Lentes Mágicas #19: Abdutores

29/09/2011

Olá Pessoal.

Minha escolha desta quinta é de outro mundo. 

Percebo que há no mundo inteiro uma força que nos faz falar de vampiros, anjos, demônios, fadas, gnomos, trolls, elfos, sereias, enfim, todo sortimento de criaturas. Mas as criaturas mais faladas nos últimos 30 anos pelo menos, com maior numero de filmes, que inspira e aguça a imaginação de muita gente ao redor da terra não mora aqui. Alienígenas são de longe o assunto mais bizarro já criado pela mente humana.

Não sei quem começou com essa mania de abdução, de querer viver fora da terra e o que tem por lá, mas muita gente dedica Com explicações de todos os tipos, estes seres nos circundam nas músicas (basta ver os clipes disponíveis da Lady Gaga, Rihanna, Kate Perry, entre outros...) na moda, na tv, e particularmente no filme. Não consigo contar quantas vezes eles já explodiram a Estátua da Liberdade... rs Vai ver que essa mania de olhar pra fora é não querer mais ver o que esta aqui dentro (da terra, digo).

Com tanta coisa sobre os Extraterrestres, como escolher? Parti pela minha história pessoal. O filme E.T, o extraterrestre  foi o que me levou a gostar de filmes de ficção. Amo de paixão este tema e agora que já estão acostumados comigo (hehehe risada malévola) e com minhas loucurinhas, este tipo de filme vai aparecer mais vezes por aqui....

Título original: E.T., The Extra-terrestrial
Título em português: E.T, O Extraterrestre
Lançamento: 1982 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Dee Wallace-Stone, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton e Drew Barrymore.
Duração: 115 min
Gênero: Ficção Científica

Distribuidora: Universal Pictures

Sinopse: 

Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

A maioria de nós conhece este filme. Como, você nunca viu? De que planeta você veio? Até mesmo quem não é deste planeta sabe da história!!! Um dos filmes mais ousados (o primeiro de muitos sucessos de Spielberg, ficou 11 anos como recorde de bilheteria) pra sua época e mudou meu gosto por filmes.

Mostra uma outra visão dos visitantes. Enquanto todos os filmes já lançados (até 1982...) falavam em exterminação da raça humana, escravização e superioridade intelectual, este filme vem dizer que há possibilidade de existir amizade entre as espécies, que pode haver aprendizado, que podemos ser melhores do que somente meros cientistas dissecando sapos. Pelo menos por parte das crianças.

Esse filme traz uma mensagem de esperança pra todos os que acreditam na existência de algo extraterreno. O imaginário infantil é repleto de figuras míticas, amigos imaginários e ter um amigo especial de verdade é um segredo muito bem guardado. Elliot tem uma conectividade fora do convencional com o E.T. Tanto que os dois separados pelos adultos para todo tipo de testes ficam doentes. Pensar em um E.T. bonzinho e indefeso nos faz repensar um pouco nos rótulos já estabelecidos para as coisas (tipo um vampiro que brilha no sol ou bruxas lindas e famosas).

Resgatar a história deste filme é rever algumas das coisas mais gostosas do universo infantil da minha época: a lealdade. Pensem comigo: as crianças de hoje raramente guardariam um segredo como este. Já possuem celulares, msn, logo toda a inocência de ajudar um ser especial (ou qualquer ser...) fica de lado. Uma pena.

Gosto de rever este filme porque me faz lembrar de como era gostoso sair com os amigos da rua, brincar de bicicleta, fazer chá com as bonecas (adoro a cena em que a Gertie - Drew Barrymore - fica cuidando dele e o usa em sua reunião de bonecas!). Adoro a atriz. Ainda escreverei mais sobre ela.

A essência da inocência infantil deve ser estimulada. Talvez esse desejo de tudo mais simples e divertido é que mova minhas atitudes com minha filha. Fico imaginando  se ela encontrasse um ser assim... Como ela reagiria? 


Para mim, é um filme que mudou minha vida quando eu ainda era muito nova. Amar filmes, ver além do que aquilo que está estabelecido, ser apaixonada por seres de outro mundo... Abriu meu olhar para as coisas novas, para esperar coisas diferentes, para não julgar pelas aparências. 


(Pra variar, não me ative ao contexo do filme em si. Quiz falar deste filme pq ele é especial para mim. Não seria nada interessante ter um post sobre o trabalho do Spielberg, nem sobre curiosidades do filme. Afinal, ano que vem ele faz 30 anos...)

Os filmes falam (mostram) muito mais do que se supõe. Procure ver com outros olhos os filmes que você viu quando tinha, sei lá, 5 anos. Procure nos filmes de lançamento as mensagens que escritores e diretores passam pra você sem que perceba. Fora do contexto do que todo mundo vê. 

Este filme abduziu minha velha forma de ver as coisas.... E você?

Que filme fala com você? 
Qual filme você assiste e diz 'putz, isso é pra mim'? 
Quantos filmes fazem parte da sua história? 
Algum mudou a percepção sobre algo? 
Algum disse alguma verdade que você não quis ver e você disse que o filme não era bom? 

A cada quinta feira eu abro um pouco de mim e meu gosto pelos filmes e suas histórias dentro da minha história. Adoro escrever para todos e mostrar algo que talvez ninguém veja sobre um filme.

Agradeço sempre carinho de todas (e todos) em seus comentarios. Isso significa muito pra mim.

Grata.  

Que tal conferir também...

4 comentários

  1. Acredite se quiser, eu nunca vi E.T e só descobri dias atras que a menina era a Drew Barrymore.. haha'

    Se der passa lá no blog??
    http://leiaeouca.blogspot.com/

    beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Ai Gi... O que dizer da sua escolha?? Perfeita... Um filme que marcou minha infância! Que tenho em DVD duplo e assisto sempre que tenho vontade! Um filme doce e que nós faz pensar... Pelo menos a mim faz... Pensar sobre como devemos exlorar o que não nos diz respeito... Ou até onde devemos explorar... E o que devemos levar em consideração sobre as atitudes de pesquisas e tal... Sabe... Adoro esse filme. A ligação entre ET e o Elliot é mágica! E mostra que toda forma de amor vale a pena. Só amor é capz de criar, vencer barreiras e transformar! Adoro!

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti ET, mas deve ser muito bom!!!!!..Acho os bonecos tão fofinhos..kkkk
    Nossa olha a Drew pequinuxa!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Ui! isto me fez lembrar da minha infancia, quando eu e os meus amiguinhos nao tinhamos celular, Pc etc... era tudo na base da brincadeira, pareciamos que nem tinhamos casa por so ficar na rua, est filme é bastante especial e eu gostei do que vc disse, ele ensina o veradeiro valor da: lealdade. nao emporta o quao diferente os outros sejam!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras