Teardrop: Lágrima – Lauren Kate

13/01/2014

Teardrop Lágrima“Nunca, jamais volte a chorar”, ordenara a mãe de Eureka anos antes. Mas agora que a mãe não estava mais por perto para afastar a tristeza, fica cada vez mais difícil segurar as lágrimas. Depois do acidente — uma onda que jogou o carro com Eureka e a mãe no mar —, a menina se culpa por ter sobrevivido. E perde a vontade de viver.
Incompreendida pelo pai e pela madrasta, jogada entre terapeutas e psiquiatras, ela conhece Ander.  E, do nada, o menino parece estar em todos os lugares que ela frequenta. Louro, alto e de pele muito branca, parece saber coisas que não deveria sobre Eureka...  e revela que ela corre grande perigo, e que em breve não vai mesmo conseguir segurar o choro.
Mas Ander não conhece seu mais sombrio segredo. Desde o afogamento da mãe, Eureka decidiu não mais viver. São poucas as coisas com as quais se importa: seu amigo mais antigo, Brooks, e os estranhos artefatos que herdou da mãe — um medalhão, uma carta, uma pedra misteriosa e um livro antigo que ninguém entende.
O livro conta a história de uma menina que teve o coração partido e chorou tanto que deixou debaixo d’água um continente inteiro. Logo, Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

Eu fiquei encantada com a capa e a sinopse me chamou a atenção, então resolvi que daria uma chance para Teardrop. Foi o primeiro livro da Lauren Kate que li e tentei não levar em consideração as coisas que ouvi sobre a escrita dela ou as críticas negativas a Fallen – que embora tenha resenha da série aqui no blog, eu tenho todos os livros, ainda não li...

Não sei dizer ao certo o que aconteceu comigo durante a leitura. Já faz tempo que eu resolvi que não leria livros que não me encantassem e já desisti de vários por esse motivo. E embora eu não consiga dizer que amei este livro, eu fui até o final e no fundo não entendo porque. Muito vago? Vou tentar me explicar...

Eureka... Lauren poderia ter escolhido um nome melhor. Pior que o nome dela só o apelido “Reka”... Mas ok, nomes são nomes e eu acabei me acostumando com isso. Eu não me identifiquei com ela e foi uma pena ver a falta de crescimento dela durante todo o livro.

“Os olhos dele são como o mar, ela queria dizer. Os lábios são da cor dos corais. A pele tem o tipo de poder que faz um ponteiro de bússola parar.” (pág. 102)

Ander... Misterioso e intrigante. Isso porque boa parte do livro eu fiquei tentando descobrir o que ele realmente era (mesmo que nas primeiras páginas tenha sido dito que ele era um Semeador). Para mim ficou tudo um tanto que confuso e embora essa parte faça algum sentido já que é exatamente assim que Eureka fica em relação a ele, eu senti uma necessidade de mais, de ao menos algumas respostas.

“Ela se virou, ainda querendo alimentar o crocodilo com Ander. Mas, vendo-o agora, sua mente discordava do corpo. Ela não podia negar. Queria correr dele – e para ele. Queria jogá-lo no chão – e cair sobre ele. Queria chamar a polícia – e que Ander soubesse mais sobre ela. Queria nunca mais vê-lo. Se nunca mais o visse, ele não podia lhe fazer mal e seu desejo desapareceria.” (pág. 177)

Alguns personagens poderiam ter sido construídos de forma melhor... Rhoda, que não dá para definir se é ruim ou se é só fora da realidade. O pai de Eureka, que parece não ter personalidade própria. Blavatsky e sua habilidade de falar com pássaros e que some muito cedo. E isso que não vou falar de Cat e Brooks.

Não curti o romance entre Ander e Eureka. Tipo, ele tem toda uma queda inexplicável por ela. Até ai tudo bem, a maioria dos mocinhos morre de amores pela mocinha sem nenhuma explicação, mas ele não faz praticamente nada para que ela retribua esse amor. Pior, ela passa o livro inteiro dizendo que só se importava com Diana e de repente, de uma página para a outra ele é tudo o que importa?

“A última coisa que esperamos que os outros façam é a última coisa que fazem antes de descobrirmos que já não podemos confiar neles.” (pág. 221)

Mas, apesar de todos os detalhes que levantei acima, no final das contas o maior defeito foi ver que a mitologia criada para a base da trama não foi nem de perto a parte mais importante da história. A perdida ilha de Atlântida, o mistério do livro que conta essa história, o destino de Eureka e a parte dela nisso tudo foi ofuscado por drama demais, angustia demais e divagações desnecessárias e repetitivas.

O livro tinha tudo para dar certo porém não aconteceu para mim. E por que eu fui até o final? Realmente não sei explicar. Fica o convite para você ler e discordar das minhas opiniões e talvez me mostrar o que eu deixei passar durante a leitura.Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

6 comentários

  1. Boa Lica!

    Acho legal, você querer saber algo de alguém que gostou para te dar um outro ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Ah... Eu adoro os livros da Lauren Kate, sou apaixonado por Fallen mas parece que esse não te agradou né? Eu com certeza vou ler e depois volto para te dizer se concordo ou não com você.

    ResponderExcluir
  3. Acho que é a primeira resenha negativa que leio deste livro, mas ainda assim pretendo conferir. Também não gosto do nome da mocinha, mas se a trama conseguir me agradar será fácil deixar esse detalhe de lado, se bem que o apelido é ainda pior.
    Vou tentar ler e ver o que acho.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que você não gostou. Eu ainda não li, mas meu interesse permanece.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lica, eu tenho visto muitos comentários negativos com este livro e com a autora. Mas eu ainda estou interessada em ler, acho a capa linda e a sinopse chama a atenção. O nome da protagonista também é um detalhe que eu sempre achei horrível... Tenho Fallen, mas também não comecei a ler ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é maravilhosa, mas pelo que dizem, a história não é tanto assim.. só tenho visto gente "falando mal" desse livro. Talvez seja porque todo mundo que curte Fallen foi com muita expectativa pro livro, sei lá.
    Mas eu gosto bastante da escrita da autora, então acho que vou ler sim!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras