O Chamado Selvagem – Opiniões

21/12/2011

Jack_london
O Chamado Selvagem lançado em 1903 é considerado a obra-prima de London e um de seus principais trabalhos, tendo emocionado milhões de pessoas em todo o mundo contando a jornada de Buck, um cão São Bernardo que é raptado de seu confortável lar e levado para o Yukon durante a corrida do ouro no século 19.

Emocione-se e aventure-se com Buck nessa incrível jornada.




O Chamado Selvagem narra a luta pela sobrevivência de Buck, um cão da raça São Bernardo que está acostumado a ser tratado com todas as regalias que um cão da alta sociedade poderia ser. Buck vivia na casa do juiz Miller, não era um cão de casa e nem um cão de canil. Buck tinha todo o território, ia e vinha como bem queria e não poderia esperar que o destino o colocasse no caminho que o colocou.

Um dia como outro qualquer, um ajudante de jardinagem que ganhava muito pouco e tinha o vício da jogatina o tirou da sua vida normal. Achando que era um passeio qualquer, Buck não ofereceu resistência quando foi amarrado e levado. E foi essa demora, a demora de achar que tudo estava seguindo seu curso normal que o fez mudar radicalmente de rotina.

A partir deste ponto, o livro começa a narrar as descobertas de Buck em seu novo lar (que de lar não tinha nada). Levado de trem para muito longe, a primeira grande experiência de Buck é seu encontro com o homem do suéter vermelho. Um encontro que mudaria para sempre seu modo de ver as coisas a sua volta.

Contar mais detalhes fará com que eu não consiga segurar os spoilers e acabará tirando o brilho da leitura. Acompanhar o caminho que este São Bernardo especial trilha é emocionante e belo. E o que poderia ser transformada em uma história triste de sequestro, se mostra como uma grande história de conhecimento e superação, isso tudo unido com a mistura de características humanas e instintos primitivos a muito adormecidos nas memórias de Buck.

Só preciso confessar que senti falta de ver a narração ser feita por Buck. Embora o ponto de vista dos fatos seja a do cão, talvez eu teria me emocionado mais se me sentisse na mente do narrador e não sendo somente um espectador dos acontecimentos. Claro que a minha falta de hábito de ler livros nesse estilo de narrativa influencia muito meu modo de sentir a história e de me conectar com os personagens. Mesmo assim, é impossível não entender porque O Chamado Selvagem é considerado a obra-prima de Robert London.


Curiosidades:

* Em 1903 London teve que cortar cerca de 5 mil palavras para vender a história de O Chamado Selvagem. Na época seu preço foi de 0,03 centavos de Dólar por palavra, onde ele recebeu um cheque de 750 dólares pelo livro. Dois dias depois de receber o cheque, a editora Macmillan comprou os direitos por 2 mil dólares. London não esperava que o livro viraria um clássico da literatura americana, e ninguém pode dizer que se não fosse o extenso programa promocional o livro poderia facilmente ter se tornado apenas mais um livro sobre cães. London nunca se arrependeu de sua decisão por ter percebido que foi a promoção da Macmillan que o fez famoso.

* Você sabia que London foi acusado de plágio por Egerton R. Young? Young alegou que O chamado selvagem foi retirado de seu livro My Dogs. London reconheceu ter usado o livro como fonte para seu livro e disse ter escrito uma carta a Young para agradecer…

* Se você é apaixonado por filmes (como a gente aqui do Sael), você já deve ter assistido ou no mínimo ter ouvido falar de Caninos Brancos. Agora você sabia que a história do filme é uma adaptação da Disney ao livro de mesmo nome de Robert London? Em Caninos Brancos a história segue a mesma linha de O chamado Selvagem mas ao contrário. Aqui um lobo é domesticado. Caninos Brancos é o bisneto de Buck, mas pode ser interpretado também como reencarnação de Buck já que termina sua história no exato lugar onde a de Buck começou.

Gostou??? Você pode comprar o livro direto no Site da Editora Dracaena (aproveita que o livro está com Frete Grátis!)



Promoção!!! - Encerrada
Como vocês viram no post das promoções de Natal aqui no Sael, este livro é mais um presente do blog com a parceria da editora Dracaena para vocês. E para participar vai ser super fácil… Basta ler a resenha e comentar neste post. Pronto, você está concorrendo a um exemplar do livro.
Ei… Não esqueça de que tem que seguir o blog (ali na lateral) e que não serão considerados comentários como “legal a resenha”.
Os comentários podem ser feitos até dia 31/12 ao meio dia. O sorteio será feito no mesmo dia na parte da tarde pelo Random. Boa Sorte!!!
Lica


Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

7 comentários

  1. Lica, que achado é esse??? Nossa, eu que amo animais já me interessei pelo livro!!!! Amo cães, e adoro filmes e livros que tenham como personagens principais nossos amigos de 4 patas!! Imagino que pela resenha e pelo enredo do livro deve ser uma história super emocionante... Me lembrei de um filme de Lassie que Stefan adora assistir comigo! Com certeza quero participar do sorteio e vou cruzar os dedos para ganhar! Afinal será ano novo e eu terei completado trinta e três aninhos! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ah e esqeuci de dizer que nunca assisti Caninos Brancos, mas vou providenciar!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei entusiasmado demais pela história, começando já pela capa que ganha qualquer um. A história parece ser incrível e bem diferente do que costumo ler, vou procurar mais infos sobre a obra e quem sabe tenho sorte e ganho a promo (\o/) Parabéns pela resenha!

    Julio Cesar Vieira
    www.ojovemescritor.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro animais, e acho que por isso não me sinto confortável com histórias de sofrimentos, mesmo elas sendo ficção. Mesmo que no final seja feliz, porém todo o desenvolvimento me deixa angustiada e triste.

    Mas mesmo assim é um livro interessante, e não consegui ver até o final caninos brancos. kkkkkk pra vc ver....

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho uma super curiosidade de conferir alguma obra do Jack London desde que vi muitas citações sobre ele no livro Na natureza selvagem. Como O chamado selvagem é seu livro mais comentado na blogsfera, então faz tempo que quero lê-lo.
    Além do mais a história do Buck parece ser bem interessante, mesmo eu não tendo muito costume de ler histórias sobre cachorro. :)

    Beijos. ^^

    @misslarkin_

    ResponderExcluir
  6. **************PROMOÇÃO ENCERRADA**************

    COMENTÁRIOS SÃO SEMPRE BEM VINDOS, MAS A PROMOÇÃO NÃO É MAIS VÁLIDA. FIQUE DE OLHO NO BLOG QUE MUITAS OPORTUNIDADES VIRÃO.

    EQUIPE SOBRE AMORES E LIVROS

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras