O Projeto Rosie – Graeme Simsion

19/12/2013

o-projeto-rosieDon Tilman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Paeck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório – um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil –, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras. (Eu preferi colocar a contra-capa do livro aqui, mas se quiser saber um pouquinho mais, clique aqui e leia a sinopse no skoob)

Sabe quando você julga um livro somente pela capa? Foi exatamente o que eu fiz com O Projeto Rosie. Pior ainda é que foi negativamente... Não me entendam mal... A capa é legal e eu realmente gostei dela. O fato é que ao olhar para a capa eu senti o maior clima de livro bonitinho, agua com açúcar e totalmente fora do que eu estava querendo ler. Tudo era motivo para não ler o livro até que resolvi parar de enrolar e...

Que arrependimento!!!! De não ter lido antes, de não ter devorado antes, de não ter contado para todo mundo que o livro é muito, muito bom! Sim... Muito melhor do que eu poderia imaginar. Muito melhor do que muitos que li esse ano. Muito encantador.

"Então, será que não dá pra a gente caminhar por uma horinha mais ou menos, e será que não dá para você fingir que é um ser humano normal e apenas me ouvir?
Eu não tinha muita certeza se conseguiria imitar um ser humano normal, mas concordei em caminhar." (pág. 109)

Divertido e inteligente, Don Tillman tem o maior jeito de Sheldon Cooper, porém ele é lindo e musculoso, com jeito de galã de cinema – a Rosie o compara com Gregory Peck (de O sol é para todos). E é claro que Don me conquistou logo de cara, mesmo sem ter quase nada de habilidade social.

"- Então, qual vai ser o seu veneno? - perguntou Amghad.
- Veneno?
- O que quer beber?
Claro. Mas por que, por que, por que as pessoas não dizem simplesmente o que querem dizer?" (pág. 137)

Don resolve que está na hora de se casar e para isso cria o “projeto esposa”, onde busca encontrar a mulher perfeita para ele, que não pode chegar atrasada, fumar ou beber muito entre outros detalhes. Preciso dizer que Rosie não é nada disso? Ela não é nenhum pouco perfeita para ele (segundo o questionário que criou) e mesmo assim me vi torcendo para os dois desde o primeiro minuto.

"- Quer uma cerveja? - perguntou ela. Uma cerveja! Às 3h. Ridículo.
- Sim, por favor." (pág. 117-118)

Eu poderia ficar falando sobre cada detalhe que me fez adorar o livro, mas acredito que ficará parecendo muito artificial. Graeme Simsion tem uma narrativa super envolvente, com doses certas de humor, romance e emoção (sim, além de muitas risadas, até algumas lágrimas eu derramei....rs). Super recomendo a leitura – e que vocês não percam tanto tempo quando eu ;)

"As pesquisas mostram sempre que os riscos do consumo de álcool para a saúde superam os benefícios. Meu argumento é que os benefícios para a saúde mental justificam os riscos." (pág. 125)

Lica

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

13 comentários

  1. Eu amei essa capa, mas ainda não consegui para ler. =(
    Fico imaginando um Sheldon versão músculo e me pego rindo. Esse Don é bem maluquinho para criar um questionário deste tipo, era de esperar que ele fosse fisgado pelo inverso. Os opostos se atraem.
    Imagino que os dois sejam um ótimo casal de acompanhar e ficar desesperada torcendo pelo "felizes para sempre".
    Aliás, eu prefiro o Jimmy do que o ator que a Rosie decidiu comparar o Don, mas gosto é gosto. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, também já me enganei ao julgar um livro pela capa.

    http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pela capa eu nunca leria esse livro, mas agora estou pensando seriamente nisso.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado como a gente julga um livro pela capa né? Não sei se só pela capa ele entraria na minha lista, mas pelos seus comentários acredito que vou perder muito se não ler.

    ResponderExcluir
  6. Já li varias resenhas bem animadoras sobre esse livro,apesar de não gostar muito do estilo dele.Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lica, adorei a resenha!
    Nunca tinha me interessado pelo livro, eu também julgava ele pela capa, que é meio sem graça... Achei muito interessante a história, o Don parece ser meio louco hein? rsrsrs Adorei, vou procurar ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou doida pra ler esse livro, parece super legal, e eu nunca li um livro desse tipo narrado por um homem, deve ser muito bom! A história parece ser ótima, e a sua resenha me cativou, espero lê-lo em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A capa é muito fofa rs. Ainda não li, mas espero ler um dia, muito interessante! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Isso já aconteceu comigo, e eu tento não levar em consideração o que achei da capa, claro que as vezes não consigo. Quando este livro foi lançado, eu não me interessei muito, mas quando as resenhas começaram a sair, meu interesse pelo livro aumentou, mas ainda não o li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Genteeee, adoro esses reviravoltas, apoio total, e acho que quando se ama, querendo ou nao acaba tendo essas mudanças mesmo, mas nesse caso foi muito né? kkk

    ResponderExcluir
  12. livro interessante,cheio de aventuras perigosas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras