Não Fuja! - FML Pepper

23/03/2017

 
Vida. Morte. O que há entre elas? Antes e depois delas? Dois universos tão distintos e intimamente ligados. Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida? Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte? O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida, embebida de escuridão? A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção; a vida, uma batalha; a morte, uma bênção.


Colocando as resenhas em dia aqui no blog, estou em um momento de finalizar trilogias, esta começou com Não Pare!, que me deixou completamente apaixonada pela ideia criativa da Pepper para a sua história. Não Olhe! veio me mostrar que eu posso sim ficar super irritada com uma personagem e mesmo assim ainda amar demais o livro. E é nesse clima que comecei a ler Não Fuja!, que trás as decisões finais de Nina, uma garota nem um pouco comum, que descobriu que pode ser interessante flertar com a morte... E que Morte, hein???
" - Ficar tão... perigosamente perto de você é arriscado e irresponsável demais (...). Você não tem ideia da total ausência de controle que tenho sobre mim quando você está por perto e do risco que eu a coloco por isso." (pág. 156)
Algumas resenhas são fáceis de escrever. As palavras vem na hora certa, tudo se encaixa e quando leio o resultado final, gosto do que escrevi. No caso desse livro, já li, reli, apaguei e reescrevi tantas vezes que fico com a sensação de que por mais que eu mexa ainda não ficarei contente com o resultado. E normalmente isso acontece comigo em apenas duas situações extremas... Quando eu odeio o livro e preciso me esforçar para achar alguma coisa de bom e só consigo encontrar pontos menos ruins ou então quando eu amo um livro e preciso deixar um pouco da emoção de lado pois ela não me deixa ver nenhum ponto ruim no livro. Adivinha qual dos dois casos é esse?

Depois de me irritar com a Nina nos livros anteriores, finalmente parece que a garota acordou e a ficha começou a cair. E o que eu mais gostei? É que logo nos primeiros capítulos ela já tem pensamentos mostrando isso, o que me deixou mais do que empolgada para seguir com a leitura, me fazendo largar somente ao chegar na última página.
" - Por favor, só me abrace, Rick - pedi, removendo a máscara de durona e deixando finalmente transparecer as camadas de dúvida e desespero que carregava sobre as minhas costas exauridas." (pág. 157)
O primeiro capítulo é uma lembrança do passado, um pesadelo recorrente de Nina que acaba indo mais além do que em todos os outros momentos, deixando a garota e a gente querendo respostas. Após esse momento, voltamos ao ponto onde tudo termina no livro anterior, quando Nina descobre que sua mãe pode estar viva - e em Zyrk - decidindo assim não ultrapassar o portal. O livro já começou de maneira interessante e sem rodeios, algo que achei importante, uma vez que tinha muita coisa para acontecer.

Não Fuja! tem muitas respostas e explicações para os pontos em aberto dos livros anteriores. Conhecemos mais detalhes que ficaram em aberto, sabemos mais sobre seu pai e o nascimento de Nina, as reais intenções de Rick (não que eu duvidasse dele...hahaha) e também mais sobre a questão da Nina ser uma híbrida - seus poderes e seu papel nessa história toda. É tanta coisa que, para evitar spoilers, eu prefiro nem entrar em mais detalhes...


A diagramação segue o padrão dos livros anteriores, com a palavra não metalizada e os detalhes na lombada combinando nos três volumes. Dentro temos imagem da capa no início dos capítulos e o símbolo da lombada no início das folhas ímpares e a faca nas páginas pares, no final em cima da numeração. São pequenos detalhes, que mais uma vez mostram o carinho e cuidado que a Valentina sempre tem com as edições. Eu adoro que a editora tenha vários padrões de publicação nos seus livros, mas que sempre segue os mesmos para livros da mesma série.
"Ele preferiu abreviar a própria existência para permitir que eu pudesse viver, para que eu tivesse uma história com início, meio e fim." (pág. 19)
É claro que não poderia deixar de falar de Richard... Suspiros, suspiros e mais suspiros. Sou completamente apaixonada por ele desde sua primeira aparição. Sempre acreditei que ele amava Nina, mesmo quando nem ele e nem ela acreditavam. E, nesse livro é claro que temos o romance com os altos e baixos, com as idas e vindas que também tem nos primeiros volumes, mas, também temos a resolução, a saída para todos os problemas.

Pepper acertou a mão e criou um mundo incrível, cheio de ação, fantasia, romance, tudo misturado em uma dualidade de não saber ao certo em quem podemos ou não confira, em qual é o caminho certo... E Não Fuja! coloca tudo no lugar, mostrando os pontos que não apareceram durante o caminho e que tudo pode mudar de lugar... Nem sempre uma maldição é mesmo uma maldição. Nem sempre alguém que não deve ter sentimentos bons é realmente mau. E o final??? Que final mais lindo!!!! Fiquei emocionada e cheia de lágrimas nos olhos. De alegria, por ver imaginar como será o depois da palavra fim, mas também com uma pontinha de tristeza por ter que me despedir desse mundo e desses personagens. (Se eu fosse de dar estrelas, em uma tabela de 5 daria 6, sem nem precisar pensar).

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

2 comentários

  1. Super bacana! Gostei da dica... Parece ser uma trilogia incrível, pela sua resenha... Vou anotar aqui para futuras leituras!

    ResponderExcluir
  2. Eu super amei esse série. Sou suspeita em falar! rsss fiquei numa ressaca do cão quando terminei de ler em uma semana. A história é fantástica e vc fez uma ótima resenha. Parabéns!

    Ta muito lindo
    seu blog é muito lindo!

    bjosss

    http://drikaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras