Sociedade dos Meninos Gênios - Lev A.C. Rosen

01/01/2014


Ano novo, livro novo, novos conceitos!

Acho que é o desejo de muitos leitores começar o ano com livros cheirando a novos, com novos mundos e novos personagens. Nós do Sael tivemos uma bela surpresa da editora Novo Conceito. Recebemos uma seleção de livros ainda não lançados para ler e dividir com vocês! 
Comecei pelo livro Sociedade dos Meninos Gênios por gostar de ficção, ciência e histórias que prometem elementos novos ao universo literário. Prontos?

 Sinopse: "Chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero."

Que bela forma de terminar 2013! Comecei a lê-lo dia 28 e dia 30 o terminei. Pra ser bem sincera, eu não li este livro, eu o devorei! Cheio de belas nuances, de detalhes intrigantes e um final surpreendente, ele me conquistou. 
Violet é uma preciosidade no meio de uma sociedade cheia de regras e convenções. Ela tem energia, impetuosidade, intelecto invejável e paixão. Impossível, eu como mulher, não amar suas ideias e sua tentativa de sobrepujar todos inconvenientes de ser mulher em uma sociedade onde todas as vantagens são de exclusividade masculina. Ela se envolve em todos os tipos de mal entendidos para ter a chance de estudar na escola que escolheu. 

Pra quem gosta de minhas referências fílmicas, posso dizer que o livro é uma 'versão' despojada e muito sagaz do filme She's the Man, que tem em comum até os nomes das personagens quase idênticos: no livro temos Viotet e no filme temos Viola. Quem já viu este filme e curtiu, vai adorar o livro de Rosen... 

Rosen aborda alguns temas polêmicos para época retratada: a inclusão da mulher, a homossexualidade, o casamento não formal e o prazer feminino. Sabemos que estes temas ainda são tabus então é claro que ele faz isso de forma bem leve e poética;
"Havia muito tempo Violet sabia da inversão do irmão, mas não se preocupava muito com isso. Achava que as pessoas eram como engrenagens: uma poderia girar sozinha e realizar algo de importancia secundaria, mas quando duas engrenagens se encaixam com perfeição, e rodavam sincronizadas poderiam fazer muito mais. E as engrenagens não tinham sexo. Elas simplesmente se encaixavam ou não."
O livro, apesar de ser datado na era vitoriana, considero atemporal. Como disse anteriormente, ainda precisamos de muita coragem e determinação para superar algumas questões. Para mim toda esta questão fica muito mais forte do que qualquer artefato mecânico pois estão melhores escritas. Esta citação em especial mostra a sensibilidade de Rosen. Gosto da maneira como ele escreve, usando o humor e a paixão, cientificamente ou não, só achei que faltou um pouco mais de detalhes nos estudos e construções dos gênios para que ficasse mais plausível. Mesmo dentro do estilo steampunk, é preciso nos envolver com detalhes para dar veracidade aos avanços tecnológicos 'fora de época'. É o preceito básico de qualquer ficção: fechar qualquer lacuna para que a gente fique preso dentro daquele mundo alternativo proposto. Já da parte sobre os romances não posso reclamar. Gosto de seus conceitos e senti nele aquela química literária clássica do preceito 'se fosse para eu escrever um livro eu certamente escreveria assim', se é que me entendem? Óbvio que nem tudo é de comum acordo... 
"Ela passou a maior parte do dia com um martelo na mão, concentrada apenas em alisar o metal para obter as curvas que queria. O metal era simples: bastava aquecê-lo e batê-lo, transformando-o no que quisesse. Violet as vezes achava uma pena que os mesmos princípios não pudessem ser aplicados as pessoas."
Seria extremamente inquietante você concordar 100% com algum autor, na minha opinião. Além de parecer muito estranho, seria também uma perda. Gosto dos livros que me fazem pensar, que me provocam, que questionam o que eu acredito e que abra um leque de possibilidades em meus conceitos! Gosto de ser provocada e este livro me tirou da zona de conforto em alguns assuntos. Não curto muito os romances, mas aqui, vivi com Violet um romance com frescor e poesia que a tempos não me permitia sentir/ler...
"Afinal, que amor mais verdadeiro pode existir do que o amor a primeira vista? De todos os sentidos, a visão é certamente a mais romântica."
Rosen me conquistou. A primeira vista. Ele conseguiu com seu livro o que muitos não conseguiram depois de Amor de Redenção, querer ler a história uma segunda vez em breve. Apesar de não 'fazer muito o meu estilo' eu me deixei levar por suas linhas simples e diretas. Um livro devorável com um final que surpreende!

Espero que possam tê-lo em breve para leitura, aposto que muitos vão gostar! Espero também que entendam minhas linhas, as vezes confusas, mas elas transmitem exatamente a minha confusão em ter que admitir o quanto eu gostei do amor de Violet!

Vejam mais informações desta novidade da Novo Conceito que será lançado dia 17 de janeiro!


Até próxima!




Que tal conferir também...

4 comentários

  1. Hummm não fiquei interessada, :\
    Desejo um 2014 recheado de bençãos!
    Bj!
    P.S: O livro já foi enviado?

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele,
    não fazes ideia da felicidade ao ler que vc também sentiu uma certa ligação com "Ela é o cara" esse foi o motivo que me fez querer este livro, e você confirmar me deixou em polvorosa.
    Só tenho um certo medo dessa capa. XD
    Tava meio preocupada com a pegada meio Alice in wonderland por conta do coelho.
    Mas vamos que vamos correr atrás deste para uma incrível leitura. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gisele. Eu gosto de ler estes livros de épocas, porque eles transmitem mensagens que são atemporais, como você mesma disse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse tipo de livro! Fiquei super curiosa pra ler esse livro, principalmente quando tem essas mensagens atemporais! Parece ótimo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras