As Vantagens de Ser Otimista – Allan Percy

02/11/2014

as vantagens de ser otimistaQuando enfrentamos um problema, o otimismo nos ajuda a manter a serenidade e a perspectiva. Por pior que seja a situação, temos a certeza de que sairemos dela fortalecidos.
Ser otimista não nos faz ter uma vida perfeita, mas nos permite evitar a amargura e a negatividade que costumam envenenar nosso coração nos momentos de crise.
O objetivo deste livro é mostrar como podemos estimular os pensamentos positivos e encarar a vida com mais leveza e tranquilidade. Para isso, Allan Percy nos oferece um “kit de sobrevivência” que contém os seguintes itens:
• Doze estratégias rápidas para lubrificar as engrenagens da positividade.
• Ensinamentos e aforismos de grandes pensadores para nos ajudar a ver o lado bom da vida.
• Uma mudança de perspectiva para transformar os pensamentos negativos em positivos.
• Doze histórias inspiradoras de pessoas que conquistaram seus objetivos, mesmo quando tudo parecia indicar que iriam fracassar.
• Uma breve visão científica de três amigos do otimismo: a cozinha energética, as endorfinas e o hipérico (ou erva-de-são-joão).
Essas ferramentas nos permitem escolher o estado de espírito com que queremos viver. Se optarmos pelo otimismo, continuaremos tendo dias bons e dias ruins, mas seremos capazes de superar os obstáculos sem desanimar. Essa é uma das maiores vantagens de ser otimista

VantagensOtimistas-300x250

Eu não sou muito de ler livros de autoajuda... acho até engraçado quando algum deles me atiça a curiosidade e entra em minha lista de leituras. As vantagens de ser otimista entrou por causa da capa. Sim, eu achei ela fofa e que valeria a pena ter. Depois, já tinha ouvido falar muito bem de Allan Percy então ele acabou entrando na minha lista de compras.

Em uma tarde ao acaso, olhei para ele e pensei “por que não?” Foi assim que ele saiu da lista de vou ler para lidos e posso dizer que o livro foi tudo o que eu precisava ler naquele momento. E eu amo livros assim. Amo quando o livro me ganha – e nessa hora não tem diferença nenhuma o tipo de livro, quando ele me ganha não importa o estilo e merece ser indicado.

564055_690202811011273_1561412404_n

Allan Percy tem uma narrativa muito gostosa de ler. Ainda mais que o livro parece ter sido todo escrito em tópicos. É um assunto só – ser otimista – mas ao mesmo tempo fala de várias coisas. Você sabia que até a alimentação pode ajudar você a ser mais otimista? Pois é... E ele não fala só do chocolate...

960266_690203221011232_533907556_n

As vantagens de ser otimista é um livro pequeno, tem pouco mais de 120 páginas. Porém ele consegue ser completo e realmente é um kit de sobrevivência para tempos difíceis (como diz na capa!). Além de 12 propostas simples para aumentar o otimismo, o livro ainda trás histórias reais de quem poderia ter cedido ao pessimismo mas persistiu otimista e se deu bem (como Steve Jobs e J. K. Rowling), como transformar o negativo em positivo, os amigos do otimismo (onde fala até de culinária otimista) e ao final tem várias pequenas passagens – chamadas pelo autor de vitamina O (de Otimismo).

1503334_690012437696977_249823643_n

Eu adorei cada parte. Marquei várias passagens e cheguei a conclusão que muito do que acontece com a gente depende de nós. Claro que isso não é nenhuma novidade, e é bem complicado lembrar que não existe arco-íris sem chuva, mas Percy faz tudo parecer mais simples, mais prático e mais próximo da realidade. Basta o primeiro passo e ele não é tão difícil assim no final das contas. Afinal “é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada”. (Shakespeare citado por Percy na página 10)Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

18 comentários

  1. Preciso ansiosamente de otimismo gente..... obrigada pela resenha licaaa

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro é pra mim :c
    sou super pessimista, nervosa, preocupada.
    Vou ver se encontro ele pra mim, deve me ajudar e muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma daquelas que nao consegue ler livro de auto ajuda, mas sobre otimismo acho uma boa. Esse tipo de livro é um que tem que dar um clic na hora e começar a ler, nao programar, pois pode nao ser o tempo certo.
    Acho que é meu tempo, pq nao ando muito otimista com a vida nao, rs.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou fã de livros de auto ajuda,
    mas vejo seu valor. Um livro que fala de otimismo é muito valido, hoje nos vivemos sob tanta pressão que vamos esquecendo de coisas bem simples rs,
    quem sabe eu acabe achando ele em alguma promoção e compre, mesmo não sendo meu genero de leitura,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de livros de autoajuda... e apesar de não ser muito otimista eu não leria esse livro... mas todo livro merece uma chance né?! Quem sabe!

    ResponderExcluir
  6. Como assim um livro com " kit de sobrevivência " para o otimismo ? kkkk eu gostei da resenha , mas sinceramente não sou muito fã de livros de auto ajuda, por isso deixo essa passar ^^

    ResponderExcluir
  7. Lica!
    Acredito que tudo que nos faz bem deve ser absorvido da melhor forma e com os livros de autoajuda não é diferente, ainda mais quando o tema abordado é o otimismo.
    Confesso que sou uma otimista de carteirinha, sempre vejo o lado bom das situações e pessoas e isso me traz alegria.
    O livro parece bem interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Também não tenho o hábito de ler livros de autoajuda,mas no momento estou precisando ler algo exatamente sobre esse assunto: o otimismo.
    Sempre fui muito otimista,mas faz tempo que não tenho pensado tão positivamente.
    Achei maravilhosa a sua dica. E pretendo adquirir esse livro o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  9. Lica, até que as vezes eu leio auto ajuda e acabo me surpreendendo com os livros, estou até tomando gosto. o//
    Preciso ser mais otimista, anotando aqui o nome desse.

    Bye.

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito livro de auto ajuda, mas como sou mega pessimista, acredito que um kit de sobrevivência para tempos difíceis, não faça mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lica, este não me interessou no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Eu não leio livros de auto-ajuda, eu meio que tenho um preconceito com eles, não sei, não fazem meu estilo, mas achei legal a premissa desse.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro de autoajuda e geralmente gosto de livros assim, me ajudam bastante no dia a dia, preciso de vitamina O kkkk.
    Beijos Lica, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  14. Achei a historia interessente, gostosa de ser acompanhar
    e muito inspiradora!

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou fã de livros de autoajudo. Acho que até hoje, li apenas dois livros desse gênero e um deles abandonei. Mas que bom que você mesmo não os apreciando tanto resolveu lê-lo. Concordo com você, desde que o livro seja bom e te agrade, não importa o gênero dele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhum livro de auto ajuda, tentei ler um dia mais o livro não conseguiu me surpreender. Que Pena.
    Devido a essa resenhas minhas expectativas aos livro de auto ajuda só foram aumentando.
    Com certeza irei le-lo.

    ResponderExcluir
  17. Procurei um livro para presentear minha sobrinha pela formatura mas estava dificil acertar o gosto literario dela dai entrei na livraria e dei de cara com as vantagens de ser otimista pois minha sobrinha è muito otimista e foi pra ela o livro fiquei feliz pois è muito parecido com ela

    ResponderExcluir
  18. Procurei um livro para presentear minha sobrinha pela formatura mas estava dificil acertar o gosto literario dela dai entrei na livraria e dei de cara com as vantagens de ser otimista pois minha sobrinha è muito otimista e foi pra ela o livro fiquei feliz pois è muito parecido com ela

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras