Órfão X - Gregg Hurwitz

27/01/2017

Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa?– está na sua cola, para tentar eliminá-lo.


“Olá! Você precisa da minha ajuda?”


Hoje trago uma resenha diferente dos romances de costume, com paixão e amor em voga. O livro Órfão X, publicado no Brasil pela Editora Planeta, traz 334 páginas de muito suspense, espionagem e ação, em um enredo de ficção ao melhor estilo de 007 e Jason Bourne.

No primeiro contato com a obra, logo fica clara ma capa simples e bem direta: o vermelho impera, fazendo jus ao sangue que jorra durante a obra de Gregg Hurwitz. O personagem principal, o órfão X, também se faz presente, com arma em punho, trazendo ares de mistério. Além, é claro, de um X gigantesco o nome do autor em letras garrafais.

Os capítulos são convidativos, no tamanho certo para não cansar o leitor. Ponto para o autor! A obra também tem excelente formatação e diagramação impecável.
Bom, voltando a obra, o Órfão X, Personagem principal, chama-se Evan Smoak. Ou talvez seja esse um dos nomes do misterioso personagem. Como conta a sinopse, Evan era um órfão adotado com um intuito nada humanizado: ainda criança, foi selecionado e treinado para ser um agente super secreto tipo 007, com a única função de matar alvos designados por seu mentor. (Sim, isso infelizmente acontece na vida real).

Como na maioria das obras de espionagem e ficção com agentes secretos, Evan apresenta super habilidades e, no decorrer do livro, acaba se tornando um personagem “highlander” que parece realmente invencível e incansável ao longo dos capítulos. (Mas será que ele segura essa onda “highlander” até o fim?)

O que achei do livro? Como leitor, gostei da obra e do enredo, cheios de ação, perseguições e grandes surpresas, apesar de não fugir do padrão comum das melhores obras de espionagem. Há momentos de grandes embates, de sustos, surpresas, paixões recolhidas (Sim, o quase super herói invencível também sente amor!) e alguns acontecimentos curiosos (Sem spoiler! Leia para saber).

Por fim, o livro é super descritivo, e faz com que o leitor realmente se sinta dentro das cenas. Órfão X traz uma reflexão sobre a espionagem moderna e programas secretos dos governos. Programas estes muitas vezes financiados com o dinheiro dos contribuintes, com a única justificativa de manter a segurança pública e enfrentar o terrorismo. E como leitor, eu me questiono e retorno aquela velha máxima: o dinheiro dos impostos pagos pelos contribuintes não seria melhor aplicados em saúde, emprego, educação e lazer? Ao invés de programas para formar assassinos?

Bom, talvez seja por isso que o autor tentou justificar a conduta assassina de seu protagonista com seu arrependimento, e com suas boas ações para ser alguém do bem.
O Órfão X teve seus direitos para o cinema adquiridos pela Warner Bros. E o epílogo traz uma grande surpresa, um fato que o leitor jamais imaginaria, escrito talvez para justificar o segundo livro do Orfão X que vem por aí. E um novo filme.

Vale a leitura? Sim! Para quem curte muita ação, assassinatos, tiros  e perseguições com agentes super secretos e alta tecnologia. Para mim, foi uma boa leitura, para fugir das leituras de costume. Mas ainda continuo preferindo os bons romances açucarados e cheios de drama, onde os personagens também morrem... de amor!

Escritor e poeta blumenauense, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Formado em Letras, casado e pai adotivo de um gato preto. Skoob Wattpad Twitter

Que tal conferir também...

0 comentários

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras