Lentes Mágicas #60: Homenagem

27/09/2012

Olá cinéfilos!

Ironicamente, numa dessas coincidências loucas que acontecem em nossas vidas, hoje seria o 60° aniversário da minha mãe. Pra homenagear esta mulher apaixonada, escolhi falar de um filme antigo, especial para ela e agora, especial para mim... Uma flor que minha mãe cultivava, um idioma que ela falava, um livro que ela gostou e um filme que ela viu centenas de vezes... Cheio de significados para mim:

LE NOM DE LA ROSE 
Ano: 1986
Origem: França, Alemanha, Itália
Elenco: Sean ConneryChristian SlaterF. Murray Abraham e Valentina Vargas
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Gênero: Drama, Policial, Thriller, Suspense
Duração: 130min


Sinopse: "Na última semana de novembro de 1327, num mosteiro na Itália medieval, a morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias e noites é o motor responsável pelo desenvolvimento da acção. Um monge franciscano é chamado para solucionar o mistério e cai nas malhas de uma trama diabólica.

Na forma de uma crítica, as violências sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento dos valores pela demagogia, constroem uma reconstituição livre dos fatos históricos da época aos olhos do espectador."


Este filme alemão é baseado em um romance de origem italiana escrito por Umberto Eco. Conheci através da minha mãe em 1989, mas ela já conhecia a muitos anos... Já se pode ver direitinho de onde vem meu gosto esquisito literário e cinematográfico, não é?
Uma historia que se passa em monastério beneditino italiano em meados do século XIV, 1327 pra ser mais exata. Lá, existia o maior acervo cristão do mundo na época e um monge  franciscano renascentista foi chamado para desvendar o mistério sobre as mortes dos monges. Ao aceitar a missão ele se depara com acontecimentos 'estranhos' e se vê diante de um problema maior... um segredo que só conhece quem vê o filme porque eu não faço spoiler!

As sempre presentes dúvidas sobre as religiões e misticismos em filmes deste cunho. Discussão sobre pecados, sobre os dogmas, caráter, política e o humano...

Lembro-me que foi a primeira vez em que vi Connery nas telas e me apaixonei. Agradeço minha mãe por isso. Hoje em dia, adoro todos os filmes dele principalmente Highlander, Indiana Jones e Caçada ao Outubro Vermelho!!

Um filme incrível que vale a pena ser visto e fazer um comparativo com os filmes atuais sobre o assunto.

Esperam que tenham gostado da dica de hoje.

Abraços




Que tal conferir também...

8 comentários

  1. Ai Gisele...
    Eu odiei esse filme... me dá até calafrios... não sei se por ter assistido com 13/14 anos, foi tema de uma aula de religião, mas eu passei longe de gostar... eis que nem vi ele completo, e sempre que escuto sobre ele eu "fujo".
    Agora em termos de cenografia ele é perfeito... e a biblioteca. Uau!!!

    ResponderExcluir
  2. É Danielle, ele pega fundo em questões que se aprende na catequese cristã... mas assim, agora depois de adulta, tem que tentar ver de novo, com um novo olhar, sem a parte pragmática! Quem sabe vc passa a admirar?

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti a este filme. Mas depois da dica o colocarei na fila.

    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o livro e vi o filme. Gosto bastante e as atuações no filme são excelentes. É uma homenagem belíssima para sua mãe.

    ResponderExcluir
  5. Eu já assisti o filme e super recomendo tambem. Já o livro foi um dos poucos que não consegui terminar a leitura, já tentei duas vezes.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir
  6. Lembrar,homenagear quem amamos é lindo..
    Esse é um livro/filme que chama minha atenção mas que ainda não li.O enredo é ainda melhor que pensei,quero ler antes de ver.

    ResponderExcluir
  7. EU VI ESSE FILME NA ESCOLA!!! E na Tv... É bem doido. Até gostei dele, ainda mais na parte que envolvia os livros e aquele negócio do veneno nas folhas, porque conhecimento era limitado e etc e tal. Quem viu sabe. Até que é bem legal esse filme. Vale a pena!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras