A Espada de Shannara - Shannara - Livro 01 - Terry Brooks

19/07/2014


Sinopse: "Há muito tempo as Grandes Guerras do Passado arruinaram o mundo. Vivendo no pacífico Vale Sombrio, o meio-elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Mas o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeja regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada somente por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem, e é sobre ele que repousam as esperanças de todas as raças. Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira a serviço do mal voa até o Vale Sombrio, Shea sabe que começará a maior aventura da sua vida."


Inúmeras vezes eu iniciei esta resenha. Escreve, apaga. Escreve, apaga! 
O que escrever. Como começar. Nada se resolvia. E assim começa nossa aventura nas Terras do Sul, ponto de partida para o mundo que Brooks nos apresenta.

A primeira coisa que eu gostaria de esclarecer é que esta obra NÃO foi  baseada em Senhor dos Anéis. Em absoluto. Brooks leu Tolkien na faculdade, já gostava de Faulkner, gostava de ler contos, colocou tudo em uma coqueteleira, misturou bem e inspirou-se. Inspiração. Este é o termo. Se for para comparar as obras, devo dizer que a escrita de Brooks é estilo vitoriana, com múltiplos pontos de vista, mudanças bruscas de tempo narrativo e milhares de personagens. Tolkien é intrincado, rebuscado e formal, acadêmico. Se fosse para eu compará-los a autores brasileiros, Tolkien seria Augusto dos Anjos e Brooks seria André Vianco. Ambos ótimos, usam o mesmo tema e diferem das épocas e por isso descrevem a mesma cena de maneiras detalhadas, porém diferentes. Lindamente irmãs, eu poderia dizer!



Nem só de sua irmã que você encontra em Shannara. Por ter algumas referências muito comum nos livros do gênero, posso afirmar que os fãs brasileiros de Crônicas de Gelo e Fogo, Harry Potter, Crônicas de Nárnia, Crônicas de Artur, Crônicas Saxônicas, entre outros, vão se apaixonar com certeza.

O defeito da obra Shannara, que ironicamente também é a qualidade, é que ela é extensa! Lindamente contamos com mais de 30 livros sobre este mundo de elfos, anões, gnomos, humanos, gigantes, ogros, magos, reis... Sim, você leu corretamente. São quase 40 livros só sobre Shannara! O último foi publicado dia 15 de julho. Sendo sincera, a maioria das pessoas que curtem Senhor dos Aneis no Brasil só o fazem por conta dos filmes. Eu disse a maioria, não todos... Eu, particularmente, conheci Tolkien bem cedo por amar mitologia nórdica e já havia lido muito sobre Terry enquanto conhecia a série Outlander da Diana Gabaldon (Outra maravilha literária que descobri que a SdEB vai publicar! Espero que sim!!!). Assim, fico feliz em dizer que agora todas as obras podem se abraçar, eu vou adotar e ler todas, e ser feliz! ;)

A história envolve uma lenda, uma guerra, um conselho, um artefato mágico para protejer algo importante, um ser que experimenta o poder e se corrompe, uma tentativa de dominar o mundo, pessoas do bem que querem reverter a situação e se unem para ajudar, conflitos, dúvidas, lugares lindos e descrições detalhadíssimas, seres mágicos de todos os tipos e suas funções sociais e muitos obstáculos, mentais, naturais ou propositais, até chegar ao artefato mágico que pode mudar tudo. É basicamente a receita de todos. Dá certo. Eu gosto.

Se você também gosta mitologia ou histórias com seres da natureza, florestas encantadas, povos mágicos, pessoas procurando seu destino ou forçadas a isto, você vai devorar este livro assim como eu fiz! 

Lembrando que esta obra tem mais de 40 anos de idade e graças a Saída de Emergência Brasil agora podemos apreciar, degustar e colecionar Brooks aqui no Brasil!!! 

Que comece a aventura!



Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a obra foi publicada há 40 anos (O_o)
    Apesar de não curtir o gênero, este é um daqueles livros que as resenhas são tão boas, tão empolgantes, que vc precisa ler de qualquer jeito... e, bem, esta sou eu no momento hahahahahahah
    Já comprei o meu exemplar e só preciso de um tempinho pra começar.

    E parabéns à SdeE por resgatar a história e pela capa lindíssima!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço muito esse estilo de leituras porque não li nada como esse livro, então não posso dizer se iria gostar ou não, mas o que sei é que gostaria muito de dá uma chance a ele, até porque você disse que quem gosta de mitologia vai adorar e eu gosto muito, acho muito interessante e é algo que prende minha atenção sempre!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! 40 anos? Fiquei surpresa... Gosto de livros assim mas esse não chamou minha atenção em nenhum momento T_T

    ResponderExcluir
  5. O que??/40 anos. Esse é de responsa. Ai, ai, será que vai levar muito tempo para lançar os outros???? Se bem com a pilha que tenho para ler, o tempo vai passar voando kk..

    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. A parada estava indo bem, pois você disse que os amantes de "Harry Potter", "Senhor do Anéis", "Crônicas de Nárnia", poderiam gostar dessa série, mas, quando li a quantidade de volumes que ela tem, já me bloqueou total. kkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras