O Baú do Biriba - Org. Gláucia Grígolo e Renato Turnes

21/10/2017

O livro é o primeiro volume de um projeto de publicações dos textos de circo-teatro do acervo do Teatro Biriba, a mais importante companhia de teatro popular de Santa Catarina e uma das mais tradicionais do país. Esse primeiro volume é dedicado a uma seleção de melodramas encontrados no baú de textos antigos mantido pela companhia e que foram alvo de um processo de restauração e conservação iniciado em 2011 e coordenado pelos autores. Os atores Gláucia Grigolo e Renato Turnes são os coordenadores do projeto "O Baú do Biriba". Mais informações, no site: www.baudobiriba.com

Biografia, Autobiografia, Memórias / Drama / História


Como fã de teatro, principalmente de bons dramas, fiquei muito animado ao saber do lançamento do livro O Baú do Biriba. O Circo Teatro que conquistou platéias e gerações tem agora suas peças mais antigas resgatadas pelo projeto de Gláucia Grigolo e Renato Turnes.

O circo Biriba percorre há 43 anos as cidades de todas as regiões de Santa Catarina, apresentando um repertório de mais 80 peças, entre comédias e melodramas. Tive contato com esta tão desejada obra ao final de um espetáculo do Circo teatro Biriba em Blumenau, onde recebi das mãos do próprio palhaço Biribinha este presente que resenho agora com muito carinho e emoção!

Como fã do trabalho do grupo, já assisti e me emocionei muito com seus espetáculos, que vão do riso ao choro, da comédia, terror e drama.
Mas nesta obra, foram reunidos e resgatados melodramas de outros tempos, que marcaram época no circo teatro, mas que hoje não fazem mais parte do repertório das peças. O público de hoje quer rir, se divertir, não quer mais chorar. E por este forte motivo, torna-se ainda mais valioso o registro feito neste livro e de seus melodramas, encontrados em um antigo baú.O livro traz uma dramaticidade crescente, e certamente irá agradar os fãs de teatro e apaixonados por melodramas.


No conteúdo da obra, surge um prefácio histórico que conta um pouco da companhia e suas peças: abrindo o baú. Vale à pena viajar na história e voltar ao passado! Além de uma bela apresentação da Casa sobre rodas, de Janaina Passos, sobre a vida no circo.

Falando nos dramas, a primeira peça intitula-se As lágrimas de Maria, uma peça em 3 atos escrita em português antigo, de origem portuguesa. Um exercício de leitura interessante, para compreender a linguagem de época.

Também surge em seguida a peça Família maldita, que traz um emocionante drama de 1970, um dos primeiros dramas encenados pela companhia Biriba. Interessante notar a questão de censura na peça, que teve sua última apresentação em 1992.

A terceira peça é Hipócrita, drama baseado em um sucesso do cinema Mexicano de 1949. Uma história musical, com várias canções e surpresas, que no Teatro Biriba foi adaptada para Rio Branco, capital do Acre.

A quarta peça é A consciência adormecida, e traz uma trama de vingança e grande dramaticidade, data de 1973. Chama a atenção aqui a presença da consciência como personagem, um fato bem interessante na qualidade da peça.

A quinta peça chama-se O direito de nascer, inspirada em uma radionovela cubana de 1946. Que tornou-se um drama clássico do circo teatro brasileiro décadas depois.
A sexta peça traz Seqüestro fatal, um drama poderoso e comovente, que data dos anos 70.

E por fim, a sétima peça encerra com chave de ouro a obra, em uma comovente história: Silêncio ou Eram cinco irmãos. Para mim, a melhor e mais marcante peça deste livro, não por acaso deixada para o final. Inspirada em um filme americano de 1944, trata-se de um drama de guerra, com uma magnífica montagem de cena e personagens, que na adaptação se volta para a Inglaterra, em um tempo remoto não identificado. Super recomendo, para quem tem coração forte e muita paixão pelo teatro.

Com um formato quadrado e bem interessante, a capa traz a lona do Teatro Biriba. Com boa diagramação, este livro e é o primeiro volume do projeto, que traz também fotos e registros históricos e deverá englobar também a comédia, drama e o melodrama. Mais informações em www.baudobiriba.com.br

Extra: Saiba mais sobre o Circo Teatro Biriba no documentário Riso sobre Rodas!

Escritor e poeta blumenauense, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Formado em Letras, casado e pai adotivo de um gato preto. Skoob Wattpad Twitter

Que tal conferir também...

0 comentários

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras