obras, “Vampiros do Rio Douro – Vol.1” e “Vampiros do Rio Douro – Vol. 2”, que são quadrinhos. Há, ainda, o volume único da trilogia “O Turno da Noite”, publicado em 2008 (não relacionado abaixo).

Veja a cronologia das edições:

· Os Sete (1999) – edição independente
· Os Sete (2000) - Editora Novo Século
· O Senhor da Chuva (2001) - Editora Novo Século
· Sétimo (2002) - Editora Novo Século
· Sementes no Gelo (2002) - Editora Novo Século
· A Casa (2002) - Editora Novo Século
· Bento (2003) - Editora Novo Século
· O Vampiro - Rei Vol.1 (2004) - Editora Novo Século
· O Vampiro - Rei Vol.2 (2005) - Editora Novo Século
· O Turno Da Noite, Os Filhos De Sétimo Vol. 1 (2006) - Editora Novo Século
· O Turno Da Noite, Revelações Vol. 2 (2006) - Editora Novo Século
· O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol. 3 (2007) - Editora Novo Século
· Vampiros do Rio Douro Vol. 1 (2007) - Editora Novo Século
· Vampiros do Rio Douro Vol. 2 (2007) - Editora Novo Século
· O Caminho do Poço das Lágrimas (2008) - Editora Novo Século
· O Caso Laura (2011) – Editora Rocco

No post da próxima semana irei mostrar as capas dos livros bem como a sinopse de cada um deles. Já no post # 4, o último sobre André Vianco, contarei algumas curiosidades e falarei sobre o Teaser “O Turno da Noite”.

Até mais!!!


Fonte:
- Entrevista de André Vianco no Programa do Jô
- Bate-papo no lançamento do livro “O Caso Laura”, em Curitiba

Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Que delícia conhecer mais desse autor com cara de mal, mas que é uma simpatia de pessoa! E que é brasileiro e escreve sobre vamps! Ainda não li nenhum livro dele! Mas tenho muita e muita vontade e vou começar em breve pelos livros de vamps lógico!

    E meninas, to de voltaaaaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom poder conhecer um pouco da história do André. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele, mas sempre vejo boas críticas a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm conheci o André super gente boa ... atencioso com os fãs ... ele contando toda sua história é incrivel ... li "O caso Laura" e AMEI ...

    ResponderExcluir
  4. tenho todos lançados, este cara é foda de ++++, ele sabe escrever muito bem e nos deixar aprisionada na historia do começo ao fim!!!! *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu quero "O Caso Laura"! André, você é O cara!
    Ainda não tive o prazer de conhecer, mas é meu sonho, fico pedindo pra pai, irmão, namorado e até patrão, me levar onde o André está! rsrs

    Ainda vou conhecer!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. É sempre interessante conhecer um pouco mais sobre a história de um autor. Não li nenhuma das obras do Vianco, mas, como disse, nunca é tarde...

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras