Um amor, um verão e o milagre da vida – Isa Colli

06/04/2012

UM_AMORN_UM_VERAO_E_O_MILAGRE_DA_VIDA_1331851804PVerão, férias, sol, paixão, festas, luau, amores... Angra dos Reis... Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.

Recebi Um amor, um verão e o milagre da vida da parceria com a Editora Baldon. Como eles tinham me mandado em e-book, não estava esperando a versão física do mesmo e fiquei muito contente com a surpresa de recebe-la.

O livro tem uma capa muito linda, com uma fotografia praiana que já me fez embarcar na história. O que achei interessante é que na quarta capa não há sinopse da história, e sim dois depoimentos sobre o livro. Nas orelhas, encontramos informações sobre a autora.

Embora eu tenha feito um post sobre o livro aqui no blog, eu não lembrava da sinopse e não fui atrás dela antes de ler o livro. Sabia que seria uma história de amor e também sabia que envolveria o câncer. De resto, fui me deixando levar e conquistar pela história de João Carlos e Maria Paula.

Maria Paula é uma jovem de 17 anos, filha de um rico empresário. A família mora em São Paulo e tem uma casa em Angra dos Reis, onde mora o avô e a história se passa. Nas férias de verão, ela conhece João Carlos (o JC), um rapaz de 20 anos, filho de pescador que sonha em ser biólogo e continuar morando e trabalhando na praia de Provetá.

Os dois se encontram e, se envolvem em uma relação de carinho, entrega, onde nasce um amor que meche com a vida dos dois. Como na vida nem tudo são flores, JC descobre que está com câncer e é nessa luta contra a doença que vamos descobrindo e refletindo sobre várias coisas. A fé, luta e determinação de JC e a força, empenho e amadurecimento de Maria Paula emocionam e encantam, e o livro trás um pouquinho de como funcionam os procedimentos e o caminho que a doença faz.

Os capítulos curtos, alternando os protagonistas fizeram com que a leitura fluísse super rápida. A simplicidade que Isa Colli usa para contar sua história, faz com que nos aproximamos mais dos personagens. Aproveito para comentar que o livro é baseado em fatos reais, e no final trás dois depoimentos e detalhes sobre a equipe médica.

Senti falta de um aprofundamento maior em alguns personagens secundários, que aparecem no início e depois praticamente somem. Assim como senti que o livro poderia ter sido melhor explorado e alguns acontecimentos não terem sido tão rápidos. Mesmo assim, Um amor, um verão e o milagre da vida tocam fundo até mesmo em quem não passou por uma experiência tão próxima com o câncer.
Lica


Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Nossa... Parece ser um livro emocionante.
    E falando sobre cancer... Uma temática interessante, que deveria ser mais discutida e lembrada!
    Entrou para a lista!

    ResponderExcluir
  2. Me pareceu ser um livro muito emocionante com uma história linda...
    Fiquei curiosa =)

    ResponderExcluir
  3. Puxa, gostei da resenha e do que o livro trata! Adoro livros assim, que são profundos e realistas! A literatura nacional tem melhorado muito e cada vez mais nos brinda com excelentes obras! Não conhecia, mas me interessei!

    ResponderExcluir
  4. O livro tem uma temática bem interessante... Fico contente em ver a literatura nacional crescendo e ganhando o destaque que merece.
    Vou procurar mais sobre esse livro, fiquei curiosa =)

    ResponderExcluir
  5. adorei a estória! Quem sabe compre ele. Linda resenha meninas.

    Bjks

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras