Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello - Chris Grabenstein

21/08/2016

Nesta eletrizante aventura rodeada de livros, Kyle Ă© um dos doze convidados para passar uma noite na biblioteca do famoso e excĂȘntrico Luigi Lemoncello. Quando amanhece, no entanto, todas as portas estĂŁo trancadas! Agora Kyle e as outras crianças terĂŁo que solucionar cada pista e decifrar as charadas para encontrar a saĂ­da! SerĂĄ que vocĂȘ consegue descobrir como escapar da biblioteca?
Links de Compra: Submarino - Saraiva - Cultura


Sabe aqueles livros que nĂŁo precisam de muito para vocĂȘ ter vontade de ler? Como grande leitora, falou em biblioteca jĂĄ basta para chamar meu interesse e foi assim que Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello entrou na minha lista de desejados. Ao ver a capa, alĂ©m de achar linda, fiquei ainda mais empolgada ao imaginar o que poderia vir nessa histĂłria. EntĂŁo, embarquei nela sem nem ao menos me preocupar com a sinopse.

"- Ei, Kyle... sabe o que dizem sobre bibliotecas?
- Hmm, na verdade, nĂŁo.
- Que elas tĂȘm algo para cada capĂ­tulo da sua vida! (pĂĄg. 27)"

O livro tem um começo bem interessante, que me fez ficar empolgada. Kyle estå em uma competição de um dos jogos de tabuleiro do sr. Lemoncello com seus irmãos. E isso me lembrou muito os momentos que eu tive na infùncia com meu irmão e minha prima. Claro que a gente nunca teve jogos de tabuleiros que propunham uma espécie de caça ao tesouro pela região, mas sempre adorei esse estilo de jogo.

Todo mundo meio que sabe da construção/reforma da biblioteca da cidade. A obra finalmente estĂĄ chegando ao seu final - e todos estĂŁo curiosos em saber o que vem por aĂ­ jĂĄ que nenhuma empresa de construção ou outros detalhes ficou trabalhando tempo o suficiente para saber muito do que se trata. É uma grande surpresa o que vem por aĂ­, e a professora de Kyle solicitou uma tarefa extra, onde os alunos teriam que escrever uma redação sobre o que espera da inauguração. Claro que Kyle nĂŁo a fez, mas ao entrar no ĂŽnibus a caminho da escola ele descobre que as doze melhores redaçÔes irĂŁo participar da noite de abertura - e mais, seu Ă­dolo, o sr. Lemoncello estarĂĄ presente.

"- O quĂȘ? Ah, bom dia, sr. Lemoncello. NĂŁo esperava encontrĂĄ-lo aqui, dentro da biblioteca. Hoje nĂŁo Ă© o seu aniversĂĄrio, senhor?
- Sim, Charles. E nĂŁo existe outro lugar no qual eu gostaria de estar no meu grande dia do que dentro de uma biblioteca, rodeado de livros. A nĂŁo ser, Ă© claro, que pudesse estar em uma ponte para TerabĂ­tia." (pĂĄg. 240)

Kyle decide arriscar a sorte e escreve sua redação no Înibus mesmo. Na verdade, a redação estå mais para uma frase do que realmente um texto. Mesmo assim, ele não pode perder a chance de participar. Quem leu até aqui, deve estar pensando que eu jå contei demais do enredo. Mas, não se preocupem... Tudo o que falei acontece nas primeiras 30 påginas.

Sim, o ritmo Ă© bem acelerado no inĂ­cio, com muita coisa acontecendo em apenas dois ou trĂȘs dias. Gostei dessa ação toda no enredo - e talvez isso fez com que eu esperasse por muito mais durante a real parte de ação da histĂłria... Com uma pitada de perseverança e um pouquinho de sorte, Kyle acaba conseguindo uma das doze vagas para passar a noite na biblioteca, onde descobre que ficarĂŁo trancados atĂ© o dia seguinte - participando de uma espĂ©cie de jogo de tabuleiro onde os prĂłprios alunos sĂŁo os peĂ”es do jogo. Ser escolhido entre um dos doze alunos foi a parte fĂĄcil, mas serĂĄ que Kyle e seus amigos conseguirĂŁo concluir o jogo e achar a saĂ­da da biblioteca?

"Uma biblioteca nĂŁo precisa de janelas, Adrew. Temos livros, que sĂŁo janelas para mundos que nunca sonhamos serem possĂ­veis." (pĂĄg. 59)

E foi exatamente aí em que a leitura me fez perder um pouco do entusiasmo que eu estava. Quer dizer, eu esperava algo mais espetacular, afinal, tanto segredo, tantas regras e tanta empolgação deveria me levar a acreditar que o livro era incrível. Não foi exatamente assim, mas não posso dizer que foi uma leitura ruim. Foi aquela leitura gostosa de se fazer, que a gente chega ao fim achando que foi um bom livro - mesmo podendo ter sido um livro memoråvel.

Um dos grandes pontos positivos para quem curte ler, sĂŁo as vĂĄrias referĂȘncias que temos ao longo da histĂłria, sejam de autores ou de tĂ­tulos literĂĄrios. Em um determinado momento eu estava achando tudo com um que de A FantĂĄstica FĂĄbrica de Chocolate e nĂŁo demorou muito para ela ser citada na histĂłria. Quem Ă© apaixonado pela histĂłria do Willy Wonka vai encontrar muitas semelhanças de um certo modo - e com certeza irĂĄ curtir muito a aventura de Kyle.

"- O sr. Lemoncello Ă© bastante parecido com o Willy Wonka - comentou Kyle.- VocĂȘ quer dizer tĂŁo louco quanto? - perguntou Akimi.- Prefiro o termo 'excĂȘntrico'." (pĂĄg. 173)

Fuga da Biblioteca do sr. Lemoncello tem muitos momentos incrĂ­veis, com uma narração leve e gostosa de acompanhar. É um livro de ação no melhor estilo dos jogos de tabuleiro onde as pistas estĂŁo no caminho e vocĂȘ fica tentando adivinhar os maiores detalhes junto com os personagens. A Bertrand acertou na capa - que alĂ©m de linda e super colorida combina muito com a histĂłria - e tambĂ©m acertou a mĂŁo na diagramação.

Acredito que é a dica perfeita para quem curte histórias no estilo Uma noite no Museu ou A Fantåstica Fåbrica de Chocolate (como jå citei acima). E mais, para os que pensam que apenas uma noite de jogos em uma biblioteca é pouco, o autor também escreveu um segundo livro - onde o sr. Lemoncello junto com Kyle e seus amigos estão de volta para uma espécie de jogos olímpicos. Eu jå estou esperando que a Bertrand lance Mr. Lemoncello's Library Olympics logo por aqui :)

RomĂąntica incurĂĄvel com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se vocĂȘ nĂŁo pode cair no mundo, viva atravĂ©s dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia serĂĄ paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

15 comentĂĄrios

  1. OlĂĄ!
    Estou muito curiosa com esse livro! O enredo que o autor criou, com todos esses enigmas, parece ser bem emocionante. Mas entendo essa sua decepção com o final, mas acredito que por ser um livro mais voltado para o pĂșblico juvenil o autor nĂŁo quis dificultar muito. Mal posso esperar para ler.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa capa é maravilhosa, bem colorida e fofa também. E quando estava lendo a resenha, realmente me lembrei de A fantåstica fåbrica de chocolate, parece um livro bem leve e que deixa um suspense no ar para saber o que vai acontecer nas próximas påginas. E esse segundo livro sobre olimpíadas, e o espírito que estamos vivendo atualmente, me deixou mais curioso ainda. Enfim, ficou anotado na minha listinha.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  3. OlĂĄ Lica,
    Essa capa chama muito minha atenção e tenho vontade de ler o livro hĂĄ bastante tempo, mas nĂŁo sabia sobre o que se tratava. Gostei de saber das referĂȘncias que o livro possui e que ele Ă© indicado para quem curte A FantĂĄstica FĂĄbrica de Chocolate que Ă© uma histĂłria incrĂ­vel, diga-se de passagem.
    O livro ser acelerado no começo é um ponto positivo que me agradou bastante.
    Beijos,
    Um Oceano de HistĂłrias

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa também não conhecia o livro mais o tema é bem legal eu gosto de livros que começam jå com ação pois quando o começo é mais parado eu tenho dificuldade em engrenar na leitura.
    Adorei a dica
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu jĂĄ tinha visto a capa desse livro antes, mas nĂŁo tinha lido a sinopse dele. Parece ser um livro bacana, mas eu confesso que esperava mais...kkkk' imaginei que seria mais eletrizante, mais TUM, sabe? É uma pena que ele tenha te desanimado em algumas cenas, mas faz parte, nĂ©?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, tudo bem?
    A capa desse livro estĂĄ realmente linda, eu amei a escolha de cores!
    A premissa me interessou bastante pois curto histórias assim leves, divertidas, mas que tem também uma pitada de mistério no ar.
    Fiquei curiosa e tenho interesse de realizar essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lica! Tudo bem?
    Que delicia de lindo seu blog! Amei! Sua resenha ficou fantåstica, adorei a diagramação da sua resenha, toda colorida! Linda mesmo!
    Quanto ao livro, jå conhecia e até jå li uma resenha dele, então posso te dizer que ele estå na minha lista de leitura, só não sei quando realizarei a leitura!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. OlĂĄ!! :)

    Eu nĂŁo conhecia este livro de forma alguma, mas ate estou curioso!! :) Ainda bemq eu gostaste tanto da leitura! :)

    Bem, dos livros que citaste para comparar, eu confesso que nunca li por isso não posso dizer mas também não me parece mal! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lica.
    Menina, nĂŁo conhecia esse livro mas jĂĄ sei que esse livro Ă© tudo que preciso na vida! Hahahahah
    Eu adoro jogos, gincanas, caça tesouro e essas coisas e isso tudo acontecendo dentro de uma biblioteca cheia de referĂȘncias, Ă© perfeito!! Quando li a sinopse jĂĄ senti parecido com a FantĂĄstica FĂĄbrica, vocĂȘ confirmando me agradou ainda mais.
    SĂ©rio, mesmo vocĂȘ falando que o livro poderia ter sido ainda melhor, eu to muito animada pra lĂȘ-lo! E obrigada por me apresentar a esse livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu jå li algumas resenhas sobre esse livro e to bem curiosa para conferir, pois eu adoro essas coisas de pistas e esse tipo de ação que faz o leitor pensar. Adorei a sua resenha, muito coesa e sincera. parabéns!


    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Gente, me arrependi de nĂŁo ter solicitado esse livro! Amei sua resenha e saber mais sobre a histĂłria. Eu adoro uma noite no museu, entĂŁo saber que Ă© recomendado por isso, jĂĄ quero ler! Espero nĂŁo sentir essa desempolgação que nem vocĂȘ.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, esse Ă© um livro que me deixa extremamente na dĂșvida entre a vontade de ler e o achar que nĂŁo irei gostar tanto. Gosto da temĂĄtica, mas nĂŁo gosto tanto da rapidez em uma parte e nas outras nĂŁo... Gosto do fato das crianças terem que desvendar mistĂ©rios e ao mesmo tempo penso atĂ© que ponto isso poderĂĄ me surpreender sendo diferente de outras histĂłrias... EntĂŁo ainda nĂŁo consegui chegar a uma conclusĂŁo e sua resenha me fez tender a ler, mas vamos ver!
    Beijos
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante do desenvolvimento e nĂŁo achei que vc revelou demais, e pelo jeito o ritmo parece ser rĂĄpido e isso torna muito mais fluido.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu estou com vontade de ler esse livro desde que vi a primeira resenha. Ficar preso em uma biblioteca por uma noite, quem nunca quis? Eu acho que irei gostar bastante da leitura, pois parece ser um juvenil bem gostoso de se ler e com uma pitada de suspense.

    ResponderExcluir
  15. Geente, que lindo, melhor lugar pra ficar preso. Realmente gostei da temåtica e com certeza leria. Sinceramente, entrou pros meus desejados. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dĂȘ sua opiniĂŁo, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentårios serão respondidos por aqui mesmo, através de comentårio.

Acompanhe por E-mail