A Jornada - Erin Eddison Moulton

13/12/2013

Olá.


Minhas opiniões de hoje são sobre o livro A Jornada.

Sinopse: "Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maplesabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela e Dawn, armada com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. Agora é não apenas a sobrevivência de Lily que eles têm que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple e Dawn encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas. "





Mesmo se tratando de uma história de crianças, podemos dizer de tudo sobre ela, menos que é uma trama meiga, fofa ou suave. É um drama intenso e auto revelador. Em que você acredita? Já fez alguma loucura mesmo não confiando no resultado por alguém que ama? As crianças desta história sim.

A trama é uma narrativa em primeira pessoa que cativa. É raro ver livros neste estilo que não mostrem uma criança abobalhada e inconsequente. Sim, porque nem toda criança é tolinha e boba como muita gente retrata por ai. Elas sabem fazer escolhas, correm riscos e amam mais intensamente do que muit marmanjo por ai. Eu sei que não dá pra generalizar, mas vamos combinar que num livro a criança pode ter  poder que o autor quiser dar. Para mim, Erin chegou bem perto da beleza ingênua e crua de Emma com seu Quarto

O livro é cheio de simbologias. A mãe contando suas histórias, a borboleta imperial, crianças criativas que acreditam em milagre, o valor familiar do bem estar... As irmãs Rittle confiam nas fábulas que se lançam numa aventura perigosa para salvar uma vida. Isso é a fagulha que incendeia a história. Esse desejo e essa crença de que tudo vai dar certo cativa a leitura. Não que seja um livro que vá mudar a vida de ninguém, mas, como todo livro, nos mostra coisas importantes, certas vezes esquecidas, e nos faz refletir.

Tudo mais que eu possa tentar dizer pode parecer forçado. É agridoce. Uma fábula moderna, contada por uma criança cheio de aventuras e suspense, como um conto de fadas...

Espero que tenham curtido minhas opiniões de hoje.

Até mais.


Que tal conferir também...

5 comentários

  1. Parece ser daqueles livros tranquilos, sem dramas muito profundos, mas que de alguma forma faz refletir. Ainda não tinha parado para prestar muita atenção à história, mas parece que vale a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele,
    Eu vi esse livro na bienal de Pernambuco, mas fiquei temerosa de trazer, pois tinha lido resenhas negativas... A capa é bela demais com essa linda borboleta.
    Não imaginei que o conteúdo seria tocante e focado em crianças que se arriscam por amor. Tão lindo imaginar que elas lutam para salvar a irmã. Nada de mostrar o lado ciumento.
    Agora fiquei arrependida de não ter comprado. =(

    ResponderExcluir
  3. Que pena Danielle! Não é o melhor livro que vá mudar sua vida, mas eu gostei de ler... quem sabe vc ganha ele aqui no blog, ein?

    ResponderExcluir
  4. Oi, td bem?
    O livro "Após a Tempestade" já foi enviado?
    Abç!

    ResponderExcluir
  5. Nunca imaginaria se tratar de um livro assim... Gostei da resenha e espero poder ler logo este livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail

Facebook

Editoras Parceiras