Lentes Mágicas #48: Pocahontas

19/04/2012



Olá Saelnautas.

Nesta quinta feira comemora-se o dia do índio. E por quê é neste dia? A curiosidade saudável deve ser estimulada e toda dúvida deve ser esclarecida. Com eu mesma não lembrava, pesquisei para nós:
"O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para tanto, não há nenhum filme que mostre uma luta verdadeira dos índios sobre sua terra. Pensei em escrever sobre Tayná, sobre Dança com Lobos , sobre Apache ou ainda, sobre o Último dos Moicanos. Em todos eles  conseguimos ver um pouquinho sobre a história destes guerreiros, mas ficam como pano de fundo para partes de pura ficção ou romantismo barato. Neste caso, resolvi indicar uma animação. Pelo menos neste temos músicas belíssimas, tem história e ficção, e tem algumas lições importantes que podemos ressaltar para os nossos pequenos leitores/cinéfilos.

Hoje, como tive alguns probleminhas técnicos de ordem pessoal e intransferível, passo pra deixar o filme como dica simples. Prometo que na quinta que vem já estaremos com os serviços normalizados. ;)

Abraços a todos.




Que tal conferir também...

7 comentários

  1. Wow, Pocahontas é maravilhoso... um filme que fala sobre a natureza, liberdade, preconceito e, como vc mesma disse, nos deixa algumas lições, principalmente, sobre superar as diferenças. A trilha sonora é um capítulo à parte... Amo a música "As Cores do Vento", mas o que me surpreendeu na época que assisti ao filme, foi a falta do tradicional "felizes para sempre" tão característico nos filmes da Disney, porém, não deixou de ser perfeito.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  2. Adoro Pocahontas! Aliás, como boa menina, sonhadora e romântica que sou, amo animações Disney! Sempre!

    ResponderExcluir
  3. Pocahontas, um filme que não precisa de muita apresentação né gi? Bela dica.

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. hummmm não sou muito de animações. quer dizer, algumas eu gosto outras não e pocahontas não esta na lista das que gosto :/

    ResponderExcluir
  5. É um filme lindo que nos mostra que nem sempre o felizes para sempre é o melhor final. Acho que adoro o filme exatamente por fugir disso *-*

    ResponderExcluir
  6. Para quem gosta de animação e toda a magia da disney este é um filme que dispensa maiores comentários. Eu amo!

    ResponderExcluir
  7. Embora tenha gostado do filme, ele não é um dos meus preferidos não. Talvez seja o fato de não ser tão comentado como o quarteto de princesas da disney, talvez seja o fato de ser um filme com mais reflexão do que os contos de fadas, não sei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras