Feche Bem Os Olhos - John Verdon

03/12/2013

Olá galera do Sael!
Como está os preparativos para este final de ano? Aqui no blog as coisas estão pegando fogo! Nossa meta: uma postagem por dia! Curtiu? Que bom, a gente também!

Vamos ao livro de hoje?

Sinopse: "David Gurney sempre foi viciado em resolver enigmas. Mesmo dois anos depois de ter trocado a carreira policial pela pacata vida no campo, sua mente investigativa não consegue resistir a uma boa charada. Foi assim com o caso do Assassino dos Números, um ano antes. Agora, a história se repete quando ele é convidado para trabalhar como consultor e ajudar a polícia a desvendar um instigante homicídio. Jillian Perry, uma jovem de 19 anos, foi morta de maneira brutal no dia do próprio casamento. Todas as pistas apontam para um misterioso jardineiro, só que nada mais na história se encaixa: o motivo, o lugar onde a arma do crime foi deixada e, principalmente, o modus operandi. A princípio, David reluta em aceitar o convite, preocupado em preservar seu casamento, já que sua esposa, Madeleine, é totalmente avessa ao seu envolvimento em qualquer assunto policial. Porém, recusar-se a participar da investigação seria ir contra sua essência e David acaba se convencendo de que não conseguirá dormir em paz enquanto o criminoso estiver à solta. Quando começa a entrevistar parentes e conhecidos de Jillian e a avançar no caso, fica claro que o assassino é não só mais inteligente e implacável do que ele esperava, como também destemido o suficiente para atacar seu ponto fraco. David terá que pensar além das evidências para desvendar o quebra-cabeça mais sinistro com que já se deparou."


O livro de John tem o ritmo perfeito pra quem curte um bom mistério. Pra pessoas que, assim como eu, gostam mesmo de livros de suspense não pode deixar este escapar da meta de leitura. E, contrariando o título, não podemos fechar bem os olhos pois mal conseguimos piscar! Tem só um porém (zinho): você não se perde lendo somente este livro de John, mas se você ler Eu sei o que você está pensando antes, acaba saindo em vantagem para entender algumas pontos. O que parece mal explicado no Feche bem os olhos, tem coerência e explicação no outro livro. As histórias mudam, mas a essência de David.

O enredo deste livro é fascinante! Adoro como ele casa equilibradamente a narrativa detalhada da caçada policial com os diálogos pessoais e amorosos. Tudo dentro de um timing gostoso de acompanhar. Não fica melado demais, nem denso demais. Pelo menos para mim...

Enigmas é uma coisa que eu e David temos em comum. Não conseguimos ficar descansados até tirar este "peso"da nossa consciência. A personagem é forte, bem escrita, bem apresentada. A linha de pensamento que John usa vai nos conquistando até devorarmos o livro todo e nem perceber.

Claro que tem seus altos e baixos, mas acho que todo livro, sem uma seqüência propriamente dita, mas que tem a mesma personagem, tem isso. É como uma série de tv, as vezes convence, as vezes não. O fato é que as partes ruins, se é que são, resumem-se aos conceitos de ética e verossimilhança. Já estão carecas de saber que eu adoro pensar além do que está escrito. Quando um autor sugere algo neste aspecto humano, ele deve ter a coragem suficiente de arcar com as conseqüências até o fim. Pra que a gente se envolva de verdade isso é primordial, não concordam? Então, queridos escritores, só uma dica, quando pensarem em tocar em assuntos delicados, ou mete o dedo mesmo pra escancarar ou deixe o livro sem. Não nos deixe com meias palavras! ;)

David vai captura você assim como capturou o assassino e quando você achar que já entendeu tudo, cuidado, ele pode te surpreender!




Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Aiii, desde que vi essa capa e li a sinopse imaginei que o livro é bem o estilo que gosto. E lendo suas impressões e sensações durante a leitura só me fez confirmar.
    Adoro mistério e gosto quando o autor nos surpreende após a "resolução" do caso.
    Vou anotar a dica para ler o outro livro antes, não gosto de me sentir perdida durante a leitura.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dani. Se vc curte suspense vai gostar dele.

      Excluir
  2. Ainda não conheço a escrita do autor, mas fiquei curiosa, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do John Verdon, mas é um estilo que eu gosto bastante então acho que é questão de tempo para eu ler algo dele. Essa questão de livros com mesmo personagem, se não lidos em sequência, podem mesmo gerar uma certa confusão ou falta de informação, mas acho que não prejudica tanto o andamento da história.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Vanilda! Eu também não me ligo em sequência, a não ser quando não tem o que fazer, tipo, quando 'cortam' um livro em 3 pra poder lucrar mais e não nos deixa alternativa... Adoro seus coments!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras