Noite Ilustrada - Thedy Corrêa

03/05/2015



Noite Ilustrada

Os poemas deste livro poderiam ser canções, cada uma com uma história para contar, na voz do líder da banda Nenhum de Nós. Em suas noites de insônia, quando fala com ele mesmo, Thedy Corrêa está falando com o leitor. Ou, talvez, cantando para o leitor. Uma melodia que tem vida não apenas pela palavra, mas pelo traço de alguns dos maiores ilustradores brasileiros, convidados a transformar o som dos poemas em belíssimas imagens. Um convite para sentar, ler e, sobretudo, ouvir o que cada verso rabiscado numa noite de insônia tem a nos contar.



Thedy Correa, um dos maiores nomes do Rock brasileiro, vocalista da Banda Nenhum de Nós, além de talentoso cantor, ainda tira tempo para expor sua poesia também na literatura. Após Bruto (2006) e Livro de Astro ajuda (2010), surge agora seu novo projeto: Noite ilustrada.

Dedicado à temática da noite, mais especificamente da insônia, o projeto de poesia publicado pela Editora BelasLetras traz uma obra encantadora e poderosa, que expõe a questão da falta de sono em vários personagens e relatos de forma marcante.
E a parte ilustrada da noite? Sim, o livro conta com várias ilustrações (em preto e branco) de diversos artistas renomados, que expõem seu talento junto aos poemas de Thedy. (O desenho do poema Paul, de Luke Ross, é meu preferido. Uma joia!)

Não posso deixar de comentar meus poemas preferidos: Parque de Diversões e Isadora e seu cão, onde encontrei versos que tocaram fundo minha alma. Altamente recomendo! Mas há muitas surpresas nesta obra, que vão cativar os leitores: Mães, crianças, vampiros, Beatles, raios e trovões. Tudo está presente aqui, marcando essa bela obra poética. Essa mistura de personagens e acontecimentos se fundem em uma obra coesa e bem planejada, capaz de tirar o sono e fazer o leitor varar a noite viajando na mente e nas palavras do poeta.



E como contou Thedy, no bate-papo aqui em Blumenau, alguns poemas do livro vão estar presentes no próximo CD da Banda Nenhum de Nós, a ser lançado a partir de maio deste ano. Vamos aguardar para ver poemas virando música, e vice versa, com o talento dessa grande artista brasileiro.

Parabéns Thedy, por mais este belo trabalho que leva os fãs da música para o universo dos livros. Aos ilustradores, que ilustraram a insônia do poeta de forma marcante. E a Editora BelasLetras, que juntou esforços em um belo livro para os leitores amantes da boa poesia.


Por Ricardo Brandes / Escritor e Fã do Thedy e Nenhum de Nós desde criança...

Sou a Fabi.... blogueira, escritora e eterna sonhadora!

Que tal conferir também...

7 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Fiquei muito interessada em ler o livro, suas palavras foram tocantes, dá para ver que você gostou mesmo ^^
    Também gostei muito da capa e as ilustrações são liiiiindas!
    Beijo.
    Tá rolando sorteio lá no blog, vem participar --> Choque Literário

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Sou fã do NDN e sigo o blog no insta
    O Thedy é o grande talento brasileiro! Aguardo muito o lançamento do novo CD.
    Enquanto ao livro, é realmente muito atraente e vendo as opinião de outros leitores percebo o quanto agradou mais uma vez ao público, com pura arte!
    Amei a resenha e as fotos, a do gato com o livro ficou divina, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, eu não sou muito fã de poesia, mas gostei do que você falou do livro.
    Talvez se eu ganhasse, leria, mas acho que não compraria.
    Por causa da faculdade meio que criei uma barreira com poesias e poemas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Poesia nunca foi um meu ponto forte, confesso. Já tentei ler alguns livros, mas infelizmente ela nunca caiu no meu gosto. Gostei muito do que você escreveu, só que não creio que esse eu fosse ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ricardo!
    Eu não gosto muito de poesia, não sei por que, amava quando era adolescente!!
    Mas, adorei a capa e o que você falou do livro, não sabia que ele também escrevia poesias, vivendo e aprendendo!
    Beijos
    LuMartinho

    ResponderExcluir
  7. Amei amo poesia e ainda mais quando se trata de um livro em que cada poesia tem uma ilustração torna o volume mais encantador , amei :D

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras