Lentes Mágicas #32: Amanhecendo

30/12/2011

Olá Saelnautas...

Título original: The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1

Título no Brasil: Amanhacer - Parte I

Lançamento: 2011

Direção: Bill Condon

Duração: 117 min

Gênero: Romance

Sinopse:
"Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) enfim se casam, em cerimônia com a presença de amigos e familiares. O casal resolve passar a lua de mel no Rio de Janeiro e, logo em seguida, Bella engravida. O que eles não esperavam era que a gravidez seria tão complicada, colocando em risco a vida do bebê e da própria mãe."

No dia 27 de dezembro eu e a Lica fomos ver o filme Amanhecer no cinema (antes dele sair de cartaz).
A primeira coisa que já chateou de cara foi o atraso na exibição do filme. Atrasaram 30 min e passaram duas vezes os trailers...  Segundo a Lica a noiva estava atrasada... eu digo seria estranho se ela não estivesse  atrasada senão como poderia estar grávida? Enfim, brincadeiras a parte e atrasos também, vamos ao que mais interessa: minha opinião sobre esse filme. Nada disso! Quem vai falar sobre o filme hoje é a Lica. Siiiimmm!!!! Eu não li os livros, não acompanho a série, não teria nenhuma graça eu falar sobre ele. O que posso dizer é que o filme foi patrocinado pelo Cinépolis (ganhei as entradas pelo twitter em setembro e só pude usar agora...)

Então... Aqui estou eu invadindo a coluna da Gi...
Mas não poderia ser diferente, afinal, quem me conhece sabe da minha paixão pela Saga.
Sim, eu já fui fanática por Twilight, de assistir aos filmes Lua Nova e Eclipse na pré-estréia (e mais algumas vezes depois no cinema), mas felizmente essa fase passou.
Não tenho vergonha de assumir que gosto da saga, falo dela e tenho um monte de coisas relacionadas a mesma, mas acredito que passei por uma fase doente, onde não podia ver algo que já pensava em quando eu o teria. A fase passou, afinal, quem imaginaria que eu iria assistir Amanhecer - parte I somente na última semana em cartaz??? O gosto??? Não... Esse não passa.
O bom de você perder a doença por algo é que você consegue ficar crítica com as falhas e erros daquilo que você curte. E consegue perceber eles antes dos outros pegarem no seu pé por isso.


Vocês já viram casamento onde a noiva não entra atrasada?
Então... O Cinépolis, pensando nisso exibiu a sessão com meia hora de atraso. Eu sei que a Gi falou disso ali em cima e só estou repetindo porque isso foi algo que me deixou bem chateada. O cinema é longe pra caramba, a sessão era tarde (tá, não tão tarde assim mas para voltar do fim do mundo após o final do filme...) e ainda tive que assistir a versão dublada. Sim, porque o filme permaneceu em cartaz por mais tempo mas somente a sessão dublada (ainda vou entender a mania que o povo tem em assistir filme dublado no cinema...). Como se isso não bastasse, ao meu lado estavam sentadas 3 garotas e uma delas parecia que tinha caído de paraquedas no mundo Twilight... Não lembro de todas as perguntas, mas entre elas, algumas clássicas como "ela não tá pensando em ter o bebê, está?"; "agora que ele chamou o bebê de coisa ela vai trocar a escolha, né?"; "ela está sendo tão teimosa, ele termina tudo com ela, não termina?"... E estas foram só algumas... Ok, ninguém é obrigado a ler o livro antes de ir no cinema, mas em uma franquia como esta é praticamente impossível não saber o que acontece. E nem é uma questão de fugir de spoilers. Todo mundo sabe como termina. Ao menos as pessoas que tem um pouco de acesso a informação. Imaginem a minha empolgação nesse ponto. Minha sorte? Eu não conseguia ouvir as perguntas que a mulher que estava sentada atrás da Gi fazia. Sim, porque esta segunda chegou a perguntar se o Charlie não sabia que Edward era um vampiro... Será que ela não assistiu nem os outros três filmes??? o.O

Mas isso aqui não é para falar de mim e nem dos acontecimentos no cinema, não é? Então... Vamos ao filme...

Difícil escrever sobre um filme tão esperado e já tão assistido e comentado pelo universo online. Tão difícil que deu para perceber minha enrolação acima falando de todas as outras coisas ao redor...

De maneira geral, eu gostei do filme. Acredito que Amanhecer - parte I chegou ao posto de meu filme preferido da Saga. Eu gosto de Crepúsculo, acho que ele tem um toque de filme independente que colabora para o romance, além de ser também meu livro preferido. Eu não gostei de Amanhecer. Foi o livro que mais demorei para ler e o que me deixou de certa maneira decepcionada. Por não estar esperando tanto da história fui surpreendida. Sim, eu gostei muito mais filme do que um dia possa gostar do livro.





Eu sou apaixonada pela música Flightless Bird, American Mouth e fiquei super feliz em ouvi-la novamente, ainda mais ela sendo tema do casamento. Lindo!!!!


Eu não sou muito fã da Melissa, mas dessa vez não tenho o que reclamar dela. E Bill Condon está de parabéns com o que fez. A equipe de maquiagem/caracterização está quase de parabéns. Quer dizer... Não gostei do que fizeram com a Alice, que ficou parecendo muito mais velha, chata e nada moderninha. E o Jasper... Acho melhor nem comentar nada =X
Mesmo assim, impossível não dizer que a equipe arrasou com a Bella, principalmente depois da gravidez, onde temos uma Bella quase cadavérica e dá para jurar que ela está realmente morrendo.
(e eu ainda escuto o eco da Gi no cinema dizendo "Carlisle vem ni mim"...rs)

Nunca dei muita bola para o Taylor Lautner, e isso nada tem a ver com o fato de eu ser Team Edward, mas neste filme ele finalmente parece ter seu verdadeiro papel na história. E embora eu acredite que essa coisa toda do imprinting seja algo muito forçado que a "tia Steph" colocou, no filme isso ficou com um ar muito melhor. E as cenas usadas para mostrar este sentimento fazem ficar na maior expectativa para a parte II.

Resumindo, não acho que o filme seja tão impactante para o público em geral. Quer dizer, acredito que Amanhecer não é um filme avulso, que se sustenta por si só. Mas para o fã, para quem leu os livros ou mesmo para quem vem acompanhando a série somente pelos filmes é um prato cheio. E a divisão do filme?
Exatamente no momento certo para deixar a vontade de voltar aos cinemas para a parte II lá no alto.



Obrigada Cinépolis pelo presente dos ingressos.
Obrigada Gi por me convidar para assistirmos juntas o filme.
Beijinhos







Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Foi uma aventura né mana? Mas nossas melhores histórias vem de dias que a gente acha que vai ser o maior fracasso e que acontece uma reviravolta louca que deixa a noite mais que especial... assim como fomos incomodadas pelas meninas do nosso lado direito, a gente incomodou muito as moças do nosso esquerdo de tanto rirmos e comentarmos o filme inteiro... já que n deu pra levar muito a sério a versão dublada do Eduard com a voz do Goku... enfim, adorei e vamos ver a parte dois juntas... bjs e parabéns pela L.M. mais que especial! (o último do ano)

    ResponderExcluir
  2. Ixi, sou super suspeita pra falar de Amanhecer pq, como vc mesma disse, Lica, ainda não passei da fase 'doente' rsrsrs (assisti 7 vezes no cinema), mas tenho consciência de que é um filme feito para os fãs, afinal, como um filme avulso, realmente, Amanhecer não chamaria a atenção nem faria todo esse sucesso. Bom, acho que dos 4 filmes, Amanhecer foi o melhor até agora. Como me decepcionei com Eclipse, então, não criei grandes expectativas para Amanhecer... O que foi bom, pois gostei muito do trabalho do Bill Condon e até a Melissa me surpreendeu; no quesito maquiagem, eu jamais diria que a Bella cadávérica do parto era um boneco... simplesmente, perfeita, melhor até do que alguns bonecos de cera do Madame Tussaud. No imprinting, achei interessante eles apenas terem substituído a Bella pela Renesmee nas mesmas cenas entre a Bella e o Jacob nos filmes anteriores, pois conseguiu transmitir a ideia de que o que ligava Jacob à Bella o tempo todo era a Renesmee, mesmo ela não tendo sido gerada ainda; tbm achei ótima a cena dos lobos conversando através do pensamento e o Jacob rompendo com a matilha/alcatéia do Sam (destaque p/ o Seth que é um fofo). Não gostei da Alice q tava parecendo uma velha, mesmo; odiei a peruca horrenda do Carlisle; achei que exageraram na destruição do quarto na Lua de mel, no livro ele só morde os travesseiros; não gostei da cena da Bella pedindo por favor pra eles fazerem amor de novo, na verdade, é nessa segunda vez q o Edward quebra a cama e rasga a camisola preta da Bella, além disso, senti falta deles amanhecendo juntinhos na cama, como tá no livro. Bom, como fã dá pra escrever um livro aqui, mas o que mais me chateou *e pode até parecer um detalhe idiota, mas pra mim não é* foi o Edward NÃO brilhar, como assim???? O.o Sei que muita gente não gosta, mas o Edward brilha à luz do Sol, sim, e como ele vai pra uma ilha ensolarada no Rio e NÃO brilha??? Esqueceram??? O dia tava nublado??? Não sei, mas eu notei! =/
    Ufa, chega né? Falei demais! Agora é aguardar o próximo e torcer para que não decepcione. Espero que vc, Lica, e a Gi tenham ficado até depois dos créditos, pois tinha uma cena extra com os Volturi.

    Beijos e um Feliz 2012 pra vcs!!! =)

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkk tô rindo do tamanho do meu comentário, não achei que ia ficar tão grande!!!

    ResponderExcluir
  4. A gente ficou até o fim... aprendemos que quando as luzes laterais n acendem é pq tem mais coisas... adoramos seu coment... e realmente o Eduard n brilhou!

    ResponderExcluir
  5. Só excelentes comentários para Amanhecer!!! E eu ainda não fui assistir!!!:(:( Mas nem tudo está perdido!!! Dia 02/01 eu vou, lálálálá! hahaha Aqui em Sampa ainda estão explorando bastante... Eu sei que vou gostar, mesmo nada sendo surpresa para mim!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras